Olive Tree Filmes

Introdução

30 Melhores Bancos de Imagens Gratuitos em 2021

30 Melhores Bancos de Imagens Gratuitos em 2021

Imagine a situação: você está produzindo um conteúdo e percebe que falta alguma coisa para que o seu projeto de audiovisual fique perfeito. Nessas horas, recorrer a fotos e imagens pode trazer aquele diferencial que tanto procura, não é verdade? O problema é que nem sempre é possível contar com a ajuda de um profissional para conseguir esses materiais exclusivos. Uma solução acaba sendo utilizar um banco de imagens. 

Embora esses complementos possam ser um diferencial, muitas pessoas acabam abrindo mão desses recursos por acreditarem que é algo inviável ou por receio devido os direitos autorais. 

No entanto, saiba que existe na internet diversos bancos de imagens gratuitos. A maioria deles conta com milhares de opções para os mais variados tipos de necessidades. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Nesse post fizemos uma listagem com os 30 melhores de 2021. 

Por que e quando usar um banco de imagem?

Não é de hoje que existem os bancos de imagens. Contudo, foi na era digital que eles se tornaram ainda mais relevantes. 

A facilidade de ter acesso a todos os tipos de materiais, armazenados de forma virtual, em poucos segundos de busca faz deles uma importante ferramenta para muitos criadores e produtores de conteúdos. 

Os bancos de imagens são uma solução prática para quem não deseja, ou não tem disponibilidade, de produzir os próprios materiais para utilizar em seus trabalhos. 

Ao contrário da busca no Google, por exemplo, que seria muito mais fácil, esses bancos são mais interessantes devido as questões de direitos autorais.

Se você não deseja ter problemas com os conteúdos protegidos por lei, vale a pena pesquisar nesses acervos. A grande vantagem é que a maioria deles disponibiliza fotos e vídeos, além de outros recursos, de forma gratuita. 

Os conteúdos podem, ou não, vir com alguma exigência autoral, que será devidamente informada ao usuário da plataforma. Por isso é sempre importante buscar por sites confiáveis e de boa procedência. 

Imagens profissionais dão mais credibilidade

Seja para uso pessoal ou comercial, não restam dúvidas que uma boa imagem faz toda a diferença, não é verdade? Independente do seu propósito, essa escolha poderá trazer resultados muito mais satisfatórios diante da sua audiência do que se fosse utilizado apenas um material contendo texto ou fotos de baixa qualidade. 

Para se ter uma dimensão, nas redes sociais, o uso de boas fotos aumenta o engajamento com os seus seguidores. É comprovado que quando uma pessoa tem acesso a um conteúdo com apenas informações, a probabilidade dela lembrar daquela mensagem é de menos de 10%. Quando incluímos imagens ao material, esse percentual sobe para quase 70%. 

Isso acontece porque na internet as pessoas tendem a ser mais atraídas pela imagem em um primeiro momento do que pelo conteúdo em si. Quando você utiliza esse recurso para ilustrar as suas ideias, o efeito acaba sendo mais positivo e a mensagem é transmitida com eficiência. 

Quando pensamos por um lado comercial, essa estratégia pode ser bastante eficaz para fortalecer a sua marca ou alavancar as vendas de um produto. Não é à toa que muitos profissionais do ramo do marketing digital utilizam desse artifício para conseguir atingir os seus propósitos. 

O mesmo vale para apresentar projetos ou trabalhos em uma empresa ou com fins acadêmicos. Se você nunca deu tamanha importância para isso, que tal fazer um teste? Temos a certeza de que o resultado será muito mais satisfatório! 

Conheça os 30 melhores bancos de imagens 

Para quem busca imagens complementares para a produção de conteúdos, alguns sites disponibilizam, de forma gratuita, opções com qualidade profissional. Veja, a seguir, a lista com 30 deles: 

1- Vecteezy

Precisa de ferramentas para fomentar o seu lado criativo? Sem dúvidas esse banco de imagens poderá te ajudar! O Vecteezy conta com um grande acervo de imagens e vetores. 

São milhões de recursos gratuitos, com licenciamento simples para uso pessoal e comercial. O interessante é que esse banco de imagens é sempre atualizado com novos conteúdos postados pelos seus colaboradores. 

2-Pexels

Pexels é considerado um dos melhores bancos de imagens com a licença Creative Commons 0 (que pode ser utilizado para fins comerciais e pessoais sem permissão ou créditos autorais). 

Além de imagens com qualidade profissional, ele também conta com um grande arquivo de vídeos em alta qualidade. O site é dividido em categorias, o que torna as suas buscas mais otimizadas. 

3-Pixabay

O Pixabay é outro site que disponibiliza fotos gratuitas, além de ilustrações e vetores. São mais de 1 milhão de imagens em seu acervo. Assim como o Pexels, essa ferramenta também disponibiliza os seus conteúdos com a licença CC0. 

4- Splitshire

Para quem procura por imagens externas, dentre elas, de natureza, viagem, comida, automobilismo e tecnologia, por exemplo, o Splitshire conta com uma biblioteca repleta com esses materiais. 

Além de imagens, também tem uma biblioteca de vídeos gratuita. As únicas restrições são o uso em conteúdos inapropriados com teor violento, abusivo ou discriminatório. 

5- Unsplash

Um dos acervos gratuitos com as imagens mais bonitas. O melhor de tudo é que são livres de direitos autorais. Esse site tem parceria com o Instasize e você pode ter acesso a uma biblioteca com mais de 2 milhões de imagens no aplicativo.

6- FreePik

São mais de 1 milhão de imagens gratuitas. Vale ressaltar que cada conteúdo poderá ter um tipo de licença, disponível na plataforma.

7- Rawpixel

Um dos maiores acervos da internet, estando disponível também em outros bancos de imagens conhecidos. É um dos mais diversificados para quem busca conteúdos para todos os tipos de trabalhos. Além da versão gratuita, também tem uma premium com uma coletânea especial. 

8- Wellcome Collection

Gosta de coisas diferentes, que tragam uma história por trás? Podemos dizer que esse é um dos acervos mais interessantes desta lista. O Wellcome Collection tem uma variedade de imagens que podem ser utilizadas, de forma livre, nas suas redes sociais. 

É interessante principalmente para que produz conteúdos voltados para a área da saúde, ciência, artes e experiências humanas. Ao contrário da maioria dos bancos de fotos, esse site tem como proposta principal fazer uma viagem a diversas épocas e explorar vários tipos de culturas. 

O seu acervo histórico conta com conteúdos exclusivos tirados em outras décadas (entre 1890 e 1940). Vale a pena conferir mesmo que a sua proposta não seja utilizar esse tipo de material. 

Confira, a seguir, mais alguns bancos de imagens gratuitos que vale a pena conferir:

9- RGB Stock;

10- Adobe Stock Free;

11- Vintage Stock Photos;

12- LibreShot;

13- Vintage Stock Images;

14- Hubspot;

15- ISO Republic;

16- Picography;

17- Morguefile;

18- Flickr;

19- Stockvault;

20- Kaboom Pics;

21- PicJumbo;

22- New Old Stock;

23- Lifeofpix

24- Death To The Stock Photo

25- Getrefe

26- Reshot

27- Wikimedia Commons

28- Free Digital Photos;

29- Public Domain Photos

30- PicDrome

Gostou das dicas? Para ficar sempre por dentro das novidades, visite o nosso blog! Precisa de suporte para produzir os seus conteúdos de audiovisual? Entre em contato com a Olive Tree Filmes e saiba como que nossas soluções criativas e inovadoras podem ajudar você!

Artigos Relacionados

0 comentário em “30 Melhores Bancos de Imagens Gratuitos em 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *