Olive Tree Filmes

Introdução

5 situações em que sua empresa pode se beneficiar dos vídeos

5 situações em que sua empresa pode se beneficiar dos vídeos

A internet é um ambiente muito veloz, em que as tendências vêm e vão sempre em alta velocidade. Se você não aproveitá-las no momento certo, pode perder uma ótima oportunidade. Atualmente, a disputa por atenção mostra que o vídeo é a mídia da vez e você precisa de uma boa estratégia para usá-lo.

Índice Visual Networking da Cisco, empresa global de telecomunicações, aponta que o tráfego de vídeos na internet em 2020 será de 82% de todo o fluxo realizado por internautas. Essa informação comprova a importância do vídeo como forma de comunicação.

E o melhor: hoje em dia, a produção de vídeos pode ser feita até mesmo usando smartphones, o que dispensa a necessidade de uma câmera profissional. Confira 5 situações em que sua empresa pode se beneficiar de vídeos e veja algumas dicas de como produzir melhor seus vídeos:

 

Quando é possível se beneficiar dos vídeos

5 situações em que sua empresa pode se beneficiar dos vídeos

1. Comunicação institucional

É uma estratégia que ajuda a ter vantagem competitiva e melhora a comunicação entre a empresa e os consumidores. Permite apresentar todas as informações da empresa:  produtos, serviços, história e equipe.É como apresentar um bom cartão de visitas e a primeira impressão é a que fica.

Esse material auxilia, ainda, as equipes de vendas e marketing e pode ser usado por pequenas e médias empresas, permitindo que elas se destaquem no mercado.

O vídeo institucional pode ser divulgado no próprio site da empresa, em suas redes sociais, em eventos, em apresentações para clientes e, claro, para colaboradores e parceiros.

2. Produção de conteúdo

Conteúdo em vídeo geralmente aumenta o engajamento do público. E o objetivo é exatamente esse: fortalecer o relacionamento com visitantes e leads, bem como reforçar a empresa como autoridade em seu segmento. Isso conquista quem não tem tempo ou paciência para ler textos longos, por exemplo.

Além disso, vídeos aceitam linguagem mais informal que textos, ajudando em situações didáticas. Dessa forma, não há limites para a criatividade.

3. Atração de leads

Os vídeos liberados em troca de informações ou dados do consumidor podem ajudar na coleta de leads. Algumas características que deve conter:

  • elemento audiovisual: ouvir e ver a mensagem torna-a mais agradável;
  • storytelling: contar histórias é uma maneira bastante efetiva de passar uma mensagem;
  • edição: a capacidade de inserir outros elementos, como trilha sonora e legenda, ajuda a comunicar a ideia de maneira mais atraente.

4. Treinamento

Ter colaboradores atualizados e informados é vital para a empresa — eles precisam conhecer os procedimentos, como técnicas de venda. A falta de padronização no treinamento, o alto número de rotatividade de funcionários e a falta de tempo na rotina do trabalho acabam, porém, inviabilizando esse objetivo.

Para evitar essa situação, muitas empresas apostam na adoção de vídeos de treinamento para envolver a equipe com a missão e o objetivo desejados. Saiba mais sobre as vantagens de investir nesse recurso:

Redução de custos

A produção de vídeo de treinamento evita o gasto com honorários, hospedagem, alimentação e até deslocamento do instrutor para filiais da empresa em outras cidades. Também evita custos futuros com organização de novos treinamentos, como montagem da sala.

Informação padronizada

Quando assistem a um mesmo vídeo de treinamento, todos recebem a mesma mensagem, sem inconsistências de treinadores ou diferenciação de métodos.

Dinamismo

A produção audiovisual permite abordar qualquer assunto, mesmo os pouco convidativos, de forma atraente e interativa. É o meio com maior chance de engajar pessoas a ideias, produtos e serviços específicos.

Abrangência

Vídeos facilitam o acesso dos profissionais — independente de onde estejam localizados — com rapidez e baixo custo. Assim, os processos internos da corporação ficam mais ágeis e o giro das informações é mais eficiente.

5. Suporte aos clientes

Quando uma empresa implementa uma solução que requer treinamento dos colaboradores, é importante que as informações sejam padronizadas. Assim, a preparação de um material em vídeo com esse objetivo facilita o processo e minimiza custos futuros para o cliente.

Como fazer um bom vídeo

5 situações em que sua empresa pode se beneficiar dos vídeos

Bons vídeos têm características bem específicas. Conheça algumas delas a seguir:

Planejamento

Independente do tipo de vídeo que se deseja produzir, é essencial ter em mente qual será sua finalidade. Definir o objetivo e pontos importantes, como verba disponível, duração, público-alvo, meios de divulgação, garantem a fluidez do trabalho.

Roteiro

Um bom roteiro de produção deve ter uma breve descrição das cenas, indicação de narração ou sons, orientação para a edição, definição de legendas e sugestão de cenário. É um guia para a gravação e organiza as ideias de forma bem didática.

Mensagem

Focar seu vídeo em apenas uma mensagem ajuda a transmitir histórias fáceis de serem assimiladas e, também, lembradas. Storytelling é um ótimo recurso, pois o cérebro humano tem mais facilidade de se engajar com narrações do que com dados e fatos fora de contexto. Faça analogias, crie personagens e use o bom humor.

Duração

Definir o tempo necessário para apresentar a mensagem do vídeo de forma firme, clara e convincente evita que se produza um material longo, chato e que vai afastar audiência.

Viral

Não existe fórmula para criar um vídeo viral: grande parte das produções mais populares são fruto do acaso. Então, não distorça seu conteúdo para agradar um público que pode nem ser relevante.

Divulgação

A divulgação do conteúdo deve ser feita de maneira segmentada. Isso ajuda a atrair uma audiência mais fiel e interessada nele.

Medição dos resultados

É importante definir os indicadores e medir os resultados. A partir desses dados, é possível ajustar e melhorar o trabalho a cada nova produção.

O uso adequado de vídeos dentro das empresas, nas redes sociais ou nos sites melhora a autoridade da marca, atrai atenção do público, garante visualizações e tráfego. Produza material com bom conteúdo, de boa qualidade, respeite o posicionamento e o público da empresa e analise o melhor canal de divulgação.

Se você ainda está em dúvida, lembre-se do velho ditado: uma imagem vale mais do que mil palavras. O poder de persuasão dos conteúdos visuais, em específico dos vídeos, é muito maior do que textos.

Gostou deste conteúdo sobre o benefícios de vídeos empresariais? Então, entre em contato conosco para contar suas experiências, expor suas dúvidas e saber como podemos ajudá-lo a produzir vídeos de alta qualidade.

0 comentário em “5 situações em que sua empresa pode se beneficiar dos vídeos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!
WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: