Olive Tree Filmes

Introduction

Afinal, o que é streaming on-demand?

Afinal, o que é streaming on-demand?

Você já ouviu falar em streaming on-demand? Essa nomenclatura está muito em alta nos dias atuais, tendo em vista que muitos serviços desse tipo, como o Netflix e o Spotify, têm se tornado populares entre as pessoas.

No entanto, é importante entendermos que streaming é um tipo de tecnologia e on-demand é outra. Quando os dois fenômenos ocorrem em um mesmo conteúdo, ocorre o streaming on-demand. Ficou confuso? Não tem problema! Nós vamos explicar tudo para você. Confira!

O que é streaming?

Os serviços de streaming são todos aqueles que utilizam de uma tecnologia que faz a transferência de dados pela internet, sem que o usuário precise fazer download de um conteúdo para ter acesso a ele. Assim, quando você assiste a um filme ou série no Netflix ou ouve uma música pelo Spotify, está consumindo um conteúdo em streaming.

O termo streaming vem do inglês, derivado da palavra “stream”, que significa corrente de água. Sendo assim, o conteúdo transmitido por meio dessa tecnologia segue o mesmo fluxo de um rio, que leva a água de forma constante até os seus afluentes.

E a tecnologia on-demand? O que é?

É chamado de on-demand, ou sob demanda em português, todo o conteúdo que pode ser acessado no momento em que uma pessoa desejar. Na TV convencional, por exemplo, não é possível assistir a um programa fora do horário em que ele é exibido pela emissora.

No entanto, se o canal de televisão disponibiliza aquilo que foi ao ar em sua programação, no seu site ou canal no Youtube, os telespectadores poderão assistir aos programas, no lugar e horário em que quiserem, sem a necessidade de estar com a televisão ligada no momento da transmissão ao vivo.

Como se caracteriza então o streaming on-demand?

De modo geral podemos dizer que os serviços de streaming on-demand são aqueles que têm características das duas classificações. Ou seja, aquilo que está disponível sob demanda e que é acessado sem a necessidade de baixar um arquivo é considerado streaming on-demand. Netflix, Spotify, Globo Play, entre tantos outros aplicativos de transmissão de conteúdo podem ser considerados exemplos desse tipo de tecnologia.

De modo geral, podemos dizer que todos os serviços on-demand são transmitidos via streaming, mas nem todos os conteúdos streaming estão disponibilizados de maneira on-demand.

No caso de redes sociais como o Facebook e o Youtube, por exemplo, é possível fazer transmissões ao vivo de eventos ou qualquer outro acontecimento. Nesse caso, a transmissão é feita por streaming, mas não é on-demand, pois o usuário precisa estar disponível naquele horário para assistir ao conteúdo. Ele só passa a ser on-demand mais tarde, quando a transmissão for encerrada e for disponibilizada para acesso nos canais desejados.

Conseguiu entender a ideia de streaming on-demand? Essa ideia pode também ser adaptada no meio empresarial, disponibilizando treinamentos em vídeo para os colaboradores ou apresentações para os clientes, por exemplo. É preciso apenas ter criatividade e conhecimento técnico.

Você conhece alguma empresa que utilize as estratégias de streaming on-demand em suas estratégias? Conte para a gente nos comentários!

0 comments on “Afinal, o que é streaming on-demand?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: