Olive Tree Filmes

Introdução

Animações 2D X Animações 3D: Entenda a diferença

Animações 2D X Animações 3D: Entenda a diferença

Hoje em dia, muito se ouve falar sobre as imagens em 3D. Com a popularização desta tecnologia nos cinemas, muitas pessoas já utilizam o termo rotineiramente, quando escolhem um filme para assistir ou mesmo em outras produções audiovisuais. 

Mas não é sobre cinema que iremos comentar. Trouxemos este artigo para explicar a diferença entre a vídeos de animações 2D e 3D para produção de conteúdo no mundo corporativo.

O que é a animação em 2D e animação em 3D?

A abreviação utilizando a letra D significa dimensão. Ou seja, o 2D é produzido com base em duas dimensões. No caso, a largura e o comprimento. Basicamente, é o formato que as pessoas mais estão acostumadas ainda, já que a maioria das produções visuais ainda têm este estilo e característica.

O 3D adiciona uma nova dimensão: a profundidade. As animações conseguem se mover em eixos horizontais, verticais, frente e trás. Neste caso, o vídeo passa uma sensação mais realista, devido a profundidade. Não à toa, as produtoras buscam cada vez mais este tipo de conteúdo, já que causa um fascínio maior no público, melhorando sua relação com o vídeo.

Possibilidades dos vídeos 3D

As animações 3D podem ser usadas em vídeos corporativos, principalmente quando o objetivo é mostrar o funcionamento de um produto. Isso porque, a profundidade permite mostrar detalhes que numa animação em 2D não seria possível. Desta forma, é possível “mergulhar” nas peças, saber em que local fica o elemento citado, entre outros detalhes, como questões de textura, desenhos e afins.

Animações 2D têm menor custo financeiro

Mas se o 3D traz tantas vantagens, principalmente por gerar uma sensação maior de imersão no produto, por que ainda investir em animações 2D? Entre outros fatores, destaca-se a questão financeira. O processo em duas dimensões, por ser relativamente mais simples, é mais barato. Logo, se há alguma limitação de orçamento, ainda é válido apostar no 2D.

Além dos custos mais baixos para se produzir animações 2D, a eficiência, em boa parte dos casos, é semelhante. Se não há nenhuma especificidade muito clara, o vídeo com largura e comprimento já pode passar a mensagem de forma eficiente. Logo, também é um produto útil e válido.

Estas são algumas das diferenças e características das animações 2D e 3D. No fim, o mais importante é que o interessado na produção entenda os objetivos para que a escolha seja a melhor possível, gerando a experiência esperada pelo público consumidor daquele conteúdo.

Se você se interessou por este conteúdo sobre animações em 2D e 3D, com certeza vai querer ler sobre como os vídeos animados ajudam a atrair leads e converter em vendas!

Quer mergulhar mais neste e em outros temas relacionados ao mundo do audiovisual?

Confira outros textos de nosso blog e saiba ainda mais detalhes sobre o assunto, com profundidade e conteúdo de qualidade.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Animações 2D X Animações 3D: Entenda a diferença

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *