Olive Tree Filmes

Introdução

Clubhouse: especialistas e aprendizes, finalmente no mesmo clube

Clubhouse: especialistas e aprendizes, finalmente no mesmo clube

Assunto mais comentado nas redes sociais nos últimos dias, o ClubHouse tem despertado a curiosidade e o interesse de usuários, canais de notícias, e até mesmo grandes influenciadores da esfera digital. 

Muito mais do que um rostinho bonito, o app é o espaço ideal para quem valoriza um bom conteúdo e a troca de experiências. Afinal, quem vê cara, não vê coração. Quem já está dentro, confirma que está amando a nova rede social – focada em grupos de conversas em áudio e networking. Mas afinal, você sabe exatamente o que é e como funciona essa nova rede que promete mudar a forma como consumimos conteúdo e debatemos ideias?

O que é o Clubhouse e como ele surgiu.

Desenvolvido por Rohan Seth, um ex-funcionário do Google, e por Paul Davison, empresário do Vale do Silício, o aplicativo Clubhouse foi lançado em Abril de 2020. Inicialmente, utilizado exclusivamente por profissionais e pessoas da área de tecnologia. 

No momento, o aplicativo está disponível apenas para usuários iOS e iPadOS. Além disso, é necessário receber um convite para se tornar um usuário da rede social. Não é difícil de imaginar o efeito que os gatilhos da escassez e da exclusividade tem gerado na internet, provocando o maior buzz em torno da nova rede.  

Ao receber o seu convite e fazer o login, é possível preencher um perfil com informações pessoais, incluindo foto e nome, como já é de costume em outras redes sociais. Além disso, quando a conta já está disponível, o usuário também recebe dois convites, podendo indicar pessoas para participar.

É importante citar que, ao indicar alguém, você se torna responsável por quem indica. Ou seja, caso as regras de uso sejam violadas pelo indicado, ele é banido, e você também. Sem dúvidas uma estratégia interessante para gerar um senso de comunidade e responsabilidade, tão necessários em ambientes de ampla discussão e opiniões.

Depois de fazer o login e preencher o perfil pessoal, é possível selecionar tópicos que sejam de seu interesse. Com essas tags, o app poderá sugerir diversas conversas (grupos de bate-papo) e pessoas para seguir, conforme os itens selecionados. 

Como funciona o Clubhouse?

A rede funciona como salas de bate papo sobre assuntos variados. Ao entrar, o usuário poderá ter acesso às informações que estão sendo transmitidas em tempo real. Ao contrário das outras redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, os conteúdos são gerados “ao vivo” e não ficam disponíveis para acessar quando quiser, apenas no momento em que acontecem.

Dentro das salas de bate papo, as pessoas enviam comentários por áudio sobre os temas que estão sendo conversados naquele momento. É participar das conversas como um Speaker, ou apenas escutá-las. Tudo acontece por voz. Dentro do app, não existem opções de compartilhamento, curtidas e textos. 

Quais as vantagens do aplicativo?

A nova rede traz diversas vantagens para seus usuários. Algumas delas são:

Networking

Dentro do ClubHouse, você pode conhecer diversas pessoas que compartilham interesses similares ou complementares aos seus. No geral, são pessoas que estão no app por um mesmo motivo: compartilhar ideias e experiências. Você pode aprender e também ensinar sobre determinado assunto e gerar conexões com outros usuários. Um ambiente perfeito para um bom networking.

Confiança em si mesmo

Muitas pessoas não sentem confiança em si mesmo quando se trata de falar em público. Plataformas focadas na escrita, também não colaboram nesse quesito para pessoas que possuem dificuldade em se expressar por meio da fala. Já no Clubhouse, que é um app exclusivo para conversas em áudio num ambiente mais livre e colaborativo, os usuários se sentem mais à vontade em compartilhar suas experiências e ideias. 

Experts e aprendizes no mesmo clube

Experts, celebridades e influenciadores participam da plataforma interagindo em salas de bate-papo. Dessa forma, é possível conversar, tirar dúvidas e interagir com eles, abstraindo o máximo de conhecimento possível e grandes insights para o seu negócio, de forma gratuita. 

Como usar o ClubHouse na comunicação corporativa?

Diferente da publicidade tradicional, focada no apelo visual e na entrega de conteúdos de impacto para conversão rápida, o aplicativo viabiliza um espaço para uma comunicação mais aberta, colaborativa, focada na distribuição de ideias, de conhecimento e na educação da audiência. 

As marcas podem se beneficiar (e muito!) dessa nova rede por meio dos canais de discussão, trazendo Speakers que sejam autoridades em assuntos relevantes para o público. Dessa forma, é possível gerar conteúdos espontâneos, de alto nível, que criem conexões e agreguem valor a audiência.

Sendo assim, é possível concluir que o Clubhouse é um canal excelente para que sua marca crie conexões genuínas com seu público, além de contribuir para a divulgação de produtos/serviços de forma indireta e leve. Afinal, nessa rede, uma foto bonita não é o suficiente, viu?!

Gostou deste conteúdo? Acesse nosso blog e confira outros artigos incríveis sobre marketing e produção audiovisual.

Artigos Relacionados

1 comentário em “Clubhouse: especialistas e aprendizes, finalmente no mesmo clube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *