Olive Tree Filmes

Introdução

Co-Marketing: O que é e como aplicar na sua empresa?

Co-Marketing: O que é e como aplicar na sua empresa?

Você certamente já se deparou com co-marketing, mesmo que não soubesse que era isso que estava vendo. Essa parceria de marketing conjunto tem diversos exemplos de sucesso e pode gerar mais leads, buzz e conscientização, com muito menos trabalho.

Para citar um exemplo, na Lego Land, parque temático da Lego, uma das atrações é a Volvo Driving School — uma autoescola Volvo — onde crianças podem dirigir carrinhos em formato de Lego. A ideia era divulgar ambas as marcas, Lego e Volvo, para as famílias.

Aqui no Brasil, em 2019, a Riachuelo e a Vanish lançaram a promoção “Vanish banca seu look”: na compra de um produto Vanish, o dinheiro era revertido em créditos para compras na Riachuelo. Quanto mais produtos Vanish você comprasse, mais descontos teria para utilizar nas lojas Riachuelo e, assim, ambas as marcas se beneficiaram de aumento nas vendas.

Continue lendo para entender melhor o que é o co-marketing, como ele funciona e como aplicar na sua empresa.

Como funciona o co-marketing?

No co-marketing, duas empresas colaboram uma com a outra fazendo uma parceria de marketing. Assim sendo, ambas promovem parte do conteúdo ou produto e compartilham os resultados da promoção.

No exemplo da Riachuelo com a Vanish, por exemplo, ambas as empresas puderam promover seus nomes, criando uma campanha poderosa para atingir um público mais amplo do que alcançariam sozinhas.

Mas essa não é a única forma de fazer co-marketing: é possível realizar pesquisas, fazer podcasts, webinar, interações no Twitter ou postagens em blog, por exemplo.

A palavra-chave, aqui, é reciprocidade: o marketing conjunto deve reforçar a identidade das marcas e fornecer uma experiência consistente.

Vantagens do co-marketing

O co-marketing traz uma série de vantagens para quem o implementa, sendo uma das principais o compartilhamento de públicos e recursos entre duas marcas, aumentando consideravelmente a eficácia das ações de marketing.

Essas parcerias podem beneficiar empresas de qualquer porte, sendo muito melhores do que aplicar esforços para obter o mesmo resultado sozinhas e aumentando a exposição de seus produtos e serviços.

Além de ser muito mais econômico e aumentar o público alcançado, o co-marketing ajuda a criar um relacionamento positivo com outras marcas, encantando os clientes com promoções, brindes e até produtos conjuntos.

Quais os benefícios do co-marketing

Dentre os benefícios desse esforço conjunto, podemos citar que, diante da construção de relacionamentos com empresas do mesmo setor e setores relacionados, é possível aprender sobre como outras equipes estão operando, o que acrescenta muito no know-how da sua empresa.

Isso ajuda a aumentar suas próprias habilidades e recursos, contando com uma experiência que sua marca não tem.

Além disso, é mais simples de fazer do que marketing de influência, principalmente para empresas menores, que têm mais dificuldade de chegar a influenciadores de alto perfil.

Como implementar o co-marketing?

Como já dissemos, a palavra-chave é reciprocidade. O que você deve fazer é estabelecer parcerias estratégicas, que beneficiem ambos os lados (e seus clientes) de maneira proporcional. Sua empresa deve ganhar, mas também deve oferecer a seu parceiro.

Quanto à escolha de um parceiro, ele não deve ser um concorrente e sim oferecer algo complementar. No caso da Riachuelo com a Vanish, por exemplo, você poderia comprar roupas e mantê-las limpas e sem manchas.

O tamanho da empresa também deve ser semelhante, para que o compartilhamento de público e de benefícios seja justo e proporcional.

O material de co-marketing será mais fácil de fazer se você obtiver ajuda e, para isso, a Olive Tree Filmes pode auxiliar na criação de conteúdos criativos. Nossa produtora é focada no mercado corporativo, com audiovisual de alto nível, de ações publicitárias, animações em 2D e 3D à cobertura de eventos, vídeos explicativos, vídeos institucionais, vídeos de treinamentos, transmissão ao vivo e vídeos para web.

Obtenha material de qualidade para o seu co-marketing para garantir os melhores resultados para sua marca e suas marcas parceiras: Acesse nosso site para conhecer nossos produtos e serviços e entre em contato para mais informações.

Artigos Relacionados

1 comentário em “Co-Marketing: O que é e como aplicar na sua empresa?

  1. Matéria muito boa. Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha sobre o assunto. Vou estudar uma parceria para aplicar no meu negócio. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *