Olive Tree Filmes

Introdução

Como conectar empresas globais através de soluções em vídeo?

Como conectar empresas globais através de soluções em vídeo?

No século XXI, não faz sentido deixar de fazer um serviço ou mesmo fechar um negócio por causa da distância. Soluções para aproximar pessoas no ambiente corporativo são cada vez mais comuns e acessíveis às empresas. Uma das alternativas é a melhoria das tecnologias de soluções em vídeo.

Algumas pesquisas comprovam o cenário. Um levantamento global feito pela Polycom revela que praticamente todos os executivos (98%) acreditam que as transmissões em vídeo são excelentes para romper as barreiras da distância física e podem trazer outras vantagens, como o aumento da produtividade dos funcionários.

Além das reuniões entre diferentes unidades de uma grande empresa, as transmissões em vídeo também têm sido utilizadas, por exemplo, para a contratação de pessoas que vivem em outras cidades. Um outro relatório, produzido pelo Aberdeen Group, mostra que um terço das empresas utilizam essa tecnologia para realizar entrevistas de emprego.

No texto de hoje, vamos mostrar as vantagens e dar algumas dicas para conectar empresas globais por meio das soluções em vídeo. Acompanhe!

Por que as soluções em vídeo são tendência para empresas?

Como vimos na introdução deste artigo, as pesquisas comprovam que, cada vez mais, os gestores têm optado pelo investimento nas soluções em vídeo como forma de encurtar distâncias e garantir maior otimização do trabalho.

Para termos, a dimensão do quanto a transmissão por vídeo facilitou o dia a dia das empresas, basta pensarmos como as decisões eram tomadas de forma presencial antes da popularização dessa tecnologia.

Empresas com muitas filiais, espalhadas por uma região ou por todo o país e que precisavam reunir os diretores de um setor, por exemplo, tinham que marcar uma reunião presencial, o que demandava uma série de custos — gastos com passagens aéreas ou combustíveis, hospedagem e alimentação, apenas para ficarmos no básico.

Hoje em dia, isso não é mais preciso. Questões como essa podem ser resolvidas por meio de transmissões em vídeo, que reúnem o número necessário de pessoas e com qualidade. Mas, para isso, é preciso ter a infraestrutura básica para não transformar uma solução em mais uma dor de cabeça.

O que eu preciso para investir em vídeo?

Não adianta mobilizar sua equipe, mudar regras para investir em reuniões virtuais — no lugar das presenciais — se, em paralelo a isso, a sua empresa não investir em uma infraestrutura de qualidade que permita produzir um vídeo ou conectar pessoas em um bom ambiente virtual. Neste tópico, vamos esclarecer o que é preciso em cada uma das modalidades que tenha o vídeo como suporte.

Videoconferência

As videoconferências têm como objetivo principal encurtar as distâncias, possibilitando a comunicação entre pessoas que estão localizadas em pontos diferentes da cidade ou mesmo em países distintos. Mas não há nada pior do que tentar estabelecer uma conexão via internet, se o vídeo trava o tempo todo ou o áudio apresenta um delay (atraso), não é verdade?

Portanto, o primeiro passo é garantir uma conexão de internet rápida e estável. Em seguida, é preciso investir em um bom sistema de captação de áudio e vídeo para garantir imagens claras, que façam com que as pessoas que estão se comunicando tenham a sensação de estarem frente a frente.

Transmissões ao vivo

Se seu objetivo, no entanto, é fazer a cobertura de um evento em tempo real, por meio de canais de vídeo no Facebook ou Youtube, por exemplo, sua preocupação deve ser outra.

Nesse caso, você deve partir de um bom smartphone, com câmera de alta definição, e algum tipo de captação de áudio, como microfone de lapela (que ficam presos à roupa), para garantir que quem estiver lhe assistindo consiga ver e ouvir claramente o que se passa do outro lado da tela.

Gravações em vídeo

As gravações em vídeo também necessitam de uma série de equipamentos para que o resultado seja satisfatório e traga retorno para a sua empresa, por exemplo, no caso de um vídeo institucional. Entre os equipamentos necessários, podemos destacar:

Câmeras

Podem ser profissionais, como DSLR, ou mesmo de smartphones, dependendo do roteiro e do efeito que se quer dar ao material. Além disso, é preciso pensar em baterias potentes e mais de um cartão de memória para não ter dor de cabeça com a perda de imagens.

Iluminação

Você pode marcar a gravação para o começo da manhã ou o fim da tarde, em que a luz do dia é mais bonita. Mesmo assim, é preciso contar com equipamentos de iluminação artificial e rebatedores, para minimizar efeitos indesejados causados pelas sombras.

Som

A captação de som deve ser a melhor possível, para evitar ruídos e descompassos entre a imagem e o áudio. Para isso, podem ser utilizados microfones do tipo lapela ou boom (grandes, que captam o som do ambiente).

Quais são as vantagens das soluções em vídeo para o seu negócio?

Aumento da audiência

Transmissões de eventos como feiras, seminários, palestras ou workshops ao vivo pode ser uma ótima estratégia para atingir um público maior do que se você fosse fazer uma cobertura por texto em seu site, por exemplo.

Esse tipo de conteúdo atinge pessoas interessadas no assunto e que não puderam estar presentes no local. Mas o principal é que serve também para criar uma identificação entre sua marca e o tema em discussão no evento, o que a ajuda a tornar-se referência no assunto.

Maior proximidade entre clientes e colaboradores

Quando a reunião presencial é impossível, seja por causa da distância ou da urgência em resolver um determinado assunto, o vídeo pode cumprir muito bem esse papel.

Se, antes, a alternativa era debater um tema em extensas trocas de e-mail, o vídeo permite ver e conversar com a pessoa como se ela estivesse no mesmo ambiente. Isso aumenta a confiança e estreita a relação com os colaboradores.

Redução de custos

Esse é um dos argumentos que tem pesado cada vez mais para as empresas aderirem a ferramentas como a videoconferência, que dependem apenas de uma boa conexão de internet e um software adequado. Com isso, as organizações têm economizado em ligações telefônicas e nos deslocamentos de equipe de uma cidade para outra.

Aumento da produtividade

Reduzir custos com investimento em tecnologia também é sinônimo de reduzir o tempo gasto com atividades que nem sempre dão retorno para a empresa. A videoconferência, por exemplo, ajuda a restringir viagens de negócios e deslocamentos somente ao indispensável.

Isso significa menor perda de tempo nos aeroportos ou no trânsito, deixando o funcionário mais focado para resolver os problemas do trabalho no seu dia a dia.

Agora que você já descobriu as vantagens e a praticidade de se investir em soluções em vídeo, lhe convidamos para conhecer alguns de nossos serviços que podem ser úteis para o seu negócio!

0 comentário em “Como conectar empresas globais através de soluções em vídeo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!
WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: