Olive Tree Filmes

Introdução

Como criar vídeos profissionais com o seu celular?

Como criar vídeos profissionais com o seu celular?

Muitas vezes, nos deparamos com algumas situações inesperadas em que precisamos registrar certos momentos. E é bastante comum que você não esteja com uma câmera profissional sempre, afinal de contas, não saímos de casa todo dia com o intuito de gravar. É justamente nessas horas que precisamos saber como fazer vídeos no celular.

Nesses momentos, você terá a ajuda de apenas duas coisas: seu smartphone e as suas mãos. É claro que, posteriormente, você terá o auxílio de um software de edição para fazer cortes e ajustes no áudio. Mas a captação das imagens vai ser determinante para o resultado final.

Embora seja importante ter um smartphone com uma câmera impressionante, se você não souber algumas técnicas, provavelmente seu vídeo resultará em um produto bem ruim. Fazendo um paralelo, um martelo caro não vai garantir a construção de uma casa firme e bonita se você não tiver prática e conhecimento técnico.

O vídeo feito com celular não precisa ser perfeito, mas com estas nove dicas que preparamos, você conseguirá produzir ótimos conteúdos audiovisuais. Confira, anote e comece já a gravar vídeos com imagens fantásticas!

Uma boa iluminação é essencial

Para começar, vamos falar sobre a importância de ter uma iluminação adequada para garantir bons vídeos gravados pelo celular, já que esses aparelhos têm sensores menores e lentes muito pequenas.

A primeira dica é tentar, tanto quanto for possível, filmar em lugares bem iluminados. Isso ajudará a evitar sombras desnecessárias e áreas granuladas em seu vídeo. Por outro lado, você também deve ter cuidado para não apontar a câmera diretamente para fontes de luz intensa, o que causará metragem superexposta inutilizável e queima de lente.

A claridade também deve ser estável e constante, já que os sensores de imagem, na maioria dos smartphones, não reagem bem a mudanças drásticas na iluminação. Então, se a luz ainda estiver dificultando a filmagem do vídeo, tente trabalhar com as configurações de luz de fundo e balanço de branco.

Além disso, a maioria dos celulares oferece o recurso “ajustar foco”, bastante útil se a sua câmera estiver focando na área errada da composição. Depois de definir o foco corretamente sobre o elemento mais importante da cena, o controle automático de exposição terá mais facilidade de fazer pequenos ajustes, caso as condições de iluminação comecem a mudar.

Estabilize suas imagens

Se você não quer que seu vídeo saia distorcido, desfocado ou tremido, a melhor coisa a fazer é manter o seu telefone fixo e estável durante a gravação. Então, a dica é usar as duas mãos para segurar seu smartphone o mais próximo possível de seu corpo enquanto você grava o vídeo.

Isso pode ser um pouco fatigante em tomadas longas, mas há outras maneiras para apoiar o telefone. O uso de um tripé, por exemplo, permite que você mantenha o seu smartphone estável por muito mais tempo.

Mas se esses equipamentos forem um caros ou poucos práticos para carregar, uma boa opção é apoiar o seu celular em outros suportes físicos, como mesas, cadeiras, prateleiras etc. O importante é só se certificar de que o telefone está bem firme, para evitar acidentes que possam danificar o aparelho e o vídeo.

Há também uma outra sugestão simples, mas que funciona muito bem. Ela é bastante comum e usada por várias pessoas há anos. A ideia consiste, basicamente, em usar o tripé mais em conta que você achar e puder pagar, e apoiar as duas pernas encolhidas dele na sua cintura. Será ainda melhor se você estiver usando um cinto. Ao caminhar, você perceberá que a estabilidade é bem maior.

Além disso, não faça mudanças de plano bruscas enquanto estiver filmando, pois você vai afetar a qualidade fotográfica e deixará os espectadores enjoados. O ideal é realizar a troca dos planos de forma mais lenta e gradual. Para facilitar, planeje previamente e defina os pontos mais importantes de serem capturados.

O áudio é tão importante quanto o vídeo

Um vídeo com boa imagem, mas com má qualidade de som, é um produto bem ruim, a menos que você esteja planejando adicionar uma nova faixa de áudio na edição do conteúdo.

Enquanto você quer que seu vídeo tenha uma boa aparência, saiba que, muitas vezes, a qualidade do áudio é mais importante do que da imagem. E, por isso, deveria ter a mesma importância, se não mais.

Infelizmente, os microfones incorporados na maioria dos smartphones são de baixa qualidade e indevidamente posicionados para vídeos (até porque a função primária deles é captar a voz em uma ligação). É muito comum pegarem vento e ruídos ambientais desnecessários, que vão competir ou abafar qualquer áudio durante a gravação. E o grande problema é que isso é quase impossível de ser editado mais tarde.

Dessa forma, é aconselhável gravar o seu vídeo com celular em um lugar calmo, de preferência dentro de casa, com menos ruído ambiente.

Filmmakers profissionais estão gravando todos os tipos de vídeos comerciais e artísticos usando seus telefones móveis, mas o áudio é quase sempre capturado com um dispositivo de gravação separado e mais adequado para o trabalho.

Assim, para obter grandes vídeos com áudio de qualidade boa, você deve usar um dispositivo de gravação externo ou, pelo menos, um microfone direcional, que vai trabalhar junto ao seu smartphone.

Ao utilizar um aparelho de captação de áudio externo, pode ser que você tenha um árduo trabalho na hora de fazer a sincronização com o vídeo. Por isso, antes de começar a gravação, uma dica é bater uma palma.

Ela terá a mesma função da claquete, usada há décadas no cinema. O estalo vai gerar um pico na linha do arquivo de som, facilitando a identificação da hora que realmente começa o áudio. Dessa forma, a trilha pode ser mais facilmente sincronizada com o frame exato em que as mãos se tocam.

Antes de pensar que usar um captador externo de áudio vai ser caro e trabalhoso demais, lembre-se que a maioria esmagadora dos fones de ouvido de celulares hoje em dia já vêm com um microfone acoplado. Não é o ideal, mas pode salvar seu material em alguns casos.

Se, mesmo assim, utilizar um microfone externo não for possível ou prático, tente ficar o mais perto da fonte de áudio possível e utilize este pequeno truque: use sua mão em forma de concha para cobrir ao redor do microfone do telefone (mas não completamente). Dessa forma, o ruído indesejado pode ser reduzido, o que deixará os seus vídeos gravados com celular mais profissionais.

Filme próximo ao sujeito ou objeto

A próxima dica é bastante importante, pois muitas pessoas costumam utilizar o zoom que vem no celular para se aproximar do sujeito ou da imagem que desejam captar. Porém, a maioria dos smartphones usa um zoom digital em vez de zoom óptico. O resultado são imagens distorcidas e sem nitidez. Em alguns casos, chega a ficar bem quadriculada.

Portanto, uma opção é ficar fisicamente mais perto daquilo que você está filmando, garantindo uma melhor qualidade fotográfica, menos ruído digital e melhor foco em seus vídeos.

Outra dica é que, quanto maior a profundidade da paisagem que fica atrás do sujeito, melhor. Então, nunca filme alguém com uma parede de fundo. Procure sempre um lugar aberto e objetos bem longe, para que tudo aquilo que não é parte da sua imagem seja desfocado.

Podemos dizer que o olho humano tende a desfocar bem tudo o que está mais distante do ponto principal. Estamos acostumados a esse tipo de imagem. Então, quando reproduzimos isso em vídeo, sentimos que a fotografia é agradável.

Sendo assim, não se esqueça desse detalhe tão importante. Lembre-se sempre de que você tem uma tela, um pincel e uma aquarela nas mãos. Portanto, pinte algo que dê prazer!

Evite gravar vídeos na vertical

Pode parecer desnecessário dizer algo tão óbvio, mas ainda há vários vídeos assim na internet. Então, aqui, a dica é muito simples: pare de gravar vídeos na vertical! Alguns cinegrafistas que usam seus smartphones para cinema digital muitas vezes cometem esse erro, ao manter seus aparelhos gravando verticalmente.

Segurar o telefone na horizontal vai garantir que o vídeo reproduzido em outras telas, praticamente em todos os lugares, fique mais bonito e adequado.

É claro que há novas versões de aplicativos, como o Instagram, que forçam seus usuários a gravarem vídeos na vertical. Porém, vale a insistência na dica: registre os melhores momentos na horizontal primeiro (com a maior resolução possível), colocando o sujeito ou o objeto no ponto certo, para cortar depois.

Assim, você poderá subir seu conteúdo para o stories do Instagram ou de outros apps garantindo um conteúdo muito mais atraente.

Utilize aplicativos para câmera

O aplicativo original da câmera em seu smartphone pode fazer um bom trabalho, mas há mais funções disponíveis no mercado. Alguns apps de terceiros trazem grandes recursos para aqueles que são novos no desenvolvimento de conteúdo de vídeo, enquanto outros desbloqueiam recursos profissionais, permitindo ter total controle da câmera.

Você vai encontrar muitos aplicativos gratuitos, mas garantimos que vale a pena investir um pouco naqueles que trazem mais ferramentas. A dica é pesquisar o que é e pra que servem as funções de uma câmera profissional. Depois, procure aplicativos que ofereçam essas funções.

Entre os mais utilizados, podemos citar o iMovie, da Apple, que permite editar vídeos, inserir músicas de fundo, fazer transições e até mesmo criar um trailer original. Depois de tudo finalizado, ele ainda facilita o compartilhamento em diversos sites.

E o outro, para dispositivos Android, é o Vidtrim Pro, que permite cortar, editar, comprimir e compartilhar os vídeos de maneira bem prática com os amigos.

Podemos dizer que ISO, obturador, diafragma e balanço do branco são coisas que seu celular ajusta sozinho pra você. São códigos binários que fazem mudanças automáticas em frações de segundos, o que resulta, na maioria das vezes, em mudanças bruscas de cores, iluminação etc. Por isso, os aplicativos podem ajudar bastante a corrigir esses problemas.

Claro que nada substitui uma câmera profissional, que permite fazer todas essas alterações. Afinal de contas, humanos são seres muito mais inteligentes e capazes de expressar emoções e criatividade que máquina nenhuma poderá fazer.

Faça a manutenção constante do celular

Esta dica é bastante importante, uma vez que costumamos utilizar os nossos aparelhos celulares o dia inteiro. Com o tempo, a lente pode acumular sujeira, gordura, além de sofrer arranhões e outros problemas que podem prejudicar a qualidade das imagens. Aliado a isso, a bateria pode ficar desgastada, viciada e acabar cada vez mais rápido.

Por essas razões, é importante que você sempre limpe a lente com um pano que não agrida e não arranhe. Além disso, tome cuidado com os produtos que vai utilizar. Certifique-se de que eles não deixam manchas. O ideal é sempre usar um paninho seco e limpo.

Em relação à bateria, é importante sair de casa com o aparelho bem carregado. Entretanto, assim que a carga estiver completa, retire-o da tomada. Na hora de fazer a gravação, como o uso da câmera costuma consumir bastante energia do aparelho, a dica é deixá-lo no modo avião. Assim, você também não correrá o risco de receber ligações bem no meio da produção do vídeo.

Com um celular sempre limpo e devidamente carregado, você estará pronto para gravar belíssimos vídeos onde quer que esteja.

Esteja preparado para filmar

Antes de começar a gravar seus vídeos, certifique-se de que você tem todos os equipamentos, adereços, scripts, atores ou personagens (se for um documentário) e locações de filmagem. Além disso, dê uma segunda olhada na bateria e no espaço de armazenamento (memória disponível) para salvar os materiais em alta definição (HD) ou 4K.

Os arquivos de vídeo podem ocupar grande parte da memória do aparelho e vão drenar a energia da bateria rapidamente.

Além disso, não deixe de testar a câmera de vídeo antes de comprar um celular. Veja amostras reais de pessoas que usam o aparelho e fizeram gravações em nível amador.

Não se deixe enganar pelas grandes empresas que contratam os melhores diretores de fotografia do mundo para fazer “vídeos de teste”, tudo para que o cliente acredite que poderá fazer um igual, sem nenhum conhecimento.

Experimente as opções

Se o seu aparelho celular possui a função de gravar em slow-motion ou time lapse, não tenha medo de experimentar essas opções, pois esses recursos deixarão seus vídeos mais atraentes e interessantes. O aplicativo Lapse It Pro também pode ajudar. Mas em breve faremos um artigo só sobre slow-motion e outro só sobre time lapse para você aprender ainda mais.

Conseguiu captar bem essas dicas? Quando for gravar seus materiais, lembre-se sempre de que tão importante quanto ter uma câmera com ótima resolução, é saber essas técnicas e ter todo o cuidado possível para produzir um conteúdo audiovisual de qualidade. Um smartphone é só uma máquina. A diferença está em como você o usa!

Agora que você aprendeu quase tudo sobre como fazer vídeos no celular, que tal nos seguir nas redes sociais — FacebookTwitterLinkedInGoogle+YouTube e Vimeo — e ficar por dentro de conteúdos tão completos quanto este? Siga nossos perfis e esteja sempre atualizado!

5 comentários em “Como criar vídeos profissionais com o seu celular?

  1. Ótima matéria. São dicas que fazem toda diferença para obter vídeos com qualidade. Parabéns!

    1. Olá Paulo, tudo bem?

      Você vai encontrar esses equipamentos em sites como Mercado Livre e Aliexpress. Se você mora em São Paulo, pode encontrar na rua Santa Ifigênia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: