Olive Tree Filmes

Introdução

Como criar vinhetas para YouTube?

Como criar vinhetas para YouTube?

Criar vídeos para o YouTube não é mais apenas uma diversão, mas já se tornou uma atividade profissional para muitas pessoas. A questão é que, diante de tanta concorrência e tanta informação sobre os mais variados assuntos, ainda mais em um momento de isolamento como esse, é preciso saber atrair a atenção do público-alvo.

E nada melhor para conseguir isso do que criar uma boa vinheta para os vídeos. Afinal, como diz o ditado, a primeira impressão é sempre a que permanece. Além de ser uma ótima forma de chamar a atenção dos usuários, a vinheta também transmite a ideia de profissionalismo e ainda ajuda a criar uma identidade pessoal para o canal, fortalecendo a comunicação e o engajamento.

Você é youtuber e ainda não criou a sua vinheta? No texto de hoje, você vai descobrir o que é e qual a importância desse elemento para seus vídeos, além de conferir dicas e programas que irão te auxiliar muito sobre como criar vinhetas para YouTube. E o melhor: você verá que não é necessário ser mestre em edição para isso. Acompanhe a seguir!

O que é a vinheta e por que ela é tão importante?

Ninguém duvida que a vinheta seja uma peça gráfica essencial para a identificação de qualquer vídeo, seja no YouTube ou mesmo na televisão. Afinal, quem não se lembra da abertura de um programa que gosta muito? São coisas que certamente ficam marcadas na memória das pessoas.

A vinheta nada mais é do que uma chamada curta indicando a abertura de um vídeo ou mesmo o seu fechamento. Como ela é sempre igual, é uma excelente maneira de identificar um canal e ainda consegue passar a impressão de profissionalismo e cuidado por parte do criador de conteúdo.

Nesse caso, a vinheta pode conter diversos elementos gráficos (cores, músicas, imagens etc.) que melhoram a identidade visual do programa, chamam a atenção logo nos segundos iniciais, influenciam na continuação ou não da visualização do vídeo e contribuem para fixar a marca na mente do público.

Portanto, a vinheta tem um papel de extrema importância em qualquer vídeo, especialmente para o YouTube, onde há tanta concorrência e tantos vídeos novos circulando todos os dias.

Dicas para fazer uma vinheta inesquecível

Na hora de criar a sua vinheta, é importante se atentar a alguns detalhes muito importantes. Mas lembre-se de que isso não significa que a tarefa seja difícil, e sim que você estará se preocupando com aspectos que irão garantir que a chamada dos vídeos não atrapalhará o conteúdo como um todo.

Sendo assim, veja 4 dicas para que a sua vinheta seja inesquecível:

1. Nada de enrolação

Como definimos anteriormente, a vinheta é uma chamada curta. Portanto, na hora de criar a sua, é importante que ela seja breve, especialmente porque o público se distrai facilmente nos dias de hoje.

O tempo ideal para uma boa vinheta é de, no máximo, 15 segundos (estourando!). Mas lembre-se: quanto mais curta, melhor, desde que ela seja eficiente na mensagem que deseja transmitir ao público.

2. Surpreenda seu público

Você sabia que a vinheta, apesar de ser muito curta, pode ser surpreendente? Essa é a melhor forma de prender a atenção do público e conseguir se destacar diante de tanta concorrência no YouTube.

Por isso, crie uma chamada dinâmica, visualmente atrativa, chamativa e que seja capaz de surpreender os usuários. O ideal é usar cores vibrantes, cenas curtas e, principalmente, uma trilha sonora com poder de se fixar na memória dos espectadores.

3. Crie um padrão

Nesse ponto, lembre-se de uma das funções mais importantes da vinheta: criar uma identidade visual para o seu canal, considerada o coração de qualquer marca. Afinal, é assim que os usuários se lembrarão de você, podendo ligar a vinheta instantaneamente ao conteúdo.

Não ter uma vinheta padronizada, ou seja, uma situação em que cada vídeo apresenta uma abertura visualmente diferente, confunde muito aqueles que estão assistindo. Mais do que isso, diminui o poder dos conteúdos que estão sendo transmitidos.

4. Crie uma “vinheta resumo”

Chamamos aqui de “vinheta resumo” aquela abertura que, como o nome sugere, resume tudo aquilo que será transmitido pelos conteúdos. Afinal de contas, a vinheta é o primeiro contato do espectador com o vídeo, o que demonstra a importância de deixar bem claro o que virá. Dessa forma, os usuários podem decidir se desejam continuar assistindo ao vídeo ou não.

Qual programa usar para criar uma vinheta incrível?

Ao iniciar a leitura desse texto, você pode ter pensado que criar uma vinheta para seus vídeos do YouTube é uma coisa muito difícil e até mesmo cara de ser feita. Estamos aqui justamente para te provar o contrário!

Nesse sentido, vamos falar agora sobre alguns programas que são excelentes para a confecção de vinhetas que tornarão o seu canal inesquecível e que podem ser utilizados por qualquer pessoa, ou seja, você não precisa ser um expert em edição.

Conheça quais são eles:

Biteable

Gratuito para as principais atividades, ideal para iniciantes em edição e fácil de usar. Nele, é possível escolher um template, inserir fotos, texto e clipes de vídeo, bem como selecionar uma trilha sonora.

Adobe Spark

Editor para smartphones, gratuito e também muito fácil de usar. Escolha e edite o template, carregue suas imagens ou escolha na biblioteca e, por fim, faça o download da vinheta para inserir nos seus vídeos. Recursos adicionais devem ser pagos.

FlixPress

Vinhetas prontas em poucos minutos, de forma online e gratuita. Nesse último caso, é possível selecionar entre 15 templates e criar um vídeo em resolução 360p.

Intro Maker

Ao contrário de outros serviços, o template escolhido deve ser pago. Além disso, o programa é direcionado para a criação de logos animados. Você só precisa selecionar um design e carregar a logo do seu canal.

Animoto

Você pode testá-lo gratuitamente por 14 dias. Mais simples, impossível: escolha um template, insira uma imagem (pessoal ou não), selecione a trilha e edite os elementos visuais.

Não perca mais tempo e seguidores! Agora que você sabe a importância da vinheta, crie uma hoje mesmo e deixe seus vídeos personalizados, profissionais e surpreendentes!

Gostou das dicas? Acesse nosso blog e conheça mais sobre o incrível mundo do audiovisual!

Artigos Relacionados

0 comentário em “Como criar vinhetas para YouTube?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *