Olive Tree Filmes

Introdução

Como Enviar Fotos pelo WhatsApp sem Perder Qualidade?

Como Enviar Fotos pelo WhatsApp sem Perder Qualidade?

O WhatsApp é o aplicativo favorito dos brasileiros para a troca de mensagens e comunicação em áudio e vídeo, o app possui inúmeras funções para facilitar a sua utilização. O WhatsApp emergiu rapidamente e está cheio de usuários em todo o mundo. É uma maneira rápida, simples e conveniente para a família e amigos, colegas do trabalho conversarem, criarem textos em grupo, compartilharem fotos e vídeos, enviarem e receberem documentos.

Mas, no momento de realizar o envio de uma foto ou imagem pelos recursos padrões do app, o usuário que recebe a imagem já deve ter percebido que o arquivo não sai tão nítido quanto o arquivo original.

Esta situação acontece mesmo sem você ter optado por isto. Siga os passos abaixo para enviar fotos pelo aplicativo WhatsApp no Android e iOS sem comprimir a qualidade das imagens.

O que acontece quando eu envio uma foto do jeito normal?

O padrão do WhatsApp é comprimir a foto quando enviada pela plataforma a um contato para não consumir muitos dados e reduzir os custos do envio. O sistema vai comprimir a foto para não sobrecarregar os servidores. Isso também ajuda na entrega da foto, porque o tamanho diminui de forma significativa.

Além disso, também diminui a qualidade da imagem que está sendo compartilhada. Pois, quando comprimir o tamanho da imagem pode significar diminuir a resolução e / ou reduzir a qualidade JPEG. É por isso que a definição da imagem diminui quando compartilhada no WhatsApp.

A qualidade é reduzida quando você compartilha imagens no WhatsApp. Geralmente não será muito perceptível, mas depende do conteúdo que você está enviando. Não é um grande problema quando estamos enviando fotos para serem visualizadas no smartphone do mesmo modelo que utilizamos. Mas, se quisermos enviar uma foto de um telefone para um computador ou qualquer dispositivo de tamanho maior, perder a qualidade da imagem pode não ser o recomendado. Principalmente quando as fotos precisam de preservação de qualidade para serem usadas nos trabalhos.

Como Enviar fotos sem perder qualidade no Android

A maneira mais simples para enviar uma foto pelo WhatsApp no smartphone Android sem que ela perca a qualidade é da seguinte forma:

1. No WhatsApp, clique no ícone de clipe, que simboliza o anexo;

  1. Escolha o ícone documento e em seguida você vai conseguir achar as imagens e outras informações de como vídeos e gifs;
  2. Selecione a sua foto e confirme o envio;
  3. Concluído! A imagem será enviada como arquivo.

Você não vai ver uma visualização direta da imagem na janela de conversa, mas a imagem aparecerá como um documento assim que for enviada. Depois do usuário abrir o documento é possível que o destinatário visualize a imagem e a guarde na galeria. Lembre-se de que isso também gera um aumento significativo no armazenamento do backup do WhatsApp, por isso deve ser feito apenas com imagens importantes. Se você quiser economizar espaço, exclua a foto da conversa após realizar o envio.

Como Enviar fotos sem perder qualidade no iPhone IOS

1. Escolha a foto que você quer dentro da galeria;
2. Envie essa foto para uma pasta nos arquivos do iCloud;
3. Dentro do WhatsApp clique no botão “enviar arquivo” e selecione a pasta acima;
4. Escolha a foto que você separou e envie como arquivo.

O arquivo será enviado 100% do jeito que está, sem alteração alguma. Por isso, é bom ter suas fotos guardadas no iCloud, se você quiser enviá-las sem compressão. Assim, o WhatsApp não o reconhecerá automaticamente como um arquivo de imagem e, dessa forma, não aplicará seu sistema de compressão automática!

Outra dica é se você estiver perto da outra pessoa e ambos usarem um iPhone, o envio pelo AirDrop irá funcionar.

Conclusão

Enviar arquivos dessas duas formas, seja no Android ou iOs, ajuda no dia a dia de quem trabalha com marketing digital e produção de conteúdo audiovisual. Evita de você usar outras plataformas como WeTransfer e Google Drive, por exemplo.

Outro ponto importante de lembrar é que o limite do WhatsApp para arquivos de imagem e vídeo é de 16 MB. Mas para o envio de arquivos grandes pelo computador, o limite imposto é de arquivos menores ou iguais a 64 MB.

Caso nenhum dos métodos acima funcione para você ou se você não se importa em instalar um software externo para concluir a transferência de fotos não compactadas, considere fazer o download de um aplicativo. Pode ser preciso registrar uma conta para esses serviços de compartilhamento de imagens.

Se o seu objetivo é enviar fotos com alta definição, certamente as maneiras que ensinamos são as mais indicadas para você enviar fotos pelo WhatsApp sem comprometer a qualidade e outra pessoa receberá a imagem sem nenhuma compressão!

Espero que este conteúdo ajude você a compartilhar imagens com seus colegas com a qualidade original das fotos. Se você tiver alguma dúvida sobre as dicas que foram mostradas acima, informe-nos na seção de comentários abaixo e entraremos em contato com você o mais breve possível para responder as suas dúvidas.

Gostou deste artigo? Esperamos que com essas informações você consiga enviar imagens com alta definição. Então continue navegando em nosso blog para conhecer ainda mais sobre comunicação!

Artigos Relacionados

3 comentários em “Como Enviar Fotos pelo WhatsApp sem Perder Qualidade?

  1. Amigo você ainda está conseguindo enviar fotos dessa maneira? O WhatsApp teve uma atualização e não consigo mais enviar assim

    1. Olá Lorena, tudo bem?

      Justo agora que postamos essa super dica o WhatsApp mudou essa opção nesta última versão. Vamos aguardar que seja apenas um bug. Estarei verificando e buscando uma alternativa pra postar aqui.

      Obrigado por avisar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *