Olive Tree Filmes

Introdução

Como faço para deixar um vídeo mais leve?

Como faço para deixar um vídeo mais leve?

Vídeos são parte importante da estratégia de marketing de muitas empresas. Mas muitas vezes acontece de o tamanho do vídeo ficar muito pesado, com uma quantidade de MB acima do que a plataforma permite.

No WhatsApp, por exemplo, o tamanho máximo para vídeos é de 16 MB — e você precisa recorrer à conversão de vídeo se quiser enviar um vídeo mais pesado.

Se o seu vídeo ficou pesado demais, não se preocupe: há formas de torná-lo mais leve e manter a qualidade. Continue lendo para saber como diminuir o tamanho do seu vídeo e conseguir fazer o upload em suas redes.

Como deixar um arquivo de vídeo mais leve?

Independente do formato original do vídeo que você produziu, é possível deixá-lo mais leve por meio de programas para compactação. Basta fazer o upload do vídeo no programa e o download do vídeo compactado ou convertido para um formato mais leve.

Atenção, no entanto, porque no processo de compactação pode ser que o vídeo sofra uma redução considerável na qualidade de som e imagem.

Qual é o formato de vídeo mais leve?

Há diversos formatos que você pode utilizar ao fazer a sua produção audiovisual, sendo os 8 principais formatos de vídeo são: MKV, AVI, WMV/WMA (Windows Media Video/Audio), RMVB, MP4, MOV, 3GP e FLV.

O melhor formato para gravar vídeos vai depender de seus objetivos e recursos: alguns são mais leves, mas comprometem a qualidade da imagem e do som. Formatos que preservam as propriedades originais de gravação deixam o seu vídeo mais profissional.

O formato 3GP, por exemplo, comprime os vídeos em arquivos muito leves, porém a desvantagem é que durante a compressão há uma queda significativa na qualidade do vídeo.

O RMVB, por sua vez, é compacto e torna o download e upload na internet bem rápidos, mas também prejudica a qualidade.

O MP4 é uma boa opção para quem deseja carregar o arquivo no YouTube e consegue reunir vídeo, áudio e legendas. Além disso, não necessita de CODECs instalados e mantém qualidade.

Como deixar um vídeo mais leve para WhatsApp?

O WhatsApp não oferece nenhum recurso próprio para reduzir o tamanho de vídeos, mas você pode utilizar aplicativos de terceiros gratuitos que podem comprimir o seu arquivo para que seja possível enviá-lo via WhatsApp.

Um dos mais conhecidos é o Video to MP3 Converter, disponível na Play Store. Uma vez baixado o aplicativo, vá em “Trim & Compress” e selecione o arquivo no seu smartphone para convertê-lo em um formato de saída com resolução menor.

Com esse aplicativo, é possível reduzir o arquivo em até 90%, tornando possível enviá-lo pelo WhatsApp.

Se o seu vídeo está no computador, não tem problema. Também existe uma extensa lista de opções de aplicações que você pode utilizar. Um deles é o Cloud Convert.

Acesse o Cloud Convert pelo seu navegador e clique em “select file” para escolher o vídeo. Em seguida escolha um dos formatos de saída: AVI, FLV, MKV, MOV, MP4, WEBM e WMV. Clique em “convert ” e aguarde a compactação. Por fim, aperte “Download” para baixar o vídeo compactado.

Qual o formato de vídeo mais leve e com mais qualidade?

Se você deseja encontrar soluções inteligentes em vídeo publicitário de qualidade e busca uma produtora de vídeo, a Olive Tree Filmes está aqui para ajudá-lo.

Nossa equipe está pronta para trazer opções criativas e inovadoras em formato audiovisual, pensando em todas as necessidades da sua empresa. Fornecemos não apenas vídeos para web, como também ações publicitárias e animações em 2D e 3D, cobertura de eventos, vídeos explicativos, vídeos institucionais, vídeos de treinamentos e transmissão ao vivo.

Acesse nosso site e entre em contato para saber o que podemos fazer pelo seu negócio.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Como faço para deixar um vídeo mais leve?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *