Como fazer live usando Chroma-key?

Sem sombra de dúvida, se você é uma pessoa que adora filmes, já deve ter visto cenas em que aparecem lugares incríveis, que simplesmente não existem na vida real (alguns deles, é claro). Isso ocorre porque, muitas vezes, em determinados locais fica impossível realizar gravações, como no topo de um dos montes mais altos e perigosos do mundo: o Everest. Ora, mas como as cenas são gravadas? Pode apostar que se tratou de uma situação em que o chroma-key foi empregado. É uma técnica muito utilizada na produção não apenas de filmes, mas também em lives. Você gostaria de saber como fazer lives usando chroma-key e, assim, obter maior qualidade nessa operação?

Se respondeu afirmativamente, não deixe de continuar a leitura. Aqui, apresentamos alguns passos que podem ajudá-lo nesse sentido. Vem conferir!

Prepare o local para a realização de sua live

Essa é uma etapa que deve receber atenção especial de sua parte, sobretudo na hora de usar o chroma-key. No entanto, se fizer tudo direitinho, você poderá, sem dúvida alguma, alcançar mais rapidamente seus objetivos, como conquistar o efeito desejado em sua live.

Então, vamos lá. Em primeiro lugar, você deve iluminar de forma uniforme o chroma-key, visto que o brilho pode interferir na qualidade de sua gravação ou transmissão. Se você não observar isso, certamente poderá ter sérias dores de cabeça depois, uma vez que dificulta a edição e pode comprometer a qualidade do seu trabalho.

Em síntese, a iluminação uniforme é uma condição indispensável para que o chroma-key seja utilizado corretamente.

Mantenha-se distante da tela

Outro ponto que você precisa observar é o distanciamento do apresentador da live do chroma-key. Em outras palavras, é importante que esteja distante o máximo possível da tela, pois as luzes utilizadas para iluminá-la podem rebater em você, dificultando o processo de edição e a qualidade de sua gravação.

O ideal é que fique distante da tela até o ponto em que a luz não consiga rebater em você.

Certifique-se de que sua tela esteja colocada de forma lisa.

Além de ser necessário manter o distanciamento adequado da tela, é importante garantir que ela esteja colocada de forma lisa sobre a parede ou qualquer outra superfície. Caso isso não seja observado, a tela poderá ficar com rugas e irregularidades, com tonalidades de cores diversas, por conta das dobras e, assim, comprometer a qualidade de sua gravação.

Vale dizer que essa é uma questão fundamental para que você realize uma live perfeita.

Garanta que a tela esteja sempre atrás de você.

Por fim, garanta que você esteja sempre atrás do chroma-key. Embora isso pareça fácil, é comum que o apresentador da live mova muito seus braços, fazendo com que eles fiquem fora da tela. Isso é algo que deve ser evitado, pois pode dificultar a edição e colocar em xeque a qualidade de seu projeto.

Como se pode visualizar, é preciso observar alguns passos para que se possa realizar com qualidade uma live usando chroma-key. Mas agora que você conhece alguns deles, que tal aplicá-los?

Para ter acesso a outros conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?

Artigos Relacionados

1 comentário em “Como fazer live usando Chroma-key?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.