Olive Tree Filmes

Introdução

Como fazer uma transmissão ao vivo em 4k pelo celular?

Como fazer uma transmissão ao vivo em 4k pelo celular?

Para fazer live em qualidade 4k usando o celular primeiramente é preciso que o aparelho tenha uma câmera que suporte esse tipo de filmagem e uma internet de alta qualidade, para que não haja nenhuma perda de qualidade durante a transmissão.

Mas esses são apenas os itens básicos para a transmissão. Continue a leitura deste conteúdo e saiba melhor quais os pré-requisitos, como fazer uma ótima transmissão ao vivo e quais as vantagens!

Quais os pré-requisitos?

Aparelho Celular

Como já comentamos brevemente, para transmitir em qualidade 4k, é preciso captar em 4k. Ou seja, o seu celular smartphone precisa ter uma câmera que filme nessa qualidade.
Caso você não saiba qual a qualidade que o aparelho suporta, é possível verificar ao acessar as configurações do aplicativo da câmera. Ela pode estar especificada como “4k” ou como “ultra HD”.
Ele também pode ser especificado por tamanho do quadro ou resolução. A resolução 4k possui mais de 8 milhões de pixels, em 3.840 pixels de largura, por 2.160 pixels de altura (3840×2160 pixels).

Conexão de Internet

Além da resolução da câmera do celular, outro item é muito importante: a qualidade da internet. Para fazer uma live em 4k pelo celular, é preciso de uma internet de ao menos 50mb de upload. Se for inferior, é possível que a qualidade não seja transmitida ou o vídeo trave a todo o tempo.

Em dispositivos iOS (Apple), é preciso também instalar o aplicativo “Live Now – Live Stream” para fazer a transmissão.

O que é preciso para fazer live 4k?

É preciso que você pense em 4 fatores: equipamento, internet, plataforma e conteúdo. Se você tentar fazer apenas “na cara e na coragem”, corre o risco de você não conseguir fazer a live, perder seguidores ou até virar meme na internet. Bom, como queremos que você faça um vídeo de sucesso na internet, nós vamos te ajudar!

1- Equipamento

Diz respeito ao seu celular com câmera 4k para captura da live. Recomendamos também que você utilize acessórios como um tripé ou outro tipo de suporte para que o celular fique melhor fixado.
Iluminação, placa de captura ou computador não são itens fundamentais para esse tipo de transmissão, mas também podem ser usados. É sempre importante testar os equipamentos em conjunto para verificar sua efetividade.

2- Internet

É o meio pelo qual sua live 4k será enviada para o mundo. Portanto, é fundamental. Como já comentamos, é importante que ela tenha no mínimo 50mb de upload para que consiga enviar os dados de transmissão no momento da live, sem que aconteçam falhas e outros problemas.

3- Plataforma

Por qual rede social você irá transmitir? Pode parecer besteira, mas nem toda plataforma dá suporte ao formato 4k. Por essa razão, faça testes antes! No YouTube, por exemplo, você consegue fazer esse teste antes da transmissão “de verdade”. No Twitter também é possível verificar.

4- Conteúdo

O seu conteúdo renderá imagens que serão bem aproveitadas e valem a pena ser transmitidas em 4k? Sabemos que a live em 4k está em alta, mas não é todo conteúdo que vale a pena o esforço.
Para se organizar, teste os takes, as imagens que pretende captar, local, cenário e pessoas envolvidas. Organize seu roteiro e, se o teste der certo, invista na live!

E aí, gostou da dica? Para mais informações sobre como fazer a sua própria captação de vídeo com qualidade, continue explorando o nosso blog!

Artigos Relacionados

0 comentário em “Como fazer uma transmissão ao vivo em 4k pelo celular?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *