Olive Tree Filmes

Introdução

Como Fazer Vídeos para YouTube no Celular?

Como Fazer Vídeos para YouTube no Celular?

Você gosta de assistir aos conteúdos do YouTube? Temos certeza de que a maioria das pessoas, quer seja por gosto ou necessidade, consome vídeos na plataforma e mais do que isso, tem algo a compartilhar com a audiência. Esse texto é para você que quer saber como fazer vídeos para YouTube no celular.

O YouTube é um fenômeno de entretenimento, conhecimento e compartilhamento e são centenas de milhões de opções para que os usuários possam aproveitar. Muitos vídeos são produções cinematográficas, mas é possível que com um celular, criatividade e as dicas que vamos dar você consiga gravar um vídeo com qualidade para o seu público e assim você consiga compartilhar todo o seu talento.

É claro que os equipamentos profissionais e especializados são uma grande ajuda na hora de produzir um trabalho, mas nos dias atuais os smartphones são fabricados com câmeras excelentes e são capazes de gravar vídeos em HD o que é suficiente para ter um bom vídeo para YouTube gravado a partir do seu celular.

Acompanhe o texto até o final pois falaremos:

  • Como gravar bons vídeos para o seu canal do YouTube com um celular? 
  • Existe alguma câmera melhor para a isso? 
  • Qual a posição ideal para colocar o celular? 
  • Estabilidade é fundamental;
  • Luz, luz e luz é onde mora o segredo;
  • Detalhes e dicas extras que ajudam na tarefa;

Como gravar bons vídeos para o seu canal do YouTube com um celular?

Primeiramente vamos definir o que é um bom vídeo, certo? De nada adianta você ter um conteúdo interessantíssimo, mas que esteja todo tremido atrapalhando o foco do usuário, ou ainda que as imagens estejam borradas ou com o áudio longe. Nessas situações o conteúdo se perde e não chama a atenção.

Então, ficamos combinados que um vídeo bom, além de ter um conteúdo interessante para seu público-alvo, é tecnicamente bem-feito. Ou seja, tem qualidade de imagem, de áudio e boa iluminação.

Então para gravar vídeos para o YouTube com o celular é importante planejar o que será gravado, se vai ter edição.

Esses são detalhes que fazem com que pensar em um roteiro seja importante para executar a tarefa.

Além disso, é muito importante estar em um local silencioso, sem muitas interferências externas e com uma iluminação adequada, de preferência natural e abundante.

E conferir as dicas que virão a partir de agora também será de muita ajuda.

Existe alguma câmera melhor para isso? 

Há um senso comum de que os celulares mais caros contam com as melhores câmeras, porém nem sempre é assim. Para saber se a câmera do seu celular é o suficiente para gravar um bom vídeo para YouTube existem alguns pontos a serem considerados:

1 – Prefira os celulares com câmeras de boa resolução, ou seja, que filmem em Full HD, o equivalente a 1920 x 1080 pixels, isso garantirá qualidade para o vídeo e uma melhor experiência para o seu público. 

2 – Ok, caso não seja possível usar um celular Full HD para fazer seus vídeos para o YouTube, tente utilizar pelo menos um HD com 1280 x 720 pixels.

• É isso mesmo, quanto mais megapixels, melhor será a qualidade do seu vídeo.

Câmera frontal ou traseira? 

Essa resposta só você poderá dizer. Para isso é preciso conhecer o seu aparelho celular. Afinal a opção correta será: a quer tiver maior quantidade de megapixels.

Via de regra, a câmera traseira oferece melhor resolução e qualidade de vídeo. Portanto, mais do que saber qual a melhor câmera de celular para gravar bons vídeos para o YouTube, o ideal é conseguir extrair o melhor da sua câmera para gravar o conteúdo que deseja.

Qual a posição ideal para colocar o celular?

Essa é outra reposta que parece óbvia, mas ainda faz com que muitos percam a oportunidade de ter um conteúdo incrível.

Se fosse um vídeo para stories a resposta seria: coloque o celular na posição vertical. Mas, não podemos nos esquecer que estamos pensando em conteúdo para YouTube, assim sendo deixar o celular na vertical para a gravação vem acompanhado de um enorme e sonoro Não .

Sempre que for gravar os seus vídeos, deixe o seu celular na horizontal, em formato paisagem, ou deitado como é comum dizermos.

Isso é indicado, pois se você se lembrar o player do YouTube é também neste formato, o formato paisagem, dessa forma ao gravar seu conteúdo nessa orientação ele estará mais adequado para ser assistido em conformidade com a plataforma, sem precisar que o site o reajuste e insira as faixas pretas ao lado.

Estabilidade é fundamental 

Vamos falar de um erro muito comum cometido pelos iniciantes em gravações para YouTube: vídeos tremidos.

Para um bom vídeo é importante que o seu celular esteja estável. Portanto, não o segure com as próprias mãos que cansam e tremem, prejudicando a qualidade da produção. 

Procure por um tripé, um apoio, ou qualquer acessório estabilizador para poder apoiar o seu celular. Além de deixar o vídeo estável, você fica à vontade e com as mãos livres durante a gravação.

O mercado está repleto de acessórios para estabilizar o celular, mas até mesmo um apoio na parede pode ajudar.

Luz, luz, luz é onde mora o segredo 

Todo o princípio da fotografia, e consequentemente das filmagens, também é baseado em luz. E a maioria das câmeras de celular tem um desempenho muito melhor quando a fonte de luz natural é abundante, ou seja, ao ar livre e no sol.

Tente gravar seus vídeos próximo de janelas ou em locais com muita entrada de luz, isso com certeza irá elevar a qualidade das suas imagens.

Caso não seja possível, procure uma luminária, abajur, ring light ou acessório que ofereça luminosidade suficiente para que o vídeo fique claro e a sua audiência possa enxergar com clareza tudo que se passa no quadro.

Detalhes e dicas extras que ajudam na tarefa 

Algumas dicas bônus que irão facilitar seu trabalho:

  • Grave o áudio separado, assim você tem a garantia de que o som não será um problema. Um áudio muito baixo ou ruidoso pode arruinar seu vídeo.
  • Caso deseje mostrar objetos lembre-se de os aproximar bem da câmera para que possam ser focados.
  • Grave seus vídeos aos poucos e com calma.
  • Treine quantas vezes for necessário.
  • Conte com os aplicativos disponíveis na internet para aperfeiçoar e editar a sua gravação.
  • Divirta-se e compartilhe o seu conteúdo com o mundo.

Quer aprofunda mais ainda nesse assunto? Veja este conteúdo que preparamos: Como criar vídeos profissionais com o celular

Artigos Relacionados

0 comentário em “Como Fazer Vídeos para YouTube no Celular?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *