Olive Tree Filmes

Introdução

Como Gravar Vídeos no Tik Tok

Como Gravar Vídeos no Tik Tok

Lançado em 2017, o Tik Tok chegou ao mercado de maneira modesta. Mas foi em 2019 que a rede social chinesa explodiu em todo o mundo, ultrapassando até mesmo plataformas como o Facebook e o Instagram. Com uma incrível marca de 1,5 bilhão de downloads naquele ano, o app ficou na segunda posição entre os mais baixados, apenas atrás do WhatsApp.

O fenômeno ganhou força nos Estados Unidos, tendo uma série de artistas e personalidades da mídia produzindo conteúdo de sobra para a plataforma, o que gerou um grande interesse por parte do público.

O Tik Tok é um serviço grátis que permite ao usuário gravações de dublagens e vídeos de humor curtos, além de recursos que permitem interação entre os membros da plataforma, como as opções de curtir, comentar e compartilhar que bem conhecemos. Sem dúvidas, é uma excelente opção para aqueles que se interessam por novas alternativas de se comunicar na web.

Uma das características mais legais da plataforma é a disponibilidade de efeitos, filtros e sons que podem ser incluídos em conteúdos audiovisuais, os deixando mais criativos e personalizados. Esses recursos estão sendo cada vez mais utilizados por produtoras de vídeo, inclusive com muito conteúdo de vídeo publicitário.

Para entender um pouco mais do que estamos falando, trouxemos um tutorial e algumas boas dicas de como criar um perfil e gravar vídeos no Tik Tok com criatividade e personalidade.

Criando a sua conta

Não é obrigado ter uma conta no Tik Tok para poder assistir aos vídeos na plataforma. Ao abrir o app pela primeira vez, já é possível visualizar conteúdos de usuários de todo o mundo. Porém, para publicar um conteúdo próprio a ser compartilhado, é necessário criar uma conta.

Não tem nenhum bicho de sete cabeças! Para criar a conta, basta clicar no ícone do avatar no canto inferior direito da tela inicial do app e escolher se quer cadastrar através do número de celular ou e-mail, ou então utilizar as credenciais do Google, Twitter ou Facebook. Selecione uma das opções e crie o seu perfil.

Quando o login estiver efetuado, basta clicar no mesmo ícone do avatar que você clicou ao se cadastrar na plataforma e dessa vez ir na opção “Editar Perfil” para personalizar suas informações. Nesta área é possível inserir seu nome, uma foto ou vídeo de perfil e também criar um nome de usuário, semelhante ao “@” utilizado no Instagram. Após finalizar, basta clicar em “Salvar”.

Navegando pela plataforma

Similar ao estilo de outros apps, o Tik Tok conta com as seções “Seguindo” e “Para Você”, sendo que a primeira apresenta conteúdo das pessoas que você segue, enquanto a segunda traz vídeos recomendados pela própria plataforma, com conteúdos que podem te interessar de acordo com as informações do seu perfil e suas preferências.

Para acessar essas abas, basta tocar no ícone “home” (a casinha) e no topo da tela é possível alternar entre as duas seções. Na lateral é possível visualizar os recursos de curtir, comentar ou compartilhar a publicação.

Quando o vídeo estiver aberto e sendo reproduzido, basta deslizar a tela para a esquerda para ver o perfil da pessoa que postou o vídeo, tendo a possibilidade de segui-la e conferir todo o conteúdo postado pela mesma.

Gravando e postando os vídeos no Tik Tok

Neste tópico, além de ensinar a gravar vídeos na plataforma, também vamos dar algumas dicas de como obter e criar conteúdo pra você mandar ver na rede social mais divertida do momento, seja por diversão pessoal ou até mesmo para criar um vídeo publicitário criativo para o seu negócio.

1. Gravando um vídeo

No menu principal, toque no botão “+” para criar um novo post. Para gravar um vídeo, basta tocar no botão de captura ou enviar um arquivo da própria galeria por meio da miniatura de foto, no canto inferior direito. No menu lateral, é possível alternar entre a câmera frontal e traseira, mudar a velocidade da gravação, adicionar filtros, além de outros recursos. Também é possível incluir temporizador para definir uma gravação entre 15 e 60 segundos.

No campo “Adicionar um Som” é possível escolher uma música dentro do próprio acervo do Tik Tok para dublar o seu vídeo. Ainda falando em som, é possível selecionar um novo áudio ou trilha sonora para o vídeo, além de poder mixar o áudio entre o som capturado e a música escolhida no menu superior.

Já na área de efeitos, você terá um acervo com várias categorias de animação que podem ser adicionadas ao rosto. Basta tocar no ícone de máscara, no canto inferior esquerdo. 

No menu inferior, também é possível selecionar uma imagem para a capa do vídeo, além de filtros, stickers e demais de efeitos.

E, finalmente, depois de tudo personalizado à sua maneira, é hora de inserir aquela legenda criativa, incluir hashtags e marcar os amigos. Fácil, né?

2. Baixando os vídeos

Você já deve ter reparado no Facebook ou no Instagram diversos vídeos do Tik Tok circulando, mesmo que não tenha o app. Isso ocorre porque a plataforma é muito mais fácil para baixar e compartilhar conteúdo do que as demais. E isso é um ponto positivo para a divulgação da rede social através de outras redes sociais.

Para baixar, basta tocar na seta de compartilhamento de um vídeo aberto e escolher a opção “Salvar vídeo”. Prontinho! Seu conteúdo estará armazenado na memória do seu aparelho e você poderá compartilhar em outras redes sociais quando quiser.

3. Ousando com personalidade

Muitos recursos são possíveis ao criar um vídeo no Tik Tok. Um bem bacana é a possibilidade de criar slideshows de fotos e compartilhar como se fosse um vídeo. Basta clicar no ícone “+” e selecionar a opção “MV”. Em seguida, escolha um layout e marque quais fotos da sua galeria você quer utilizar. Em “Sons” você escolhe a música e por fim as imagens do slide serão sincronizadas com a música escolhida.

Outro recurso bem legal é transformar o vídeo em GIF. E é bem simples. É só tocar na opção “Compartilhar como GIF”, no ícone de compartilhamento do próprio vídeo.

4. A cereja do bolo

Sem dúvidas, um dos maiores destaques do Tik Tok é o recurso que você pode sincronizar vídeos com músicas, criando efeito de dublagem, conhecido como “lipsync”. Afinal, muitos destaques da plataforma são os vídeos engraçados que são publicados através deste maravilhoso recurso, que impulsionou a fama do app.

Para isso, você deve selecionar a ferramenta “Cortar” ao realizar uma gravação. Logo após, basta fazer o ajuste até que a sincronia fique perfeita.

O que mais preciso saber?

Você conhece o blog da Olive Tree Filmes? Muito além de uma produtora de vídeo, oferecemos uma série de informações do mundo audiovisual e resenhas das campanhas de vídeo publicitário de empresas que trabalham conosco. Navegue em nosso Blog agora mesmo e conheça o nosso conteúdo exclusivo.

A inovadora produtora de vídeo de São Paulo está pronta para te atender e compartilhar o que há de melhor!

Artigos Relacionados

0 comentário em “Como Gravar Vídeos no Tik Tok

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *