Olive Tree Filmes

Introdução

Como implantar marketing de conteúdo em vídeo

Como implantar marketing de conteúdo em vídeo

A ideia de implantar marketing de conteúdo em vídeo não é exatamente nova. O que vem mudando é a importância do vídeo em todas as plataformas e canais.

Para se ter uma ideia, segundo o Inside Video, no que tange o vídeo gratuito, 80% dos brasileiros ficam nas telas (contra uma média global de 65%). Esses números mostram que o vídeo não deve ser apenas uma parte do plano de marketing, mas uma estratégia em si mesma.

O vídeo vem dominando as redes sociais e, se você deseja estar onde está o seu público, precisa criar conteúdo interessante e atraente para criar engajamento.

A boa notícia é que, com a tecnologia de hoje, é possível gravar vídeos de alta qualidade até mesmo a partir de um smartphone. De toda forma, isso não significa que produções com equipamentos de câmera, iluminação e softwares de edição devem ser descartadas.

O que é marketing de conteúdo em vídeo?

Marketing de conteúdo pode ser definido como um processo em que se cria, publica e promove conteúdo personalizado para o seu cliente. Partindo dessa definição, o marketing de conteúdo em vídeo nada mais é do que uma estratégia que utiliza conteúdos de vídeo para promover e comercializar seu produto ou serviço.

A ideia é aumentar o engajamento em seus canais digitais, educar seus consumidores e atingir seu público.

Nem sempre isso significa que o propósito do vídeo será vender. Muitas vezes, a estratégia será, na verdade, trazer conteúdo de qualidade para seus clientes em potencial, criando com eles uma relação de confiança que fará com que, no futuro, eles lembrem de sua marca.

Por que investir em marketing de conteúdo em vídeo?

Nos últimos anos, o marketing de conteúdo virou uma forte tendência no mundo do Marketing. E conteúdo em vídeo passou a ser uma das principais táticas de marketing utilizadas no mercado.

Isso fez o vídeo deixar de ser apenas uma parte do plano de marketing para se tornar, ele mesmo, uma estratégia inteira, com abordagem holística, acompanhamento de resultados e uso de diversas técnicas para atrair visualizações e aumentar taxas de conversão. Além disso, o vídeo transformou a forma como as marcas se conectam com o público, encantando clientes e criando jornadas de compra mais agradáveis.

Como implantar marketing de conteúdo em vídeo?

Se você está se perguntando como fazer um vídeo para sua empresa, pode seguir alguns passos:

Planeje seu vídeo

Não adianta só ligar uma câmera sem antes pensar e planejar. A primeira pergunta a ser respondida é “por que queremos fazer um vídeo?”. Liste o objetivo (ou os objetivos) do vídeo e que ação você gostaria que seu público tomasse depois de assisti-lo. Quais são os equipamentos necessários? Qual o orçamento disponível? Em que plataforma o vídeo será inserido?

Faça um script

Criar um roteiro evita que seu vídeo precise de edição excessiva, que fique demasiadamente longo ou que fuja do esperado. Use uma linguagem clara e acessível.

A maior parte dos vídeos para marketing de conteúdo são curtos, diretos, interessantes. Vídeos de 1 a 2 minutos podem trazer resultados impressionantes para o seu negócio.

Conheça e use suas câmeras

Mesmo que pretenda fazer o vídeo a partir de um celular, é preciso conhecer a câmera e saber como configurá-la, além de verificar se há espaço de armazenamento em disco. A depender da plataforma onde o vídeo será postado, é importante observar se o melhor é gravar na horizontal ou na vertical.

Caso o vídeo seja gravado em uma câmera profissional, saber como utilizá-la fará toda a diferença na qualidade da imagem e no resultado final.

Prepare o cenário

Configurar o ambiente para a gravação é muito importante. Arrume o espaço, verifique a iluminação, confirme o posicionamento das câmeras e do equipamento de áudio.

Edite

Uma vez que a gravação está pronta, resta fazer a edição. Isso significa organizar a filmagem, editar o vídeo, escolher música ou gravar uma narração, a depender de cada caso.

Publique

Com o seu vídeo em mãos, resta publicá-lo na plataforma ou nas plataformas escolhidas. Uma mesma gravação pode ser editada para diferentes plataformas, por exemplo, adaptando-se às suas características.

Provavelmente você já percebeu que vídeos para YouTube têm duração diferente de vídeos para Instagram, por exemplo. Isso porque cada plataforma terá suas especificidades.

Dicas para promover seu conteúdo em vídeo

Basta olhar em volta: as pessoas escutam música, tiram fotos, gravam vídeos e consomem todo tipo de conteúdo em seus dispositivos sem pensar sobre isso. Conteúdo em vídeo faz parte do nosso dia a dia.

Criar vídeos e distribuí-los para o mundo é mais fácil do que nunca. É possível gravar, editar e compartilhar através do próprio celular, sem a necessidade de filmes, laboratórios e salas de edição.

Se por um lado isso é positivo, por outro significa que há um amontoado gigantesco de conteúdo em vídeo que as pessoas podem consumir, inclusive gratuitamente. O que cria consumidores cada vez mais exigentes com aquilo que assistem.

Por isso, saber como promover seu conteúdo em vídeo é essencial para alcançá-los. Continue lendo para ver algumas dicas.

Crie miniaturas eficazes

Seu vídeo pode estar perfeito, mas uma miniatura eficaz e atraente pode determinar se um consumidor vai clicar nele ou não. Pense como o usuário: quantas vezes você não clicou em um vídeo só porque a miniatura chamou a sua atenção?

Por isso, enquadre e enfatize a imagem de seu vídeo com maior impacto visual. Provoque curiosidade, faça seus espectadores quererem saber mais.

Utilize técnicas SEO

Técnicas SEO (Search Engine Optimization) são essenciais para aumentar o número de visualizações de seu vídeo. Utilize um título compatível com SEO, tags e descrições meta apropriadas. Garanta que seu vídeo seja encontrado por quem procura o tópico por ele abordado.

Aproveite as mídias sociais

Estar nas mídias sociais em que está o seu público é essencial para o sucesso do seu vídeo. Já parou para pensar onde seu público está? Em que plataforma há maior probabilidade de que seu conteúdo seja visto? Assistir a um vídeo no YouTube é diferente de ver um vídeo no Instagram. 

Adapte suas estratégias de vídeo para os formatos e plataformas onde há mais chances de ser visto por quem importa. Utilizar hashtags e participar de fóruns online também ajuda a promover seu conteúdo.

Integre seu marketing em vídeo com outro marketing

Combinar o marketing de conteúdo em vídeo com outras formas de marketing pode trazer resultados surpreendentes. Um vídeo vinculado a um sorteio, por exemplo, pode trazer muito mais espectadores.

Enviar seu vídeo por e-mail marketing também pode ser eficaz, aumentando a taxa de engajamento. 

O importante é produzir bom conteúdo e fazê-lo de forma consistente, criando vídeos com valor. 

Marketing de conteúdo em vídeo com qualidade

Se sua marca não está utilizando vídeo, está ficando para trás. Por isso, marketing de conteúdo em vídeo não pode ser negligenciado no seu planejamento.

Quer buscar soluções criativas e inovadoras em formato audiovisual? Conte com a equipe da Olive Tree Filmes! Acesse nosso site e entre em contato para saber o que podemos fazer pelos seus vídeos e acompanhe nosso blog para mais conteúdo.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Como implantar marketing de conteúdo em vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *