Olive Tree Filmes

Introdução

Como incluir podcast na minha estratégia de marketing?

Como incluir podcast na minha estratégia de marketing?

Para que uma estratégia de marketing obtenha o sucesso desejado, é preciso planejá-la com cuidado e adotar ferramentas que possam fazer com que a empresa alcance seus objetivos com agilidade, como aumentar o número de clientes e vendas, por exemplo.

Nesse sentido, uma ferramenta que tem conquistado muitas pessoas é o podcast. De acordo com um levantamento realizado pelo Deezer (plataforma de conteúdos sonoros), o consumo de podcasts aumentou 67% em 2019 com relação ao ano anterior, 2018, o que indica que essa ferramenta tem conquistado um público cada vez maior.

Para saber melhor o que é, quais são seus benefícios e como aplicar o podcast em sua estratégia de marketing, continue a leitura.

O que é podcast?

Basicamente, podcasts são programas de áudio que podem ser baixados da internet ou reproduzidos a partir de plataformas que ofereçam serviços de streaming. De certo modo, podemos compreendê-los como um programa de rádio, com a diferença de que se trata de um programa que pode ser baixado e ouvido a qualquer momento.

Hoje, podem-se criar podcasts para abordar conteúdos ligados a diversos nichos do mercado, como saúde, educação, esporte, lazer, sexualidade, economia, agronomia, comunicação, marketing e daí em diante.

Os podcasts são oferecidos, geralmente, em episódios, ou seja, um podcast pode abordar um assunto específico dentro de um tema amplo, como educação, por exemplo. Por isso, é preciso planejar a produção de podcasts, para que você possa abordar os diversos assuntos que fazem parte de um tema, o que pode te ajudar a atrair uma audiência maior.

Os principais benefícios de se usar podcasts

Ao usar podcasts, você pode aproveitar alguns benefícios que essa ferramenta oferece. A seguir, apontamos os principais. Veja:

• Uma vez baixados, os podcasts podem ser escutados pelos seus clientes ou potenciais clientes em qualquer que seja a situação, como em um congestionamento de trânsito, por exemplo, o que amplia o alcance de sua marca, produto e/ou serviços;

• Os podcasts podem agregar valor ao seu negócio, uma vez que ampliam os formatos de conteúdo oferecidos por você. Isso, de certo modo, privilegia os clientes que não gostam de passar muito tempo parados lendo um conteúdo;

• Os podcasts geram engajamento para sua marca, fazendo com que ela desenvolva um bom relacionamento com seus públicos.

Mas, então, como incluir o podcast em uma estratégia de marketing?

O processo de inclusão de um podcast em uma estratégia de marketing é simples.

A primeira coisa que você precisa fazer é planejar sua estratégia de podcast, selecionando os assuntos e temas que são de interesse tanto de sua empresa como dos seus públicos. Após isso, você deve gravar os podcasts, mas de maneira a preservar a qualidade do material e deixá-lo interativo, atrativo, capaz de conquistar a atenção dos públicos que busca atingir.

Depois de finalizado, o podcast pode ser inserido em seu site, redes sociais ou em qualquer outra plataforma em que seu público esteja presente.

E então, o que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado. Para ler outros como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?

Artigos Relacionados

0 comentário em “Como incluir podcast na minha estratégia de marketing?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *