Olive Tree Filmes

Introdução

Como inserir gráficos durante a live?

Como inserir gráficos durante a live?

Cada plataforma usada para lives possui formas diferentes de inserir gráficos e imagens para compartilhar durante a transmissão ao vivo.

Portanto, é preciso que você verifique qual a plataforma ou site usado. Redes sociais, plataformas de reunião online ou em programas específicos de transmissão têm diferenças quanto a essa função.

Inserir gráficos na reunião online

Nas plataformas de reunião online, como Zoom, Microsoft Teams e Google Meet, a função é intuitiva para o apresentador. Basta clicar na opção de “apresentar” ou em “compartilhar apresentação”.

Nessas plataformas, também é possível compartilhar a tela do seu computador ou celular, caso seja de seu interesse.

Inserir gráficos na live em redes sociais

Para a live no Instagram, é possível adicionar gráficos por meio de duas formas. A primeira, é compartilhando imagens que estão salvas em seu celular. A segunda, é inserindo a caixa de perguntas do Instagram na imagem.

1. Compartilhar imagem na tela: para essa função, basta ter salvo no celular a imagem que se deseja exibir durante a live. Basta clicar no quadrado que aparece no canto da tela e selecionar a imagem desejada.

No momento que quiser remover a imagem, basta selecionar a opção de não usar a imagem.

2. Colocar a caixa de perguntas na tela: se você tiver postado algum tempo antes da live a caixa de perguntas do stories, as respostas que os seguidores deram estarão disponíveis para inserir na tela! Basta clicar no ícone de carta que estará aparecendo e selecionar a caixa com a pergunta desejada.

Para inserir gráficos nas lives do Facebook, você pode usar um programa de transmissão e colocar por meio desse programa. Mas é possível também usar o próprio Facebook, via Live Producer. Existem os gráficos estáticos e os gráficos interativos.

Você pode fazer upload de uma imagem ou inserir texto em ferramenta própria. Após subir a imagem, você deve salvar e clicar em “publicar” para que apareça na lista de gráficos. É indicado que você teste com antecedência para verificar se a resolução ficará adequada para a tela.

O caminho que você deve fazer, é: Live Producer > Gráficos > Selecionar o gráfico desejado e personalizar. Depois, volte no Live producer e inserir.

Inserir gráficos em programas de transmissão

Nos programas de transmissão, como OBS Studio, Wirecast e similares, você terá na plataforma a visualização parecida com o que vemos em programas de edição e vídeo. É necessário adicionar camadas ou cenas, para então abrir uma “trilha” em que você pode colocar o elemento gráfico.

É preciso, em resumo, que você faça upload da imagem a ser usada na live para no momento adequado colocar a imagem na tela do espectador, ou deixar o tempo inteiro para visualização durante a live, configurando no programa utilizado. Em nosso blog, nós temos um tutorial em vídeo completo sobre como adicionar textos e gráficos no Wirecast, confira: https://www.olivetreefilmes.com.br/go-live/wirecast-como-inserir-textos-e-graficos-na-live/

Caso você já esteja cansado(a) dos perrengues que ocorrem durante as lives, conte com a gente! Temos diversas sugestões de solução em nosso blog. Ou também podemos te ajudar com diversas soluções em produção audiovisual. Acesse nosso site e saiba mais! https://www.olivetreefilmes.com.br/

Artigos Relacionados

0 comentário em “Como inserir gráficos durante a live?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *