Olive Tree Filmes

Introdução

Como montar um estúdio de baixo custo na sua empresa e gerar conteúdos com qualidade

Como montar um estúdio de baixo custo na sua empresa e gerar conteúdos com qualidade

Cada vez mais, é importante para as empresas, independente de seu segmento de atuação, ter a capacidade de produzir conteúdos audiovisuais de qualidade. A sociedade é muito visual, dinâmica e conectada nos dias atuais e, por isso, saber se comunicar com estas características é essencial para o sucesso.

Além da contratação de serviços competentes para ações, animações, vídeos em geral e até transmissões de eventos ao vivo, um detalhe que pode fazer toda a diferença a favor da empresa é ter um estúdio.

Se, inicialmente, isso pode parecer um trabalho muito grande e custoso, a verdade é que há a possibilidade de que tudo seja relativamente barato e, ainda assim, entregando muita qualidade nas produções. E este será nosso foco aqui.

A seguir, falaremos sobre alguns passos fundamentais para que haja a montagem de um estúdio de baixo custo, sem perder nada em qualidade para a produção dos conteúdos.

Escolha do local

O primeiro passo para ter um estúdio sem maiores custos é saber escolher o lugar ideal para a necessidade da empresa em questão. Algo que pode gerar gastos extras é pensar em uma estrutura muito grande, sem que isso seja necessário pensando nos tipos de vídeo e conteúdos a serem produzidos.

Portanto, para que o custo seja baixo, o ideal é criar um bom plano antes de iniciar a construção do estúdio em si. Pense em qual será a demanda para os conteúdos da empresa e, a partir disso, entenda qual o tamanho do espaço e quais as infraestruturas serão necessárias para que os objetivos sejam atingidos.

Muitas vezes, uma sala simples, com alguns recursos, já acaba sendo suficiente. Em outros casos, pode ser necessário um espaço maior.

O ponto é: a produção de conteúdo tende a trazer determinados benefícios, como expansão da marca e relacionamento melhor com parceiros e clientes. Por isso, entra também o cálculo de custo-benefício. Se a produção for mais rebuscada, mas trouxer enormes ganhos, vale a pena gastar um pouco mais, pois isso será recuperado.

Porém, como nosso objetivo principal aqui é comentar formas de ter um estúdio barato para produção de conteúdo, a dica é: escolha o local na medida certa e sem grandes exageros, pois isso só trará custos altos, sem benefícios.

Cenário eficiente e sem exageros

Outra forma de garantir um estúdio mais barato e, ainda assim, entregar conteúdos de qualidade é pensar em um cenário simples, mas eficiente.

Muitas vezes, quando não há grande experiência em produção audiovisual, os envolvidos acreditam que é necessário ter muitas imagens de fundo, muita coisa envolvida. Mas isso não é a solução, ainda mais quando falamos de baixo custo.

Um cenário simples, mas pensado com carinho e visando à eficiência da mensagem que quer ser passada, já é bastante útil e suficiente para que os vídeos atraiam o público e o mantenha conectado.

Até porque o importante é que o conteúdo mostrado seja de qualidade. O cenário será um ótimo complemento, mas não o fator decisivo para o produto final.

Sendo assim, se a meta é ter um estúdio de baixo custo, o ideal é não colocar muito do orçamento pensando em cenários rebuscados, imaginando que isso vá fazer toda a diferença. Mais importante é investir em um bom conteúdo, com roteiro bem pensado e execução de qualidade.

Se isso for atingido, pode ter certeza que o cenário bem encaixado, e barato, será um complemento essencial. E o mais importante: sem trazer custos altos que possam inviabilizar partes mais importantes do projeto.

Pensando nisso, uma dica é utilizar o famoso Chroma Key, boa possibilidade para criar cenários artificiais. Não é caro e consegue simular uma longa série de imagens projetadas como fundo. Portanto, imaginando a construção de um cenário barato, esta é uma dica prática que pode auxiliar.

Pesquise bem os equipamentos a serem comprados e serviços a serem usados

Por fim, outro elemento importante para a construção de um cenário barato e com qualidade é pesquisar bem os equipamentos e os serviços que serão usados.

Câmeras, tripés e outros componentes têm suas especificidades, diferentes marcas etc. Por isso, é importante pesquisar bastante os preços, para garantir o maior equilíbrio entre qualidade e preço mais baixo possível.

Para isso, procurar ajuda especializada para dar dicas sobre quais características são mais importantes e quais marcas garantem mais estabilidade e funcionalidade a longo prazo é uma boa pedida para garantir que o plano seja o melhor possível, diminuindo custos e garantindo alto nível na capacidade de produção.

Além disso, há um elemento essencial, que é a contratação de serviços especializados para as gravações. Dificilmente, uma empresa terá know-how de como fazer este tipo de produção por conta própria. Então, uma parte do custo de uso do estúdio virá com esta contratação.

Mesmo não sendo exatamente a construção do estúdio de baixo custo, ter uma equipe preparada ao lado pode influenciar nisso. Afinal, com o conhecimento profissional, é possível garantir dicas sobre todos os elementos que citamos acima: equipamentos bons e baratos, cenários simplificados, mas eficientes, além da construção de um espaço no tamanho ideal.

Resumindo: estas dicas que passamos acima serão essenciais para que haja a construção de um estúdio mais barato e garantindo total qualidade na produção dos conteúdos.

De qualquer forma, ter o auxílio profissional, de uma empresa especialista em produção de vídeos, dos mais diversos formatos, também fará toda a diferença. O mundo corporativo, cada vez mais, precisa deste tipo de serviço.

É uma demanda para chamar atenção de parceiros e clientes. Ainda assim, não é simples, na maior parte dos segmentos, criar conteúdos e ter conhecimento técnico suficiente para produção. Por isso, as empresas especializadas nesta produção devem ser colocadas em pauta e contratadas para tal serviço, colocando a mão na massa e também prestando auxílios e consultorias para a construção de estúdios.

Gostou deste conteúdo? Saiba que nosso blog tem muito mais. Por isso, acesse os demais textos e amplie seus conhecimentos sobre produção de vídeos corporativos e temas relacionados. Temos certeza de que, com isso, a capacidade de produção de qualquer negócio aumentará muito.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Como montar um estúdio de baixo custo na sua empresa e gerar conteúdos com qualidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *