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Introdução

Como Trabalhar um Posicionamento de Marca no YouTube

Como Trabalhar um Posicionamento de Marca no YouTube

Antes de tudo, sabemos que o principal objetivo de qualquer marca no mercado, é gerar competitividade. Contudo, para que esse processo seja totalmente eficiente, devemos nos atentar ao novo modelo de consumo por parte dos consumidores: os conteúdos em vídeo.

Por causa da crise da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), percebemos o quanto as pessoas passaram a optar por se relacionar com empresas pelo meio digital. Assim, entendendo que o mercado virtual está em constante crescimento, é necessário dispor de meios eficientes para tornar uma marca acima da concorrência, para que assim consiga conquistar diversos clientes. 

Para esse objetivo, podemos perceber a devida importância das estratégias de posicionamento de marca no YouTube para tornar a empresa “marcante” no setor de atuação. Isso porque os vídeos são altamente interativos e fáceis de serem consumidos. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

Afinal, o que é posicionamento de marca? 

Antes de tudo, podemos definir que o posicionamento de marca nada mais é do que desenhar, ou reformular a oferta comercial da sua empresa, para que essa nova oferta consiga atingir a mente dos consumidores. Assim, entendemos que esse processo é abrangente e totalmente integral!

Isso porque o posicionamento de marca acaba envolvendo a forma em que a sua empresa precisa estar visível para o mercado e como a conexão com os usuários deve ser gerada. Em outras palavras, esse tipo de posicionamento só é ser feito caso o tipo de mercado em que a empresa se situa e seus respectivos clientes consigam ser totalmente compreendidos — com todas as suas respostas, necessidades e objeções previamente solucionadas. 

Qual é a importância do posicionamento de marca? 

Agora que você já conhece o conceito e a função do posicionamento de marca na sua empresa, está na hora de conhecer suas principais vantagens e benefícios. Confira abaixo quais são eles:

• Esse método oferece vendas cada vez mais contínuas, já que as estratégias de oferta comercial sempre serão de acordo com as principais necessidades e objeções do público em questão;

• A empresa consegue posição competitiva no mercado, ganhando competitividade;

• Constrói audiências e promotores da sua marca, uma vez que o buzz marketing é ainda mais enraizado nesses momentos;

• Sua empresa oferece mais credibilidade e confiança, uma vez que ao tornar-se líder no seu segmento, passará a ser referência no produto ou serviço oferecido.

Quando falamos a respeito de um mundo cada vez mais digitalizado, o posicionamento de marca torna-se crucial, pois suas estratégias acompanham a modernidade. Assim, quanto mais esse tipo de posicionamento estiver na internet, mais amplo o seu negócio será. 

Isso porque o ambiente virtual transcende as barreiras geográficas e torna a sua marca reconhecida por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. A escalabilidade é muito mais eficiente!

Como começar um posicionamento de marca no YouTube? 

Entendendo a devida importância desse método, agora podemos perceber o quão benéfico o YouTube pode ser para esse objetivo. Já é mais do que comprovado que os formatos digitais em forma de vídeo são muito mais atrativos para o público, uma vez que são de fácil consumo e são os mais acessados na atualidade.

Com isso, podemos entender o motivo pelo qual o YouTube é uma das plataformas mais queridas do público. Sendo assim, nada mais estratégico do que direcionar a sua empresa para esse site, a fim de conquistar clientes em potencial. Confira abaixo o passo a passo para criar um posicionamento nessa plataforma de forma estratégica:

1. Conheça o seu público-alvo

Para que a sua marca consiga se posicionar eficientemente no seu mercado de atuação, é necessário, antes de qualquer coisa, entender o seu público-alvo. Nesse ponto, precisamos entender suas dores, necessidades, objeções, comportamento frente a oscilação de preços, e entre outros processos que oferecem potencial para enriquecer mais informações a respeito da sua persona e o que ele de fato está buscando em produtos e serviços que sua empresa oferece. Com base nessas informações coletadas, você será capaz de quebrar objeções e tornar sua marca ainda mais atraente para o público. 

2. Avalie a concorrência 

Quando o assunto é análise de concorrência, nos contextos atuais, é muito mais considerável direcionar esse segundo passo para o segmento digital, já que estamos falando do melhor meio para realizar um posicionamento de marca eficiente. Faça uma auditoria taxativa e criteriosa a respeito dos seus concorrentes, avaliando seus pontos fortes e fracos. 

A ideia, nesse momento, é entender como o público se comporta quando entra em contato com a empresa, o que esperam, quais são os déficits e gargalos que a empresa comete na hora da conversão. Esses dados servirão para você inspirar-se em ideias ainda mais inovadores e mais atraentes para os usuários. 

3. Conecte com as pessoas em nível humano 

Não menos importante do que os passos citados acima, é o fato de que quando estamos falando de processos comerciais, devemos levar em consideração o fator humano. Ou seja, criar conexões reais para que o posicionamento da marca seja ainda mais prolongado. Você pode conquistar esse objetivo por meio de um storytelling — cativando o público por meio de histórias. Essas histórias podem ser contadas por meio de formatos visuais, como é o caso de vídeos. 

Além de ser um conteúdo de fácil consumo no YouTube, é um dos mais preferidos dos consumidores, pois exige pouca concentração e ação para que ele seja interpretado. O visual é muito mais confortável que o escrito!

4. Reforce o diferencial da sua empresa em relação a concorrência 

Para dar ainda mais valor ao seu posicionamento, é de suma importância ressaltar seus principais valores para o público. Aquilo que você oferece, bem como a forma em que oferta o produto ou serviço em questão será o diferencial para conquistar o seu público. 

Mesclando o conhecimento parcial acerca do comportamento do consumidor, mediante ao que ele procura, o que ele espera de um produto ou serviço e a forma em que ele deseja adquiri-lo, serão os fatores-chave de sucesso para sua empresa fidelizar um novo cliente. 

Conclusão

Conforme vimos, o posicionamento é um processo essencial para qualquer empresa, pois evidencia as qualidades da marca e mostra o principal diferencial entre ela e a concorrência. Além disso, outras técnicas também são empregadas nesse tipo de posicionamento, unicamente para que a taxa de conversão seja ainda maior a cada visita. 

Portanto, agora que você já sabe o que é posicionamento de marca e conhece o passo a passo para executá-la no YouTube, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como um vídeo publicitário tem capacidade para elevar sua empresa a outro nível.

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