Olive Tree Filmes

Introdução

Como usar o Google Sala de Aula para e-learning

Como usar o Google Sala de Aula para e-learning

Uma tendência dos últimos anos, com o forte crescimento tecnológico, foi a adoção cada vez maior de formas remotas de estudar. O conteúdo deixou de estar apenas na sala de aula, cadernos e livros, passando também para o mundo digital. Obviamente, este segmento logo ganhou a atenção de diversas empresas capazes de produzir programas relacionados ao tema.

Por exemplo, o Google. Cada vez aumentando mais seu portfólio de atuação no mercado digital, a forte marca criou o produto Google Sala de Aula. E este texto mostrará de que forma esta ferramenta ajuda no e-learning, o aprendizado a partir do uso de tecnologia.

Como acessar o Google Sala de Aula?

Primeiro de tudo, como a maior parte dos serviços do Google, como Gmail, Google Drive e outros, é preciso ter uma conta para poder acessar. Este mesmo acesso levará o indivíduo a todas as abas possíveis. Ou seja, o primeiro passo, simples, é ter uma conta no Google para poder se conectar, com a autorização do professor que cria o conteúdo.

Como potencializar o aprendizado e a organização?

Mas o foco principal aqui é entender como potencializar o aprendizado e a organização do conhecimento usando a ferramenta. Assim que alguma página for criada no Google Sala de Aula, o aluno passa a ter acesso a uma página exclusiva para ele, os demais companheiros e os professores, o que já aproxima a turma e ajuda a comunicação.

Portanto, o Google Sala de Aula pode auxiliar os alunos a estar mais próximo dos mestres, facilitando o acesso às lições, aos exercícios, permitindo maior facilidade para tirar dúvidas. Além disso, a própria colaboração entre os aprendizes é fundamental, com a possibilidade de mescla de experiências e visões sobre determinado tema. 

Facilidade para organizar os trabalhos e tarefas

Outra vantagem que o programa traz é permitir que as provas, trabalhos e tarefas em geral sejam postadas pelo aluno diretamente em uma página inicial da turma. Assim, não há nenhum risco de erro na comunicação com o professor, falha no recebimento e possível dor de cabeça posterior.

Um dos desafios do ensino à distância é justamente a integração efetiva entre aluno e professores, para que os conteúdos e lições sejam entregues de forma organizada, sem atrasos. Com uma plataforma como o Google Sala de Aula, tudo fica centralizado em uma pasta específica, facilitando a situação.

Além disso, ainda podemos citar o fato de o aluno poder dividir em pastas os seus diversos cursos e matérias. Assim, não fica tudo amontoado em cadernos ou arquivos menos avançados no computador. O Sala de Aula permite que o indivíduo tenha várias pastas de conteúdos separados, facilitando os momentos de estudo e entrega de tarefas no lugar certo e afins.

Estas são algumas das funcionalidades que fazem com que o Google Sala de Aula potencialize a capacidade dos alunos de aprenderem mais e melhor. O sistema de provas e lições também se facilita, assim como a comunicação. Todos esses aspectos serão essenciais para que o ensino seja o mais proveitoso possível para todos os envolvidos.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre este e outros temas relacionados ao uso de tecnologias em diversos segmentos? Leia nosso blog. Já possuímos um bom acervo de textos sobre os mais variados assuntos, buscando trazer conhecimento a todos os interessados nesta área.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Como usar o Google Sala de Aula para e-learning

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *