Olive Tree Filmes

Introduction

Como usar vídeos nas redes sociais para engajar seu público?

Como usar vídeos nas redes sociais para engajar seu público?

Deseja engajar seu público na internet? Uma das melhores formas de fazer isso é usar vídeos nas redes sociais. Segundo pesquisa feita pela Cisco, em 2018 cerca de 80% de todo o conteúdo web será composto de vídeos online.

Além de gerar engajamento e aproximar empresas e marcas dos internautas, conteúdos em formato de vídeo para a web são mais atrativos, passam informações com praticidade, são adequados aos dispositivos mobile, despertam mais atenção e também podem gerar e aumentar vendas.

Soma-se a essas vantagens o fato de que as redes sociais têm facilitado cada vez mais o compartilhamento e a visualização desse tipo de conteúdo. Por isso, as companhias que ainda não o utilizam ou o fazem de forma incorreta perdem a oportunidade de conversar e de interagir com potenciais consumidores.

Você já sabe como utilizar esse recurso e quais benefícios ele traz? Ficou curioso e quer descobrir como usar vídeos nas redes sociais para alavancar seu negócio? Então confira as dicas exclusivas que preparamos para você! Boa leitura!

Produza um vídeo de apresentação no Facebook

Atualmente, é essencial que as empresas tenham uma página no Facebook, pois a rede é a mais utilizada no mundo inteiro. Ela também permite uma grande segmentação e tem um alto potencial de compartilhamento.

Então, apresentar-se corretamente nessa plataforma é imprescindível para conectar-se com o público — e uma das melhores formas de fazer isso é produzir um vídeo de apresentação.

Ele facilitará a identificação da marca quando os usuários acessarem a sua página e será muito mais atrativo do que um texto descritivo, pois muita gente nem lê. No entanto, lembre-se: para que seja eficaz, o vídeo precisa ser curto, direto e objetivo.

Promova transmissões online

As redes sociais também têm incentivado bastante o uso de vídeo em suas plataformas. Bons exemplos são o Facebook e o Instagram: em atualizações recentes, eles facilitaram a forma de visualizar esses conteúdos — basta rolar a timeline e os vídeos são rodados automaticamente.

Além disso, ambos permitem que você faça transmissões online. Esse recurso costuma chamar bastante atenção dos usuários e ajuda a conectar a marca aos internautas.

As famosas lives permitem interação e bate-papo em tempo real com os consumidores, fazendo com que eles tenham informações de primeira mão e participem ativamente por meio de comentários e reações durante a exibição. Entretanto, para ter sucesso com esses vídeos nas redes sociais alguns pontos merecem cuidado:

  • a qualidade da imagem e da transmissão precisam ser excelentes para não criar uma experiência ruim e afastar os internautas;
  • o conteúdo precisa ser de interesse da audiência e você deve tomar cuidado para não fazer lives muito extensas e cansativas.

Faça Stories no Instagram

Depois do grande sucesso do Snapchat, o Instagram lançou o Stories, recurso que permite a postagem de vídeos curtos, com ou sem áudio, para os amigos ou pessoas específicas. A ferramenta é um verdadeiro sucesso, utilizada por pessoas comuns e também por empresas que desejam se conectar aos seus públicos.

Assim, se você quer ter engajamento por meio de vídeos nas redes sociais, fazer Stories com frequência será uma ótima estratégia. Você pode produzir conteúdos curtos para divulgar produtos, serviços, promoções e até mesmo fazer links para o seu site ou alguma página específica.

Poste vídeos com hashtags

No Facebook, no Twitter ou no Instagram, boas formas de conseguir um bom alcance com os vídeos é utilizar hashtags. Por meio delas, as pessoas interessadas em determinados assuntos encontrarão o seu conteúdo facilmente.

Como elas foram até você por conta própria, as chances de assistirem aos seus vídeos e até mesmo de fechar compras serão muito maiores. Portanto, fazer uma pesquisa de palavras-chave e descobrir o que os usuários estão pesquisando e acessando ultimamente pode ser um bom caminho para criar hashtags certeiras.

Uma boa dica é sempre ficar de olho nos trending topics do Twitter.

Monte um canal no YouTube

De acordo com dados divulgados pelo YouTube, a rede social possui nada menos que 98 milhões de usuários mensais no Brasil, o que a coloca no ranking como a principal plataforma de busca de vídeos do país. Por isso, é importante que os seus conteúdos audiovisuais estejam presentes por lá.

Para isso, o ideal é criar um canal no YouTube: a empresa ou marca terá a oportunidade de postar vídeos online na frequência que desejar, deixando tudo de maneira organizada e disponível para o público na hora da busca.

No entanto, lembre-se de que para aparecer nos primeiros resultados é necessário utilizar bons títulos e descrições, aliados a técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Faça publicidade em vídeos online

Uma das formas mais efetivas de fazer publicidade na internet é justamente por meio de vídeos, por conta de todas as vantagens e benefícios que já foram mencionados. Entretanto, você deve saber que não basta apenas apresentar um produto ou serviço.

Esse trabalho precisa ser feito de maneira atraente, contando uma boa história e com um roteiro bem criativo. Nesse caso, algumas dicas são valiosas e você deve atentar-se a elas para não errar na hora de fazer publicidade em vídeos nas redes sociais:

  • prenda a audiência logo nos primeiros segundos;
  • faça vídeos de curta duração;
  • finalize o conteúdo com o CTA (Call To Action) que você deseja.

Crie conteúdo em vídeo para o seu blog e divulgue nas redes sociais

Os blogs são importantes canais para publicar conteúdos variados e que sejam pertinentes ao interesse do público-alvo das empresas. Além de posts escritos, produzir vídeos pode ser bem interessante e atrair ainda mais pessoas para o seu negócio.

Quer entender onde as redes sociais entram nessa história? Você pode divulgar e postar esses vídeos online em plataformas como o Facebook, o Instagram, o Twitter e o LinkedIn. Além de fazer com que o seu conteúdo seja visto, essa divulgação pode levar os internautas até o seu site.

Utilize vídeos nas redes sociais para fazer links

Na maioria das vezes, marcas e empresas usam imagens nas redes sociais para levar o público à loja online ou algum outro canal. Entretanto, não é sempre que esse tipo de post traz bons resultados.

Então, para variar um pouco, você pode utilizar vídeos específicos para fazer links e chamadas. Esse contato mais pessoal fará com que você se aproxime das pessoas, além de aumentar as chances de resposta ao seu pedido.

Agora que você já sabe disso tudo, ficou bem mais fácil desenvolver uma estratégia nas redes sociais para engajar o seu público, não acha? Para ter certeza disso, basta fazer vídeos online de qualidade, com imagem e som perfeitos. Dessa forma, os internautas vão adorar os seus conteúdos audiovisuais.

Gostou dessas dicas para usar vídeos nas redes sociais?  Então aproveite para entrar em contato com a Olive Tree Filmes. Podemos ajudar você a produzir conteúdos inesquecíveis!

0 comments on “Como usar vídeos nas redes sociais para engajar seu público?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: