Olive Tree Filmes

Introdução

Compliance: Como as empresas estão usando videos para treinamento

Compliance: Como as empresas estão usando videos para treinamento

O compliance tem sido uma preocupação cada vez maior para as empresas. Essa prestação de contas se torna ainda mais importante em um mercado tão competitivo, onde os erros podem ter consequências bem graves. Para garantir este objetivo, as empresas inovadoras apostam nos vídeos para treinamento em compliance.

Estabelecendo uma solução criativa

Compliance é um assunto importante e delicado, mas é um desafio engajar o colaborador. Dificilmente ele irá querer se afastar das suas atividades para assistir uma palestra ou participar de qualquer ação que garanta a conformidade com as leis e com as próprias normas da empresa.

Logo, a melhor solução para aumentar este engajamento é usar a criatividade para trazer um material divertido, fácil de absorver e interessante. Em qualquer treinamento de compliance, em vídeo ou não, ele jamais pode ser monótono ou extremamente formal.

Por isso, use os vídeos para fazer as sessões de treinamento se tornarem mais divertidas, animais e eficientes.

Aproveitando esta opção ao máximo

Os vídeos são uma excelente plataforma para fazer os treinamentos de compliance. Atualmente, eles não são difíceis nem custosos de produzir, e permitem uma enorme diversidade na criação de conteúdos totalmente diferentes.

Não existe fórmula mágica para criar o vídeo perfeito, mas, o importante, é saber adaptá-lo para a sua equipe e a mensagem que você deseja passar. Porém, o mais recomendado é que os vídeos sejam curtos, mas exibidos com uma frequência um pouco mais alta, de modo que a atenção não seja perdida.

Afinal, o que é melhor? Uma palestra interminável de 4 horas ou alguns vídeos mais curtos, diretos, bem produzidos e engraçados?

Conhecendo os diversos formatos de vídeo para treinamento

O maior benefício dos vídeos é que eles podem ser feitos em inúmeros formatos/, e essa versatilidade, configura uma característica que permite ser ainda mais criativa, para explorar e combinar possibilidades.

Você pode começar com o mais básico, usando vídeos animados com gráficos e textos, que podem ser usados para gerar uma infinidade de conteúdos para diversos treinamentos.

Existe a opção da criação de cenários com pessoas reais, que dão mais impacto no contexto. É uma ótima opção para treinamento de pessoas que irão encarar determinada situação, como a interação com um cliente.

Vídeos guiados por experts são interessantes, mas é preciso que o profissional tenha bastante carisma para prender a atenção de quem está vendo.

Já as animações em whiteboard foram uma inovação e uma verdadeira febre, há algum tempo. E não é sem motivo. Esse modelo de vídeo é extremamente versátil, descrevendo conceitos com imagens, sons e animações. É extremamente eficaz, pois como a imagem é “construída” no vídeo, ela tende a ficar na mente de que o vê por muito mais tempo.

O vídeo interativo também é uma opção para trazer muito mais engajamento. Elas permitem que seu vídeo, de alguma forma, interaja com os colaboradores, e vice-versa, para que os conceitos de compliance sejam ainda mais fixados.

As empresas usam todos estes, e diversos outros, formatos de vídeos para treinamento, de modo que as mensagens de compliance sejam transmitidas de maneira muito mais eficaz e eficiente.

Se você quiser conhecer formas de melhorar o compliance dentro da sua empresa e como utilizar os vídeos de forma criativa e inteligente, confira o nosso blog e continue lendo!

Descubra como usar vídeos para aumentar o ROI em sua empresa.

0 comentário em “Compliance: Como as empresas estão usando videos para treinamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *