Olive Tree Filmes

Introdução

Conheça Todas as Resoluções de Vídeo, de Standard 480i até 12K

Conheça Todas as Resoluções de Vídeo, de Standard 480i até 12K

Uma das principais características na descrição de todo produto com telas (smartphones, computadores, tablets, TVs etc.) é a resolução da tela. Com o avanço da tecnologia, cada vez mais encontramos resoluções diferentes. Se parecia que a última moda era o 4K, agora já avançamos para o 12 K.

Mas afinal de contas, do que se trata a resolução? Nesse texto, explicaremos um pouco mais a respeito desse conceito, bem como falaremos com calma sobre cada uma das resoluções disponíveis no mercado. 

O que é resolução? 

De forma básica, a resolução diz respeito à qualidade da imagem sendo exibida na tela. Porém, tem muita gente que confunde resolução com tamanho de tela, aspect ratio, ppi ou outras configurações que também estão ligadas à imagem, mas são informações diferentes. Assim, para evitar que você confunda as coisas, vamos explicar um pouco mais sobre cada um desses conceitos. 

Tamanho da tela

O tamanho da tela não tem necessariamente a ver com a resolução. Trata-se, na verdade, das dimensões físicas da tela sendo analisada, seja do celular, computador ou TV. 

O padrão de medida internacional das telas é em polegadas (a saber: uma polegada equivale a 2,54 cm); você já deve ter percebido isso quando vai comprar uma TV, por exemplo, não é? As polegadas são medidas na diagonal do aparelho, já que normalmente eles são retangulares.

O tamanho de tela, portanto, não tem nada a ver com a qualidade da imagem nem com a resolução. 

Aspect ratio

O aspect ratio já é uma grandeza que influencia na qualidade da imagem. Você já deve ter visto em algum lugar medidas como 4:3, 16:9 e assim por diante, não é? Esses números estão relacionados à proporção de tela, também chamada de aspect ratio. 

Basicamente, a proporção de tela significa a relação entre a largura e a altura da imagem. Numa proporção 16:9, ele tem 16 de largura por 9 de altura, por exemplo. Essa, aliás, é a proporção mais comum nas telas atuais, também chamada de widescreen. 

Resolução

Por fim, chegamos à resolução em si. Pois bem, o que acontece é o seguinte: a menor parte da imagem exibida na tela são os pixels. De fato, se você conseguir aproximar o seu olho o suficiente da tela do PC ou celular, você vai perceber esses pequenos pontinhos coloridos. 

A resolução, então, trata-se da quantidade de pixels que estão na tela. Uma resolução 800×600, conta com 800 pixels na vertical e 600 pixels na vertical. Quanto mais pixels uma imagem ou vídeo tiver, melhor será a sua definição, e mais alta a sua resolução.

Conheça as resoluções disponíveis no mercado 

Bem, agora que você já entendeu o que é a resolução, está na hora de conhecer as principais opções disponíveis no mercado. Afinal, são tantas nomenclaturas que a gente se confunde, não é? HD, Full HD, 4K etc. Qual a diferença entre essas resoluções? Vamos entender a seguir. 

Standard

720x480i: também chamada de SD, é a definição padrão (standard definition). Era comum nas TVs de tubo, e hoje é utilizada por diversos vídeos do YouTube e nos celulares.

HD

1280×720: é a alta definição, ou HD. Surgiu para substituir as resoluções de TV que existiam até então, o NTSC e o PAL. Também chamada de 720p, está disponível nas TVs e nos computadores em geral.

Full HD

1920×1080: a mais comum para as TVs, é o full HD, com o dobro de definição do HD normal. Também conhecida como 1080p, foi criada especialmente para as transmissões do modelo HDTV. É uma resolução que alcançou um alto sucesso comercial, e está presente até em alguns smartphones e notebooks. 

Em celulares, é possível encontrar o HD+ e o Full HD+. Trata-se de telas um pouco maiores, com uma resolução ligeiramente mais alta do que os padrões aqui descritos. 

Ultra HD

3840×2160: essa resolução é muito conhecida como 4K, pois tem quatro vezes mais pixels do que o full HD. É uma resolução muito nítida e utilizada pelo cinema desde 2006, mas agora pode ser encontrada em diversas televisões e até em alguns monitores de computador.

8k UHD

7680×4320: com o dobro de definição do 4K, o 8K é uma tecnologia ainda bem cara e pouco disponível, mas incrível especialmente para experiências como filmes e jogos de videogame. 

12K UHD

12288 x 6480: tem três vezes a qualidade do 4K, e é a última tecnologia quando o assunto é resolução. Ainda não é um formato amplamente comercializado, porém já há diversas câmeras profissionais que gravam e 12K. Essa qualidade consegue dez vezes mais detalhes do que o 4K. 

Existem ainda várias outras resoluções, porém as mais comuns do mercado são essas aqui listadas. Outras já caíram em desuso ou não possuem apelo comercial.

Como escolher a resolução de tela ideal? 

Bem, agora que você já entendeu as diferenças da resolução, com certeza saberá comprar seu próximo aparelho com tela. Basta escolher a resolução mais alta disponível, certo? 

Na verdade, não é bem assim. Vale lembrar que as resoluções mais altas, como 4K e 8K, ainda possuem um custo muito alto para o consumidor, e nem sempre vale a pena investir em um produto desse modelo. Isso é especialmente verdade para celulares, que possuem uma tela muito pequena para certos detalhes.

Outro fator que você precisa ficar de olho, especialmente em telas menores, é a densidade de pixels, ou ppi (pixel por imagem). Quanto maior a quantidade de pixels por imagens, melhor será a qualidade. Porém, o olho humano não consegue perceber diferenças a partir de 330 ppi. Qualquer densidade além disso só servirá para encarecer o produto e consumir mais bateria do que um celular com menos definição. 

A decisão sempre virá da sua necessidade. Para quem é gamer, por exemplo, uma boa resolução traz uma experiência de jogo muito melhor. Então, pesquise e perceba a escolha certa para você.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as resoluções de tela? Nosso blog está cheio de informações a respeito da produção e reprodução de diversos tipos de vídeo. Navegue e fique por dentro de tudo! Não esqueça de compartilhar este artigo com mais amigos.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Conheça Todas as Resoluções de Vídeo, de Standard 480i até 12K

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *