Olive Tree Filmes

Introdução

Conteúdo em Vídeo: 5 dicas infalíveis para produção

Conteúdo em Vídeo: 5 dicas infalíveis para produção

Seja por hobby ou atividade que envolve o âmbito profissional, a criação de conteúdo em vídeo é uma excelente ferramenta de propagação de mensagem ou simplesmente divulgação artística. Plataformas como o YouTube, Instagram, TikTok, Facebook e muitas outras são conhecidas por suportar esse tipo de mídia.

Porém, para que se tenha assertividade nos objetivos que o vídeo deve atingir, é preciso tomar cuidado com todos os detalhes necessários para gravar com qualidade e produzir um material impecável, que as pessoas irão consumir e admirar. 

Por isso, confira a seguir essas 5 dicas infalíveis para produzir seu conteúdo em vídeo de forma otimizada!

Evitando as tremulações

Não há nada pior ao assistir a um conteúdo em vídeo do que não conseguir focar no objeto ou sujeito principal devido ao operador da câmera estar tremendo ou o local em que o dispositivo foi colocado ser irregular. Além de gerar aflição e passar impressão de amadorismo, dependendo do caso pode até gerar reações físicas como náusea e mais raramente epilepsia nos espectadores.

O segredo está no uso de um tripé para fixar a ferramenta de filmagem. Com esse mecanismo, é possível ter um controle maior e mais estável durante toda a movimentação e gravação das cenas. Caso não deseje investir em um tripé, você pode improvisar objetos planos que irão causar um efeito parecido, fixando a câmera e alinhando-a.

Escolha bem o local de gravação

Esse é um fator muitas vezes negligenciado e que pode influenciar em muitos outros fatores que ainda vamos citar, como a iluminação e o áudio. Se possível, sempre opte por locais com o mínimo de ruído possível e onde a iluminação natural seja moderada e controlável. 

Isso irá evitar diversas inconveniências e facilitará o processo de edição. É muito interessante testar o local de gravação antes de dar início aos trabalhos.

Tomando cuidado com a iluminação

Como o trabalho de gravação de conteúdo em vídeo é feito com câmeras, é natural que a essência de uma boa qualidade de imagem esteja na quantidade de luz e na incidência desta sobre o ambiente. O ideal é que a luz na cena não esteja estourada (ou seja, extremamente presente de uma forma a gerar superexposição) e também nem tão sombreada (muito escura a ponto de gerar dificuldade e até mesmo “aterrorizar” quem está vendo).

O ideal para ter o controle é (além de escolher o local) investir em um kit de iluminação para vídeo ou até mesmo improvisar o seu com objetos quotidianos.

Preste atenção no áudio

O som é essencial ao vídeo. Quando vemos um conteúdo em vídeo com boa imagem e péssima qualidade de áudio, desejamos que ele acabe logo, porém quando assistimos a um vídeo com imagem não tão boa e áudio de qualidade, conseguimos consumir o produto.

Apesar de equipamentos de qualidade poderem atingir valores exorbitantes, garimpando o mercado é possível encontrar bons microfones por preços acessíveis. É um investimento crucial para quem deseja filmar como um profissional.

Otimize o vídeo

Por fim, você precisa conhecer os melhores softwares para uma edição profissional, pois é nessa fase que você consegue ajudar até nos mínimos detalhes todas as transições e partes do vídeo de acordo com o que achar necessário. Além disso, é possível adicionar com maestria vinhetas e legendas que darão um tom mais profissional à sua gravação. 

Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog para conferir mais dicas do universo audiovisual!

Artigos Relacionados

0 comentário em “Conteúdo em Vídeo: 5 dicas infalíveis para produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *