Olive Tree Filmes

Introdução

Dicas para armazenar arquivos de vídeo com segurança

Dicas para armazenar arquivos de vídeo com segurança

Imagine a seguinte situação: você teve um trabalhão para criar um arquivo de vídeo ou gastou bastante dinheiro para criá-lo para sua empresa. Mas, de alguma forma, ele não foi salvo corretamente e simplesmente sumiu do seu computador. E agora?

Essa é uma situação muito comum entre quem não costuma armazenar os seus arquivos com segurança. O vídeo, por ser um formato que exige muito trabalho para ser feito, se torna um grande prejuízo para quem perdê-lo.

São inúmeras as causas que esse arquivo pode ter se perdido. Foi excluído sem querer, foi vítima de um vírus, etc. Qualquer que seja o motivo, sempre é um incômodo perder um arquivo importante, principalmente se ele foi criado com um propósito.

Quando isso acontece, pode ser que você nunca mais veja esse arquivo novamente. Alguns são impossíveis de serem recuperados. Por isso, é essencial aprender a salvá-los da maneira correta, sempre com uma cópia de segurança.

O que pode acontecer com seus arquivos de vídeo?

Teoricamente, nenhum arquivo deveria se perder nos computadores. No entanto, isso acontece de diversas formas. E uma das principais causas é a falta de organização.

Como armazenar arquivos de vídeo com segurança

Mesmo quando salvamos na nuvem, o arquivo corre riscos. Você pode acabar sendo vítima de vírus de resgate ou acesso indevido, por exemplo. 

Quando um arquivo está salvo apenas no seu computador, ele pode sofrer algum bug, ou a máquina pode estragar durante o uso. 

Como podemos ver, não é nada difícil acabar perdendo um documento digital importante. Certamente isso já aconteceu com você, não é mesmo?

Isso pode acontecer com qualquer tipo de arquivo, como fotos ou documentos de texto. No entanto, perder um vídeo talvez seja a pior dessas alternativas. Por ser mais pesado e impossível de reproduzir, o vídeo – editado ou não – não deve ser perdido por falta de segurança.

Para evitar de perder tudo o que foi registrado, alguns cuidados devem ser tomados. Otimizar o seu método de armazenamento, conhecer todas as ferramentas possíveis e se organizar é essencial. Assim, você sempre guardará os seus arquivos de vídeo com segurança.

Dicas para armazenar os seus arquivos corretamente

Existem algumas práticas que podem ser aplicadas para trazer mais segurança na hora de salvar os seus arquivos de vídeo. 

A primeira delas independe da forma que você escolhe salvar os seus arquivos. Para evitar problemas futuros, tenha noção do espaço que aquele documento ocupará em seus sistemas de armazenamento. 

Verifique se ainda há espaço para guardar o seu vídeo naquela pasta, HDD ou nuvem. A falta de dimensionamento pode interromper processos, diminuir o espaço para downloads e gerar custos extras com upgrade.

Outro ponto-chave para armazenar os seus arquivos com segurança é a organização. Ao gerenciar muitos arquivos, ou salvar vídeos muito pesados, é preciso redobrar a atenção. Separe-os em pastas, com data de produção ou finalização. 

Cuidado com os arquivos duplicados, que podem roubar o espaço disponível à toa. O vídeo exige um processo de produção trabalhoso, por isso, invista na segurança e organização do seu armazenamento.

Para os arquivos que não podem ser perdidos de jeito nenhum, a dica é salvar em dois locais diferentes. O HDD externo, por exemplo, pode ser muito seguro, mas nada impede que ele falhe, seja perdido ou extraviado. 

Aposte nos backups automáticos e não deixe de garantir que os seus arquivos estão em dois locais diferentes, como na nuvem e em um pen drive, por exemplo. Na sua empresa, um vídeo pode ser valioso para a sua estratégia de conteúdo. Então, não deixe de se assegurar.

Não deixe de manter o seu sistema de armazenamento sempre seguro. Para isso, certifique-se de que o hardware está configurado corretamente e os softwares estejam atualizados. 

Novos vírus surgem todos os dias, e eles podem invadir o seu computador sem permissão. Então, aposte nos programas antivírus e sistemas firewall para proteger os seus arquivos de acessos indevidos e invasões.

Quais as ferramentas mais seguras?

Existem várias opções de dispositivos de armazenamento, cada um com sua vantagem e desvantagem. Cabe a você conhecê-las e decidir qual a mais adequada ao seu tipo de arquivo e utilização.

Os pen drives são pequenos dispositivos que encaixam na entrada USB do seu computador. Eles são muito úteis para quem gosta de praticidade e quer carregar seus arquivos por todo lugar. Com memória flash, esse dispositivo é menos sujeito a erros.

No entanto, pelo tamanho, não é tão difícil de perder. Além disso, o seu espaço disponível para armazenamento é reduzido, se comparado às outras opções. O pen drive também não é tão rápido. No geral sua recomendação de uso é para poucos arquivos, que são utilizados com frequência.

Os cartões de memória funcionam quase da mesma forma, com a vantagem de serem pequenos e portáteis. Eles também são mais compatíveis com dispositivos de gravação de vídeos, o que pode ser benéfico em certas situações.

No entanto, o cartão de memória tem um uso mais restrito. Ele é mais caro, necessita de um leitor específico e a velocidade de gravação não é um ponto positivo.

Os HDD’s externos funcionam como um pen drive, porém com alta capacidade de armazenamento. São portáteis e fáceis de instalar, indicados para quem quer guardar muitos arquivos ou documentos mais pesados, como os vídeos.

No entanto, é preciso tomar cuidado com as quedas ou perdas do HDD externo. Ele pode ser facilmente danificado se não ter o cuidado necessário e não tem segurança contra desastres.

Dicas para armazenar arquivos de vídeo com segurança

O armazenamento em nuvem estourou nos últimos anos, e hoje faz parte do dia a dia de muitas pessoas. É uma forma fácil de armazenar arquivos, disponíveis em diversas plataformas, como o iCloud, Google Drive e Dropbox.

A nuvem é conveniente para quem passa o dia todo conectado, e tem disponibilidade gratuita para um número X de arquivos. No entanto, ao ultrapassar essa quantidade, esse tipo de armazenamento pode custar caro.

Além disso, essa ferramenta corre o risco de acesso indevido e modificação por vírus. Também precisa de acesso à internet para funcionar, caso isso seja um obstáculo para você.

Em conclusão, é possível verificar que existem diversas formas de armazenamento. Mas elas devem ser combinadas para garantir maior segurança na hora de salvar os seus vídeos.

Gostou? Clique aqui para saber mais sobre como os vídeos podem auxiliar a sua empresa.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Dicas para armazenar arquivos de vídeo com segurança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *