Olive Tree Filmes

Introdução

6 Dicas para Rankear Vídeos no YouTube

6 Dicas para Rankear Vídeos no YouTube

Depois de dedicar tempo e esforço fazendo um vídeo, pode ser muito frustrante vê-lo desaparecer no meio dos inúmeros vídeos do YouTube, não é mesmo? Para que seu vídeo tenha um bom desempenho no YouTube, é preciso que ele tenha um bom rankeamento. 

O rankeamento é o posicionamento de seu vídeo nos resultados das buscas e é justamente o que pode fazer com que seu vídeo apareça entre os primeiros vídeos mostrados.

O cálculo é feito por um algoritmo complexo do YouTube, que serve para garantir que o usuário tenha a melhor experiência possível e encontre exatamente o que está buscando. Portanto, há uma série de estratégias que podem ajudar a melhorar o rankeamento de seus vídeos.

1. Escolha bem a palavra-chave

Palavras-chave, ou keywords, são termos compostos por uma ou mais palavras que representam a maneira que o usuário está buscando por determinado assunto no campo de busca. Utilizar a palavra-chave “séries de suspense” pode ser mais efetivo do que “séries de mistério”, por exemplo.

Para saber quais são as palavras-chave mais buscadas, há algumas ferramentas disponíveis. O Keyword Planner, por exemplo, é gratuito. Lá, você descobrirá o desempenho da palavra-chave escolhida, bem como palavras-chave relacionadas que têm alta procura.

Após a escolha da palavra-chave, é importante garantir que ela apareça em uma série de lugares. Certifique-se de inseri-la no nome do arquivo (antes de subir o vídeo para o YouTube), na descrição de seu vídeo e também no título.

2. Planeje bem o seu conteúdo

O algoritmo do YouTube (ainda) não é capaz de assistir vídeos. Portanto, ele lê e analisa todos os conteúdos escritos relacionados ao seu vídeo, mas seu principal critério é a audiência.

Um dos principais fatores de rankeamento é a Taxa de Retenção dos vídeos. Ou seja, quanto as pessoas permanecem assistindo aos seus vídeos. De nada adianta você escolher a melhor palavra-chave e o título mais atraente, se os usuários entram em seus vídeos para saírem logo em seguida. 

Portanto, é preciso fazer um bom roteiro, que torne o vídeo dinâmico e caprichar na produção. Certifique-se de que seu conteúdo seja bom, interessante para o seu público e tenha a duração ideal para cada plataforma.

6 Dicas para Rankear Vídeos no YouTube

3. Otimize a descrição de seu vídeo

Muitas pessoas utilizam a descrição apenas para colocar links para suas redes sociais. Se você quiser melhorar o seu rankeamento no YouTube, não faça isso. 

O algoritmo do YouTube valoriza descrições detalhadas, que tenham ao menos um ou dois parágrafos. Portanto, capriche na descrição do conteúdo do seu vídeo e tente utilizar a palavra-chave logo na primeira frase.

4. Otimize o título do seu vídeo

Como dissemos na primeira dica: utilize a palavra-chave no título. Não poderíamos enfatizar isso o suficiente, tamanho o impacto que esse recurso tem no rankeamento de seu vídeo.

É importante que os títulos tenham uma boa Taxa de Cliques, portanto, faça títulos atrativos, que incitem o usuário a clicar. Para isso, os títulos não devem ser muito longos. Títulos de 40 a 65 caracteres são uma boa média.

5. Convença o usuário a permanecer no seu canal

Uma boa forma de garantir que o usuário permaneça em seu canal é fazer uma boa CTA (Call To Action) no final de seu vídeo, convidando-o a assistir a um próximo vídeo cujo assunto tenha a ver com o vídeo atual.

Outra opção é utilizar as Playlists, que garantem que o próximo vídeo seja reproduzido automaticamente, links na descrição e cards no decorrer do vídeo.

6. Utilize tags (marcadores) em seu vídeo

As tags não aparecem para o usuário, porém são fundamentais para que o algoritmo do YouTube entenda do que se trata o conteúdo do seu vídeo e impacta diretamente no rankeamento. Além disso, elas são essenciais na hora de recomendar vídeos relacionados ao usuário. 

Para as tags, além da palavra-chave escolhida, é importante aproveitar outras palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo. 

Não se esqueça de que o mais importante é a experiência do usuário, portanto, mantenha isso em mente e siga essas dicas que com certeza você conseguirá melhorar o rankeamento de seus vídeos no YouTube. 

Gostou destas dicas? Veja nossos outros artigos para saber ainda mais sobre como melhorar o desempenho dos seus vídeos no Facebook.

Artigos Relacionados

0 comentário em “6 Dicas para Rankear Vídeos no YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *