Olive Tree Filmes

Introduction

Dicas para uma excelente edição de vídeo

Dicas para uma excelente edição de vídeo

Você anda precisando treinar mais o seu olhar crítico e técnico quando o assunto é audiovisual? Para saber como editar vídeos, é preciso ter uma compreensão profunda sobre como as pessoas pensam, planejam e gravam informações.

Esse conhecimento possibilita a construção de histórias que inspiram e comunicam conteúdo de uma forma poderosa. Apesar disso, o ideal é que a edição nunca seja o foco do conteúdo, ou seja, ela deve ser tão eficaz e tão natural que as pessoas não se distrairão com suas transições e cortes.

É claro que você sempre deve contar com as habilidades de um profissional da área para realizar um bom trabalho, principalmente se o vídeo tiver fins corporativos, por exemplo. Ainda assim, é importante entender o básico para saber avaliar se o profissional selecionado está cumprindo com as expectativas da sua empresa.

Após a leitura deste post você vai ser capaz de identificar os aspectos que compõem um vídeo bem estruturado e de qualidade. Está na hora de você conhecer as melhores práticas que fazem toda a diferença para que um vídeo seja verdadeiramente envolvente. Vamos lá!

1. Acompanhe o foco do vídeo

O objetivo da edição de um vídeo é equilibrar a mensagem com as expectativas de sua audiência. Escolha sempre ângulos que ajudem a expressar o conteúdo como uma história, de uma forma clara. Ao mesmo tempo, procure imaginar para quais pontos específicos o público gostaria de observar em uma determinada cena.

Uma das maneiras de fazer isso é focar e acompanhar o elemento protagonista do vídeo à medida que ele se move pelo espaço. Repare neste vídeo, por exemplo. Conforme o palestrante se move em uma determinada direção, a câmera correspondente àquele ângulo é a escolhida na edição.

2. Dê preferência para closes em primeiro plano

É preferível que o seu vídeo esteja cortado entre diferentes ângulos de câmera para que o público compreenda o espaço onde a história está acontecendo. Uma vez que a cena já está contextualizada e o público já se situou na cena, use mais closes e planos médios. Esses posicionamentos trazem mais significado para o público.

A linguagem corporal e os detalhes das expressões faciais são atraentes e ajudam a prender a atenção de sua audiência.

3. Faça cortes em momentos de ação

Uma maneira de tornar a transição mais agradável aos olhos do espectador entre dois ângulos diferentes é cortando durante um gesto. O espectador assiste o início do movimento em um ângulo e segue-o enquanto ele termina na próxima cena. Isso cria uma sensação de continuidade que mantém a atenção do público no conteúdo.

4. Faça cortes para enfatizar palavras

O som de uma palavra pode tornar uma edição menos óbvia, principalmente quando o corte ocorre em palavras-chave do conteúdo do vídeo. A edição funciona como mais uma maneira de ajudar a realçar a palavra e torná-la mais fácil de ser lembrada pela audiência.

Repare neste vídeo em que, neste caso, o orador não se movimenta muito, então a dica anterior de cortar no momento da ação não se aplicaria. Neste caso, cortar nas palavras de ênfase é uma ótima saída.

5. Dê foco para a fala correta

Em vídeos que contam com mais de uma pessoa falando, como entrevistas, por exemplo, é importante prestar atenção em quem está falando e em que está ouvindo. Um bom jogo de cortes e transições pode aproveitar bem o momento da pergunta do entrevistador, e o momento da resposta do entrevistado.

Mas, pense bem, provavelmente é a fala do entrevistado que o público deseja entender com mais profundidade, então, mesmo enquanto o entrevistador faz uma pergunta, pode ser melhor manter um close no rosto do entrevistado para registrar sua expressão facial, sua reação imediata e sua resposta, de forma mais interessante.

6. Elimine os erros

No momento da fala, é normal que as pessoas acrescentem expressões como “hãn…”, “é…”, “tipo…” de forma natural e involuntária. É importante “limpar” essas falas para trazer mais objetividade e dinamismo ao vídeo e não cansar seu público. Além disso, claro, elimine também erros técnicos ou erros do ator, apresentador ou palestrante.

7. Mescle realidade e animação

Um palestrante costuma levar uma apresentação de slides para auxiliar, exemplificar e tornar visual algumas de suas ideias ao longo de sua fala. Da mesma forma que ele se programa para que, ao longo da apresentação, os elementos apareçam de acordo com o que está sendo falado, de forma dinâmica, um vídeo pode — e deve — utilizar de artifícios semelhantes. É importante desenvolver e aplicar animações e vetores de qualidade auxiliares na edição do vídeo para torná-lo tão dinâmico quanto uma apresentação presencial.

8. Escolha a música ou trilha ideal

Uma trilha sonora pode fazer toda a diferença no impacto que um vídeo causa no público. Veja os comerciais da Coca-Cola, por exemplo. O refrão de uma música fervorosa cria um sentimento positivo em quem assiste a este comercial. Uma emoção diferente pode ser criada de acordo com a necessidade do vídeo com o qual você estiver trabalhando.

Preocupe-se sempre em utilizar apenas músicas as quais você possua autorização para usar. Atente-se também para o volume utilizado ao aplicá-las. Uma trilha sonora que conduza o vídeo do início ao fim, por exemplo, deve ser utilizada em volume moderado para climatizar o vídeo sem prejudicar a fala daqueles que aparecem nele.

9. Familiarize-se com edições variadas

Para entender de edição de vídeo é necessário fazer o exercício de assistir muitos vídeos e filmes prestando atenção na edição e ritmo da história. Aproveite para tentar identificar todas essas práticas abordadas nesse post quando você for realizar esses estudos.

Preste atenção também em detalhes adicionais e crie um repertório próprio de referências. Dessa maneira ficará muito mais fácil pensar em soluções para os vídeos que você produzir profissionalmente.

Agora que você já adquiriu esses conhecimentos sobre como editar vídeos, siga nossos perfis nas nossas redes sociais e fique por dentro dos nossos próximos conteúdos! Estamos no LinkedInYouTubeGoogle+FacebookVimeo e Twitter!

1 comment on “Dicas para uma excelente edição de vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: