Olive Tree Filmes

Introdução

Edição de Vídeo: Dicas para uma edição profissional

Edição de Vídeo: Dicas para uma edição profissional

Por que a edição de vídeo se tornou tão essencial nos últimos anos? Vivemos uma era na qual os produtos audiovisuais como vídeos e stream lives são cada vez mais valorizados e utilizados, com todos os tipos de intenções e propósitos. Tanto produções culturais, como corporativas optam por este formato para passar suas ideias sobre determinados temas.

Mas um resultado final satisfatório só será possível graças a uma boa edição. Muitas vezes, um conteúdo de qualidade se perde após modificações que não sejam as corretas. Por isso, alguns pontos devem ser muito bem observados no momento de realizar o processo de edição do material bruto.

Definição do estilo de edição de vídeo

O primeiro passo para uma edição profissional é saber exatamente qual será seu viés. É necessário saber se o vídeo terá um tom mais engraçado ou mais sóbrio, quais as cores terão prioridade, como os cortes de imagem devem ser feitos… Sabendo tudo isto previamente, fica mais fácil planejar a ordenação dos frames, o que facilita a edição e melhora a organização do vídeo, deixando-o mais harmônico e com a fluidez necessária.

Para isso, é interessante que o editor não seja totalmente isolado, recebendo apenas o conteúdo bruto. É essencial que o trabalho seja em equipe, pois o conhecimento técnico de edição, sozinho, não garante a boa qualidade, já que o vídeo precisa ter um estilo e uma marca bem definida.

Vídeo para instagram precisam de mais criatividade para expor sua marca.

Escolha correta dos elementos utilizados

O produto bruto do vídeo contém cenas que, muitas vezes, não farão parte do conteúdo. Faz parte de uma edição de nível profissional escolher corretamente o que tirar e o que colocar. É preciso ter um roteiro bem estabelecimento, pensado juntamente com a equipe responsável pela pauta, caso não seja um produto individual, claro. Planejamento é, mais uma vez, a chave neste aspecto.

Além disso, o que também ajuda é dividir, antes de começar a edição, os diferentes elementos em pastas separadas. Sendo assim, as imagens podem ficar em um local, os áudios em outro, possíveis materiais complementares em outra. Isso auxilia no momento de organizar a pauta para iniciar o processo final.

Utilização do software certo para a edição

Todos sabemos que existem diversos programas utilizados para edição de vídeos. Embora algumas funções básicas sejam comuns à maioria deles, cada um tem suas particularidades. E isso é uma dica importante. Sabendo bem qual tipo de conteúdo será produzido, procure por aquele programa que potencializará da melhor forma sua edição. Além dos benefícios gerados pelas ferramentas à disposição, o tempo utilizado para o trabalho se torna menor com o software ideal. Eu por exemplo acredito que o software ideal é o DaVinci Resolve.

Estas dicas podem ajudar os interessados em realizar a edição de vídeos a ter uma noção melhor de como realizar o processo de forma mais profissional. No atual cenário da comunicação e do mundo corporativo, o audiovisual é peça fundamental. Saber editar conteúdos certamente faz a diferença e coloca você, ou sua empresa, na frente.

Quer saber ainda mais sobre produções de vídeo com qualidade? Então, não perca tempo e visite nosso site, no qual temos uma série de textos sobre as melhores opções, não só de edição, mas também sobre todo os aspectos do mundo do audiovisual para empresas e instituições.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Edição de Vídeo: Dicas para uma edição profissional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *