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Introdução

Educação Corporativa para gestão do conhecimento

Educação Corporativa para gestão do conhecimento

A educação corporativa cresce a cada dia nas empresas com o avanço da necessidade de aprimoramento sistêmico e a gestão do conhecimento institucional. Neste processo, é possível identificar o potencial em seus colaboradores e gerar neles a vontade de buscar novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de novas habilidades e competências. 

No entanto, todo esse movimento da educação corporativa deve ter foco na gestão do conhecimento que vai se transformando ao longo do tempo, afinal, esse é um dos ativos mais preciosos de toda empresa.

Esse tema ainda é pouco discutido, embora seja de grande relevância para o crescimento sustentável e a conquista de vantagens competitivas. Ficou interessado no assunto e gostaria de saber mais? Então continue a leitura deste artigo que a OTF preparou especialmente para você!

Você sabe o que é gestão do conhecimento?

Antes de darmos continuidade no tema, é importante que você saiba o que é a gestão do conhecimento. Então, que tal ver uma breve explicação? A gestão do conhecimento tem por objetivo gerenciar o conhecimento da organização de forma sistemática e estruturada.

Mais do que a simples catalogação e gestão do conhecimento, essa atividade busca estabelecer vantagens competitivas com o emprego de práticas estratégicas voltadas para o conhecimento com foco no seu público interno e institucional.

No entanto, o conhecimento somente é capaz de ser produzido com o devido processo instrucional continuado, no qual a educação corporativa entra em cena e conquista um lugar de destaque, promovendo um movimento cíclico entre o conhecimento interno da organização e o conhecimento intrínseco dos colaboradores, garantindo a troca perfeita de informações para a elevação do nível organizacional.

Educação corporativa e a gestão do conhecimento

De forma simples e objetiva, a educação corporativa é definida como um método e atividade de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. Ela visa implantar uma cultura de aprendizado, valores, competências e habilidades em conformidade com os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico de médio a longo prazo. 

Nesse momento, talvez você esteja se perguntando o que a educação corporativa tem a ver com a gestão do conhecimento, tendo em vista que são dois conceitos e atividades distintos. Mas, na verdade, essas duas atividades apresentam uma relação direta, na qual uma não existe sem a outra, de modo que somente é possível educar se o conhecimento for bem gerido e somente haverá conhecimento para ser gerenciado se houver um ambiente de criação de conhecimento.

Assim, os colaboradores que passam pelo processo de educação corporativa adquirem conhecimentos que se tornam um ativo precioso para a organização que, por sua vez, precisa ser bem gerenciado para permitir o alcance dos objetivos e a conquista de vantagens competitivas no mercado em que atua.

A importância da gestão do conhecimento

Conhecimento bom e efetivo é aquele que se internaliza na mente dos seus colaboradores e se integra a cultura organizacional. Por esse motivo, é fundamental ter uma educação corporativa efetiva. No entanto, não basta apenas isso, ou seja, é preciso ter políticas adequadas da gestão do conhecimento que permitam tal internalização e prática do conhecimento adquirido, atualizado e reformulado no dia a dia operacional do negócio.

Um dos principais benefícios da gestão do conhecimento com base na educação corporativa diz respeito aos processos da empresa, nos quais os treinamentos são capazes de subsidiar os colaboradores com as informações necessárias para conhecerem as atividades do setor em que atuam e, a partir daí, será capaz de propor melhorias contínuas com base em uma gestão do conhecimento de maneira inteligente. 

Como dissemos anteriormente, todo conhecimento apenas será útil a partir do momento que for capaz de gerar melhorias e é justamente isso que a gestão do conhecimento proporciona.

Além disso, ela é a base do crescimento, pois haverá engajamento entre todos os níveis, sempre se baseando em uma troca contínua de informações que permita a continuidade das operações em níveis exponenciais. A empresa que não souber gerenciar o seu conhecimento está fadada a criar o “efeito ilha”, ou seja, o isolamento em torno de si mesma.

Por fim, a gestão do conhecimento exerce um papel de importância em conjunto com a educação corporativa no que tange as mudanças no modelo de negócio, o que vai permitir que a empresa se torne referência no seu segmento, bem como proporciona a possibilidade de investir em novos mercados.

Aplicando a educação corporativa para gestão do conhecimento

Chegamos ao ponto em que fica mais fácil entender a aplicação da educação corporativa para a gestão do conhecimento, pois você já entende os fundamentos e a correlação entre essas duas áreas e atividades.

Nessa fase, não basta apenas ter a intenção de promover treinamentos, mas é fundamental um estudo das reais necessidades de desenvolvimento da empresa, para que assim seja possível criar um programa de educação corporativa com foco em suprir essas necessidades, seja na esfera global da empresa, em áreas menores (setores), ou microáreas (foco em colaboradores de maneira individual).

A partir desses estudos, algumas estratégias podem (e devem) ser adotadas como, por exemplo, a elaboração de manuais e normativos que ficarão a cargo da equipe de gestão do conhecimento. Afinal, toda informação que os colaboradores adquirem e aperfeiçoam se torna um ativo de alto valor para a empresa. 

Esses manuais e normativos terão por princípio estabelecer as diretrizes das necessidades da educação corporativa e, posteriormente, o emprego desse conhecimento nas atividades diárias da empresa, sempre em conformidade com missão, visão e valores institucionais.

Outra aplicação da educação corporativa voltada para a gestão do conhecimento é investir em treinamentos e preparatórios para as certificações profissionais dos colaboradores da sua empresa, o que vai garantir que os membros da sua equipe têm todo o know-how de uma determinada área. Atualmente, as certificações profissionais mais demandadas em relação à gestão do conhecimento são na área de projetos, tecnologia da informação e financeira.

Então, caberá à gestão do conhecimento dar todo o suporte para manter o que foi alcançado com as atividades da educação corporativa, bem como de incentivar os colaboradores a aplicarem suas habilidades e competências adquiridas ao longo do tempo.

Com essa aplicação da educação corporativa para a gestão do conhecimento, é estabelecida uma relação do tipo “ganha-ganha”, ou seja, o colaborador obtém vantagens por ter o seu potencial desenvolvido. Para a empresa, será um ganho de no que diz respeito à conquista de vantagem competitiva e destaque no mercado em que atua.

Vantagens da educação corporativa para gestão do conhecimento

Agora que você entendeu o conceito de cada uma das áreas e como aplicá-las em conjunto, chegou o momento de ver algumas vantagens dessa “dobradinha” de áreas que é a educação corporativa e a gestão do conhecimento. Então, vejamos abaixo:

  • A pessoa certa no lugar certo, o que estimula a produtividade e aumenta o engajamento dos colaboradores;
  • Estimula a inovação: colaboradores bem preparados e capacitados garantem que a empresa tenha um ambiente mais propício à inovação e transformação digital;
  • Empresa à frente do seu tempo: uma empresa que investe na educação corporativa para a gestão do conhecimento se torna uma instituição à frente do seu tempo, o que a coloca em vantagem competitiva em relação aos demais players do mercado;
  • Enfrenta melhor as crises: uma empresa que investe em educação corporativa e faz uma boa gestão do conhecimento ao longo do tempo é capaz de ultrapassar com mais facilidade os momentos de crises, sejam elas no ambiente interno ou externo da organização.

Como você pode perceber, fica claro que essas duas áreas e atividades são fundamentais para todas as empresas e cabe aos seus gestores estratégicos terem a percepção de que tais atividades são um grande investimento para o crescimento institucional de toda a organização.

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