Olive Tree Filmes

Introduction

Entenda a evolução da Web: 1.0, 2.0 e 3.0

Entenda a evolução da Web: 1.0, 2.0 e 3.0

Desde sua criação, a evolução da Web deu-se de forma muito rápida e isso revolucionou a rotina familiar e das grandes empresas — visto que as soluções criadas a partir da invenção da Internet transformaram o nosso jeito de fazer compras e de pagar as contas.

Além disso, a forma como aprendemos e nos informamos foi totalmente alterada. Do mesmo modo, as ferramentas escolhidas pelas empresas para atingir seus consumidores também se modificaram — e, hoje, essa atração é feita, principalmente, por meio de conteúdo audiovisual.

Pensando nessas mudanças, você vai entender, neste post, como aconteceu a evolução da Web, conhecer cada um de seus estágios e saber um pouco mais sobre sua evolução. Confira!

O que é a Web?

Web é o termo utilizado para denominar um conjunto de computadores conectados que conseguem realizar troca de dados e mensagens. Isso é possível por meio de um protocolo comum, que permite unir vários usuários ― particulares, órgãos culturais, bibliotecas ou institutos militares ― no mesmo acesso.

Mas não foi sempre assim! Do início de sua criação até hoje, a Web se desenvolveu, ganhou novos propósitos e permitiu transformações que nem seus idealizadores vislumbraram.

Como a Web 1.0 foi criada?

A primeira versão da Internet (chamada de ARPANET) surgiu logo após a Guerra Fria, na década de 1960. O propósito inicial da Web servia a objetivos militares dos EUA, propiciando compartilhamento de informações.

Nessa fase, a Internet se caracterizou especialmente pela entrega de conteúdo online, de forma estática, em sua maior parte corporativo. Um de seus marcos é o envio do primeiro e-mail, em 1969.

Foi nesse período que foi criado o Internet Protocol (IP) e o Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTP) — e eles propiciam o tráfego de dados por meios como rádio, fibra ótica e satélite; o envio de informações criptografas e as transações comerciais via Internet.

Foi nessa fase que, em 92, a Web foi criada por Tim Berners-Lee.

Como a Web 2.0 se diferencia?

Com o tempo, a Web ganhou novas ferramentas que a tornaram mais dinâmica, dando início à fase 2.0. Além disso, ela marcou os anos 2000 com o compartilhamento de informações.

Nessa etapa, os usuários a invadiram com produção de conteúdo em vídeo, texto e fotografia — e essa foi a era dos blogs, canais do YouTube e redes de compartilhamento de fotos. Isso aumentou a interação virtual entre as pessoas e mostrou que a Web veio para ficar.

E a Web 3.0?

Nessa fase (que estamos vivendo atualmente), a Web está alcançando altos patamares de velocidade de divulgação e compartilhamento, tornando-se cada dia mais organizada semanticamente. Com isso, está havendo um fortalecimento do marketing digital!

Desse modo, as empresas estão ganhando inteligência competitiva, alcançando seus internautas de forma mais eficiente — e a fórmula para isso está sendo a entrega de conteúdo personalizado, especialmente em vídeo.

Como você pode perceber, a evolução da Web mostra como a força do internauta e de seu comportamento de consumo nos movimentos digitais têm transformado o mundo! Suas necessidades fazem com que as empresas se adaptem rapidamente, transformando o mercado e a vida social.

Você faz uso das mídias no dia a dia de seu negócio ou da empresa onde trabalha? Então, deixe seu comentário aqui no post compartilhando a sua experiência!

0 comments on “Entenda a evolução da Web: 1.0, 2.0 e 3.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: