Olive Tree Filmes

Introdução

Entenda o que é briefing e como fazê-lo corretamente

Entenda o que é briefing e como fazê-lo corretamente

O briefing é um documento que reúne todas as informações necessárias para a execução adequada de determinado projeto. Ele deve conter dados que permitam à equipe entender quais os objetivos e o que se deseja alcançar com o resultado final da ação.  

As tomadas de decisões dentro de um projeto serão baseadas no briefing que foi apresentado, uma vez que ele possui as diretivas que devem ser seguidas para a execução ideal do trabalho. 

Qual a importância do briefing 

Entenda o que é briefing e como fazê-lo corretamente

O briefing é essencial para que o objetivo do projeto seja alcançado nos três níveis de execução: cliente, agência e produtora. Quando ele é feito de maneira correta, a agência e a produtora trabalham de forma alinhada e de modo com que a mensagem certa chegue aos clientes finais. 

Ele garante que os objetivos do projeto sejam alcançados e que o público-alvo da ação consiga captar a mensagem que o cliente da agência almeja transmitir, criando uma imagem pública adequada para a empresa em questão. 

Falhas na comunicação

O principal problema que o briefing evita é a falha de comunicação entre cliente, agência e produtora. Quando um desses intermediários não recebe as informações corretas sobre o projeto a ser executado, as chances do objetivo se perder são grandes.

Para que esse tipo de erro não aconteça, algumas dicas podem ajudar. Vamos falar sobre elas a seguir. 

Dicas para fazer o briefing eficiente

Entenda o que é briefing e como fazê-lo corretamente

Deve conter informações sobre a situação atual da empresa. Desde o histórico da marca, até os recursos disponíveis em caixa, passando pelo faturamento e posicionamento de mercado. Quanto mais informações, melhor. 

O produto ou serviço deve ser bem detalhado. É fundamental que o produto ou serviço a ser oferecido para o público esteja bem detalhado no briefing, para que as ações sejam específicas e claras. Desde os custos, até os diferenciais que possuem. 

O público-alvo deve ser claro. Quanto mais determinado for o público para o qual a estratégia de marketing será direcionada, melhor. Sabendo quais as particularidades dos clientes em potencial, as ações podem ser mais adequadas e específicas para esse grupo. 

Informe sobre a concorrência. Saber qual são os principais concorrentes possibilita a implementação de estratégias mais competitivas e alinhadas com o mercado.  

Deixe o objetivo claro. Através do briefing que a produtora saberá qual o objetivo do cliente ao contratar os serviços de marketing e produção de conteúdo. Então ele precisa ser preciso e bem determinado, aumentando as chances de ter sucesso nas estratégias adotadas. Essa comunicação precisa ser muito clara. 

Nós podemos te ajudar

Entenda o que é briefing e como fazê-lo corretamente

Somos uma produtora de vídeos com experiência e cases de sucesso para ajudar o seu negócio a se destacar no mercado através de um posicionamento digital de qualidade. 

Quer saber mais sobre tendências de marketing que dominarão o mercado e podem ajudar o seu empreendimento? Clique aqui e entre em nosso blog, lá poderá conferir esse conteúdo e vários outros, além de ter um canal de contato direto conosco. 

Com um briefing adequado, alinhando você, a agência e nós, poderemos criar uma imagem de mercado incrível para o seu negócio através de vídeos institucionais impecáveis. Acesse nosso site e saiba mais. 

Artigos Relacionados

0 comentário em “Entenda o que é briefing e como fazê-lo corretamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *