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Facebook Live: como e quando usar para sua empresa

Facebook Live: como e quando usar para sua empresa

De acordo com a Cisco, até 2020, os vídeos representarão 85% do tráfego de internet no Brasil. Diante desse contexto, as redes sociais investem cada vez mais em funcionalidades que permitem disponibilizar e consumir esse tipo de conteúdo com mais facilidade.

Além dos vídeos institucionais, um novo formato que tem atraído a atenção das marcas é o live streaming (transmissão ao vivo). O compartilhamento das experiências e interação em tempo real são só algumas das vantagens que essa funcionalidade pode oferecer para as empresas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é o Facebook Live e dar 5 dicas para utilizá-lo da melhor forma. Acompanhe!

O que é o Facebook Live?

Trata-se de uma funcionalidade do Facebook que permite o compartilhamento de transmissões ao vivo com amigos e seguidores. O Facebook Live está disponível para perfis pessoais, páginas de empresas e de pessoas públicas.

Durante a transmissão, os espectadores podem reagir ao conteúdo por meio de comentários e curtidas. Após o encerramento, o vídeo ainda fica disponível na sua página.

Com essa funcionalidade, você pode expandir o alcance da sua marca por meio de conteúdo relevante para o seu público-alvo. Além disso, essa é uma ótima ferramenta para aproximar sua marca do consumidor. Como os comentários são recebidos em tempo real, é possível respondê-los durante a transmissão, criando uma intimidade maior com os seguidores.

Essa também é uma maneira de aparecer em destaque na timeline do seu seguidor, já que o Facebook prioriza cada vez mais esse formato de conteúdo. Investir nessa estratégia pode aumentar a captação de novos clientes, fidelizar os já existentes, ajudar na divulgação de novos produtos e gerar uma conexão maior com os seus seguidores.

Como usar o Facebook Live?

Agora que você conferiu o que é o Facebook Live, confira algumas dicas de utilizá-lo:

Mostre os bastidores da empresa

As pessoas costumam ter curiosidade sobre as empresas que seguem nas redes sociais. Baseadas nesse comportamento, muitas marcas estão utilizando esses canais para mostrar os bastidores da empresa em transmissões ao vivo.

Essa é uma forma de criar aproximação com os seguidores, já que eles têm a sensação de estar dentro da empresa. Além disso, essa atitude demonstra transparência, já que não existe a possibilidade de cortes ou edições, tudo é mostrado em tempo real.

Você pode aproveitar para mostrar a produção dos produtos, a chegada de um novo colaborador, um momento de descontração da equipe, a montagem de um evento, entre outras situações.

Nesse sentido, é importante agir com cautela e não fazer registros que podem passar informações confidenciais ou estratégicas da empresa, certo?

Disponibilize dicas e tutoriais

É possível realizar transmissões que ajudem o seguidor a realizar alguma atividade por meio de dicas práticas. Por exemplo: caso a empresa seja uma concessionária, você pode realizar uma live com dicas para melhorar o desempenho do carro.

Outra opção interessante e que está em alta é a criação de tutoriais. Você pode optar por pequenas transmissões com dicas rápidas, priorizando a praticidade no consumo da informação.

Lembre-se de manter uma regularidade, mostrando consistência no conteúdo. Dessa forma, sua base de seguidores vai estar sempre atenta para receber novas informações na página, fortalecendo o relacionamento com a sua marca!

Aposte na transmissão de eventos

Sua empresa costuma realizar eventos com frequência? Então, você pode aproveitar o Facebook Live para aumentar a participação dos seus seguidores nessas ocasiões — essa é uma forma de dar oportunidade de participação para as pessoas que estão longe ou não puderam comparecer ao local.

Caso você crie um evento no Facebook, a transmissão pode ser realizada de forma restrita para os seguidores que confirmaram interesse em participar. Além de transmitir os seus próprios eventos, você pode aproveitar a ferramenta para comentar, ao vivo, a realização de grandes acontecimentos do seu segmento.

Compartilhe as opiniões da empresa

Sabemos como a produção de um conteúdo rico pode aumentar a credibilidade de uma marca, certo? Pensando nisso, você pode usar o Facebook Live para disponibilizar informações relevantes em tempo real.

Surgiu uma grande novidade no seu segmento? Faça uma transmissão ao vivo com um especialista da sua empresa para que ele compartilhe a sua opinião.

Você também pode separar as principais dúvidas sobre determinado assunto e fazer uma sessão de perguntas e respostas, sempre estimulando que os seguidores enviem suas dúvidas e interajam. Uma dica é focar nesse engajamento logo nos primeiros minutos da transmissão.

Caso a sua live comece com um grande volume de reações, o Facebook vai entender que o conteúdo exibido é relevante. O resultado? A transmissão vai aparecer para mais seguidores da sua página de maneira orgânica, aumentando sua audiência.

Faça entrevistas

Foi-se o tempo em que apenas as emissoras de TV podiam investir nesse tipo de conteúdo. Hoje, as pessoas podem acompanhar, ao vivo e pela internet, entrevistas com profissionais dos mais diversos segmentos. Identifique com a sua audiência quais informações ela gostará de receber e faça entrevistas com profissionais especializados da área.

Além disso, você pode usar a criatividade e entrevistar outras pessoas! Uma dica é convidar clientes parceiros para contar sobre a trajetória do seu projeto e os resultados conquistados durante o período.

Caso a empresa tenha o perfil mais descontraído, é interessante entrevistar os próprios colaboradores, que podem falar sobre suas histórias de vida e atividades no dia a dia — visto que essa é uma forma de humanizar a sua marca, criando uma aproximação com os seguidores.

Assim como todas as estratégias, é importante analisar os resultados da sua transmissão ao vivo. A ferramenta oferece algumas estatísticas, como o número de visualizações, de reações, os picos de espectadores ao vivo, entre outras informações relevantes. Esses dados podem informar se o conteúdo foi bem recebido ou se é necessário pensar em outros temas.

Como foi possível perceber, as transmissões ao vivo tornaram-se uma ferramenta poderosa de engajamento e captação de novos clientes. Portanto, aproveite esse recurso para investir na criatividade e aumentar o alcance da sua marca!

Se interessou em implantar essa estratégia, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!

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