Olive Tree Filmes

Introdução

7 Filmes que Todo Profissional de Vídeo Deve Assistir

7 Filmes que Todo Profissional de Vídeo Deve Assistir

Para os profissionais do ramo de audiovisual e cinema, o simples ato de assistir a um filme pode trazer muito mais do que apenas o entretenimento e a diversão proporcionados pelas produções na tela. 

Assim, este é um momento serve de inspiração de e estudo, bem como de garantia de estar sempre atualizado com o que está sendo feito por outros profissionais para adquirir uma visão mais ampla e cada vez mais conhecimento a respeito de sua própria área de estudos e trabalho. 

A importância dos filmes para os profissionais de vídeo 

Sendo assim, assistir uma vasta gama de filmes ajuda os profissionais a construir um repertório muito mais diversificado. E a partir do momento que estes passam a criar as suas próprias produções, elas serão tão inspiradoras e podem se tornar referência.

Garantir um repertório diversificado, com várias produções de gêneros e formas distintas, é essencial para o desempenho de um bom profissional. Alguns filmes conquistaram a importância de transformar as visões de quem atua no setor.

Assim, selecionamos algumas obras que são essenciais e devem ser assistidas por todos os profissionais da área de produção audiovisual e cinema, que certamente terão um grande impacto nas suas visões. 

Os filmes mais importantes para os profissionais de audiovisual

1) Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel 

Um Cão Andaluz se tornou um dos filmes mais importantes da história do cinema mundial e é resultado de uma união entre o diretor Luis Buñuel e o artista Salvador Dalí. 

A história, que foi registrada em 1929, se tornou grandiosa e importante por ter a capacidade de quebrar padrões e proporcionar que os seus telespectadores vivenciem uma experiência única, na qual eles terão a possiblidade de criar as suas próprias interpretações e entendimentos a respeito do que é visto na tela.

Em linhas gerais, filme se baseia nos sonhos de ambos os diretores e não conta com uma narrativa linear. Por isso, se não se tem uma lógica única para tal, visto que tudo o que é retratado é uma representação do inconsciente. 

2) Cidadão Kane, Orson Welles

Cidadão Kane é um dos filmes que sempre aparece nas seleções de melhores filmes em virtude de sua gigantesca importância para o cinema. Logo, o longa-metragem pode ser considerado uma verdadeira aula para estudantes de cinema que desejam se aprofundar mais.

Desenvolvido de uma forma inovadora, o filme traz muitas informações de alto valor a respeito da forma como as notícias eram produzidas naquele contexto, bem como sobre o funcionamento da imprensa americana, por meio do retrato de Charles Foster Kane, magnata importante do setor. 

3) Um Homem Com Uma Câmera, Dziga Vertov

Certamente, Um Homem Com Uma Câmera é um dos filmes mais comentados quando estudantes de cinema ingressam na faculdade. Ele é considerado indispensável não somente pela temática e pela narrativa, mas também por adotar uma estética inovadora e diferenciada.

A produção totalmente experimental é construída com base em imagens registradas por um homem a respeito da União Soviética na década de 1920. A forma documental de abordar a história foi altamente influente para o cinema da época e reverbera até os dias de hoje.

Além disso, a montagem é feita para impactar o espectador a todo o momento, por meio de imagens diferentes surgindo na tela. Isso acontece devido à forma como a câmera se comporta, bastante similar a um olho, e à construção das cenas, que contribuem para a sensação de que o espectador é quem determina os significados. 

4) 2201: Uma odisseia no espaço, Stanley Kubrick

O destaque que o diretor Stanley Kubrick recebeu com essa produção garantiu que posteriormente ele pudesse continuar adotando uma postura inovadora e ousada nos seus outros filmes. O longa-metragem de ficção científica foi lançado em 1968 e aborda a temática de forma única.

Logo de início, 2001: Uma Odisseia no Espaço mostra um corte histórico por meio de uma abordagem diferenciada. Nesse corte, o homem ancestral é representado e, em seguida, um novo corte avança milênios na história. 

Assim, um objeto mostrado, conhecido por monólito, intriga o espectador porque mesmo com uma passagem de tempo tão longa, ele permanece sendo visto na tela. As especulações a respeito desse monólito, inclusive, são motivo de comentários até o presente momento. 

Assim, 2001: Uma Odisseia no Espaço foi construído para causar a sensação de curiosidade e para instigar a busca por significados, informações e explicações para os seus mistérios. 

5) Paris, Texas, Wim Wenders

Além de concentrar seus esforços para garantir um roteiro impecável, o diretor Wim Wenders faz questão de mostrar o seu empenho através da fotografia dos seus longas, a exemplo Paris, Texas. 

Esse certamente é um filme que enche os olhos de qualquer profissional do audiovisual pelas suas belas imagens, mas também usa uma história dramática: um homem que perdeu a memória e, após quatro anos, é encontrado pelo seu irmão vagando em um deserto. 

O drama, associado às grandiosas imagens de Win Wenders, faz com que esta se torne uma obra essencial para qualquer profissional que busca conhecer mais a respeito da história do cinema e das produções essenciais para a compreensão pela da Sétima Arte. 

6) 8 e 1/2 , Federico Fellini

A história de 8 e 1/2 mostra a sua importância para o cinema e garante uma visão mais ampla para os profissionais do audiovisual. 

Isso acontece devido ao momento em que foi concebido, visto que o longa foi feito durante um bloqueio criativo do diretor e, mesmo assim, acabou se tornando um dos grandes destaques da sua filmografia. 

Mesmo diante de uma produção em andamento, com as burocracias todas resolvidas, Fellini não conseguia desenvolver o roteiro do filme. Esta, então, se tornou a verdadeira narrativa de 8 e 1/2, que mostra um diretor vivendo uma situação de bloqueio criativo.

Dessa forma, a ideia de Federico Fellini foi desenvolver o longa de um modo que os espectadores pudessem interpretar a história de várias maneiras diferentes. 

7) Psicose, Alfred Hitchcock

Possivelmente, Psicose é um dos filmes mais conhecidos da história do cinema, assim como a importância de seu diretor para o suspense. A história foi baseada no livro escrito por Robert Bloch e se tornou uma das obras-primas do cinema mundial.

Toda a montagem do filme é feita mostrando características bastante comuns da forma de dirigir de Hitchcock, algo que pode ser considerado um conhecimento essencial para os profissionais do audiovisual, visto que se trata de uma visão bastante particular e peculiar de direção. 

Com uma trilha sonora marcante e efeitos sonoros primordiais para dar o tom de suspense da obra, o Alfred Hitchcock conseguiu prender a atenção do espectador e fazer com que Psicose se tornasse uma grande referência do gênero. 

Gêneros diferentes e visões mais amplas do cinema 

Levando em consideração a seleção, que aborda temáticas diferentes e as formas de dirigir completamente opostas dos diretores citados, é importante que os profissionais do cinema e do audiovisual sempre se mantenham atualizados e não se prendam a gêneros.

Todas as temáticas podem os fornecer conhecimento amplo do universo cinematográfico e garantem uma importante oportunidade de ver as mesmas situações com outros olhos e perspectivas.

Artigos Relacionados

0 comentário em “7 Filmes que Todo Profissional de Vídeo Deve Assistir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *