Olive Tree Filmes

Introdução

20 Formas de Divulgar Seus Vídeos Gratuitamente

20 Formas de Divulgar Seus Vídeos Gratuitamente

Qualquer pessoa que possua um canal ou desenvolva vídeos precisa se preocupar com inúmeras questões para garantir o sucesso dessa estratégia. Por exemplo, o conteúdo precisa ser bom, ao ponto de chamar a atenção de novos telespectadores. Além disso, deve-se fazer vídeos com frequência para garantir que o público fique informado ou alimentado. 

Fora isso, também é preciso ter uma boa estratégia para promover seus vídeos. Afinal, todos os seus esforços serão em vão nesse sentido caso o seu vídeo não seja bem promovido.

Para ajudá-lo, reunimos 20 maneiras muito eficazes de promover seus vídeos gratuitamente. A ideia é permitir que você olhe para todos eles e determine aqueles que podem ser mais eficazes para sua estratégia. Por isso, não deixe de conferir, em? 

1. Publique seus vídeos no Facebook

O Facebook é uma rede social que possui bilhões de usuários ativos. É uma mídia social que dispõe de diversos recursos que podem ser utilizados para gerar engajamento e divulgar produtos ou serviços, a exemplo de um vídeo. 

Esse ambiente permite compartilhar textos, vídeos e imagens com milhões de usuários. Nesse sentido, cabe dizer que o melhor é que se o vídeo for bom e abordar uma temática que interessa a todos, ele poderá circular rapidamente nessa plataforma, fazendo assim com que alcance seus objetivos de forma ágil. 

O Facebook não exige pagamento de valor para que uma pessoa possa compartilhar seus vídeos. Por isso, fica a dica! 

2. Publique seus vídeos no Instagram

Outra importante maneira de divulgar seus vídeos gratuitamente é fazendo uso do Instagram. É uma rede social que se assemelha um pouco ao Facebook, em termos de quantidade de usuários. É uma das mídias sociais mais populares do Brasil, contando com cerca de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. 

Assim como a anterior, o Instagram permite o compartilhamento de vídeos gratuitamente. Aliás, não apenas permite isso, como também garante a possibilidade de se fazer lives ou chamadas de vídeo ao vivo. 

Além de se ter a possibilidade de se compartilhar seus vídeos, é possível promovê-los, mas, neste caso, é preciso pagar. No entanto, se o seu vídeo for bom, tendo um ótimo roteiro, certamente não será necessário pagar para que ele faça sucesso. 

3. Publique seus vídeos no LinkedIn

O LinkedIn é uma mídia social especializada, sendo conhecida como uma plataforma que reúne empresas e profissionais interessados em oportunidades de trabalho. Algumas das principais marcas do Brasil e mundo estão lá oferecendo vagas e de olho em novos talentos. 

Então, a depender do seu tipo de vídeo, você pode utilizar o LinkedIn para promovê-lo gratuitamente. Colocamos aqui “o tipo de vídeo”, porque se espera que ele tenha cunho profissional, alinhando-se, dessa forma, com o propósito do LinkedIn. 

O LinkedIn também não cobra qualquer taxa para uso e publicação de conteúdos. Nesse sentido, cabe destacar que essa mídia social aceita não apenas vídeos como formato de conteúdo, mas também texto, imagem, entre outros. 

4. Publique seus vídeos no Tik Tok

Uma mídia social que tem feito grande fama nos últimos anos é o Tik Tok, tanto que hoje é impossível não conhecer alguém que não utilize essa ferramenta. Então, trata-se de uma mídia social quase que exclusivamente voltada para publicar vídeos, sendo este o seu grande diferencial. 

Nesse contexto, cabe dizer que não apenas pessoas utilizam o Tik Tok, mas também empresas, dos mais variados ramos e portes. 

O bom de se fazer vídeos e publicar no Tik Tok é que se torna possível utilizar os efeitos dessa plataforma, o que pode fazer com que suas ações de marketing ganhem maior alcance e tenham mais sucesso. Sim! Assim como as demais já citadas, esta rede social também não faz cobranças para que publique e promova seus vídeos. 

5. Publique seus vídeos no YouTube

Certamente, não poderíamos deixar de lado o YouTube, que é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo, contando, atualmente, com bilhões de usuários ativos. Então, você também pode fazer uso dessa mídia social para publicar e promover seus vídeos. 

O bom de se contar com o YouTube é que se trata de uma rede social exclusivamente voltada para a publicação de vídeos, ou seja, sua audiência procura vídeos e não textos ou imagens, o que aumenta as chances de você obter sucesso. 

Além de ser possível publicar e promover seus vídeos, o YouTube permite que realize lives, que é uma estratégia que pode gerar maior engajamento de sua marca com seus públicos. 

6. Invista em técnicas de SEO

Outra forma de divulgar seus vídeos gratuitamente é fazendo uso de técnicas de SEO Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Basicamente, podemos compreender essa estratégia como um conjunto de técnicas que servem para otimizar um determinado conteúdo com relação a sites, blogs e mecanismos de busca. 

Com outras palavras, as técnicas de SEO podem ajudar seu vídeo a obter um melhor rankeamento no Google, digamos, fazendo assim com que mais pessoas cheguem até ele. Por exemplo, se uma pessoa pesquisa pelo tema do seu vídeo, ele pode ser encontrado mais facilmente, o que, na prática, aumenta sua audiência. 

As técnicas de SEO envolvem o uso de palavras-chave, criação de URLs amigáveis e assim por diante. Tudo isso para fazer com que seu vídeo chegue a maior quantidade de pessoas possíveis. O melhor é que você não precisa pagar para que isso aconteça, basta aprender sobre SEO e aplicar as dicas ou orientações técnicas assimiladas. 

7. Publique seus vídeos em seu site

Publicar seus vídeos em seu site é também uma ótima forma de divulgar seus vídeos gratuitamente. Afinal, o site é seu e você já pagou para que ele fosse feito. 

No entanto, antes de publicar e promover seu vídeo em seu site, é preciso observar algumas questões. A primeira delas é a sua audiência. Seu site conta com uma boa audiência, que seja capaz de fazer com que seu vídeo seja promovido? Afinal, de nada adianta utilizar seu site como canal de promoção de seu vídeo se ele não gera uma boa audiência. Nesse caso, talvez seja necessário criar estratégias de marketing para aumentar sua audiência. Postar um vídeo em uma rede social, por exemplo, pode atrair mais pessoas para seu site. 

Além disso, é necessário também pensar na infraestrutura de seu site. Ele é rápido o suficiente para garantir que o vídeo seja executado sem qualquer problema? Ter isso em mente é fundamental para que seu vídeo tenha sucesso. Afinal, a sua audiência só o compartilhará com outros amigos caso ele não dê problemas por conta de seu site, com lentidão no carregamento. 

8. Publique seus vídeos em seu blog

Muitas pessoas e empresários criam um blog dentro de seu site com o objetivo de divulgar conteúdos educativos e promocionais, que sejam capazes de fazer com que sua marca aumente sua autoridade no âmbito da web, bem como o número de clientes e vendas. 

Então, nesse sentido, podemos dizer que o blog se apresenta como um excelente canal para a publicação e promoção de seus vídeos. Geralmente, um blog comporta diversos formatos de conteúdos, como texto, imagem e vídeo. O bom de se investir em vídeos é que eles são mais interativos e, em muitos dos casos, permitem que sua audiência aprenda mais sobre determinados conteúdos, que podem ser sobre seus produtos ou serviços. 

Utilizando um blog próprio, você pode contar com diversas vantagens, e não pagar para fazer divulgação nele é uma delas. No entanto, é preciso investir em técnicas de SEO, para que desse modo seu blog se torne uma referência no âmbito da internet. 

9. Promova seu conteúdo (vídeos) por e-mail

Outra incrível maneira de promover seus vídeos gratuitamente é utilizando seu e-mail para isso. Porém, é preciso primeiro ter ciência de que é necessário contar com um bom banco de clientes. Afinal, para quem você enviará um e-mail se não tem um banco de dados com os contatos dos clientes? 

Por isso, como primeira tarefa, desenvolva esse banco de dados, buscando coletar informações de contato de seus clientes, como telefone, e-mail etc. Após isso, você pode promover seu conteúdo por e-mail. 

Como dica, crie e-mails personalizados, chamando, por exemplo, seu cliente pelo nome. Assim, fica mais fácil desenvolver uma conexão e fazer com que o cliente sinta vontade de apreciar seu vídeo. Além disso, o ideal é que insira em seu e-mail um link que permita ao seu cliente assistir o vídeo fora do espaço do e-mail. Assim, talvez ele possa se sentir mais à vontade. 

10. Estabeleça parcerias de divulgação para seus vídeos

Hoje, muitas marcas e pessoas desenvolvem parcerias com o objetivo de promover a divulgação de produtos, serviços ou conteúdos. Essa é uma estratégia de marketing poderosa. Por exemplo, eu divulgo o serviço X em meu blog e o meu parceiro promove o vídeo Y em seu canal no YouTube. 

Embora se trate de uma estratégia poderosa, no sentido de que pode fazer com que sua empresa alcance mais clientes, não é demais apontar algumas questões que você deve observar antes de fechar uma parceria nesse sentido. 

Primeiro, é fundamental que verifique se o local onde seu vídeo será publicado tem relação com os seus objetivos e audiência. Afinal, de nada adianta publicar um vídeo sobre as práticas da medicina em um canal que fala sobre mercado financeiro, por exemplo. Não existe, nesse caso, uma correlação. 

Segundo, é importante também verificar o grau de confiança de sua parceria. Dito de outro modo, analise bem o canal/espaço de seu parceiro, com o objetivo de compreender se ele é bem aceito pelo seu público. Caso não seja, talvez estabelecer uma parceria não seja uma boa ideia. 

11. Use CTAs em seus vídeos

Você sabe o que são CTAs? É a sigla para se referir, basicamente, a uma estratégia que permite dar comandos ao seu público dentro de um conteúdo. Por exemplo: Que tal clicar neste link para saber mais sobre determinado conteúdo? Esse é um exemplo de CTA que sugere ao seu cliente ou público que se clicar em um determinado link, ele terá a oportunidade de saber mais sobre um determinado tema. 

Então, usar CTAs em seus vídeos/textos é também uma forma excelente de divulgar seus vídeos gratuitamente. É uma estratégia que funciona mais ou menos assim: você produz um texto ou vídeo e insere nele um CTA que pode levar seu público a um outro vídeo, promovendo este, neste caso. 

No entanto, é importante inserir CTAs somente quando você já tem um produto ou vídeo pronto, esperando para ser consumido pelo seu cliente. 

12. Divulgue seus vídeos em fóruns especializados

A internet é um espaço que permite à sua empresa não apenas participar de redes sociais de alcance global, sendo um exemplo nesse sentido o Facebook, mas também de fóruns especializados, ou seja, espaços destinados para se discutir sobre determinados conteúdos.

Na web, existem fóruns sobre quase tudo, como, por exemplo, sobre marketing digital, marketing de conteúdo, mercado financeiro, saúde etc. Então, uma estratégia que você pode adotar para divulgar seus vídeos gratuitamente é publicá-los nesses fóruns. O bom é que ao adotar isso você estará fazendo com que seus vídeos alcancem um público especializado, que possa, inclusive, sugerir seus vídeos para amigos e familiares. 

13. Participe de projetos culturais

Atualmente, alguns órgãos públicos e empresas desenvolvem programas com o objetivo de promover conteúdos culturais, que possam trazer desenvolvimento para a sociedade, bem como sucesso para o produtor de vídeo. Porém, geralmente, esses programas buscam promover vídeos culturais, ambientais e sociais, que tenham, assim, relação com a responsabilidade social. 

Você pode participar desses projetos ou programas e, assim, fazer com que seus vídeos alcancem mais pessoas. Inclusive, esses programas geralmente garantem premiações para os melhores vídeos. Dessa forma, caprichar na produção do vídeo é essencial para que o faça ganhar. Como consequência, você promoverá mais sua ideia. 

14. Utilize hashtag em seus vídeos

As hashtags são palavras-chave ou termos associados a um tema, como sustentabilidade, que podem fazer com que um determinado conteúdo seja indexado a outros, numa espécie de banco de dados, que pode ser acessado por qualquer pessoa, desde que utilizem a palavra-chave que faça referência ao tema. 

Então, diante do que foi dito, dá-se para ter noção que utilizar hashtags em seus vídeos é uma ótima maneira de promovê-los. Afinal, fazendo isso, você fará com que ele alcance mais pessoas, e estas podem compartilhar seus vídeos com outras, formando assim uma rede de compartilhamento. 

No entanto, como dissemos, é preciso selecionar hashtags que estejam em evidência e que tenham relação com o seu conteúdo. 

15. Se for o caso, circule seus vídeos no âmbito de sua empresa

Muitas empresas contam com um sistema próprio de comunicação, que dispõe de vários recursos tecnológicos, como painéis ou TVs. Então, por que também não fazer uso desse sistema de comunicação para promover seus vídeos? É uma boa estratégia e o custo para isso é 0. 

Porém, é preciso observar o propósito do vídeo. Se ele for comercial, talvez seja necessário divulgá-lo em TVs que fiquem ao alcance do seu público consumidor, como nos corredores de lojas ou enquanto os clientes esperam para resolver algo dentro de sua empresa, como na recepção, por exemplo. 

Todavia, caso se trate de um vídeo institucional, voltado para educar seus funcionários, circulá-lo no interior de sua empresa já é fundamental. 

16. Use o WhatsApp para divulgar seus vídeos

Atualmente, o WhatsApp se apresenta como uma ferramenta de comunicação utilizada por milhões de pessoas. Somente no Brasil, essa plataforma conta com cerca de 140 milhões de usuários, razão pela qual muitas empresas a utilizam, seja para resolver dúvidas de clientes ou para potencializar sua estratégia de marketing.

Então, você pode fazer uso do WhatsApp para divulgar seus vídeos, sejam comerciais ou educativos. No entanto, é preciso observar aquilo que já destacamos: para isso, é bom contar com uma boa base de contatos. 

Além disso, é preciso fazer uso moderado do WhatsApp nesse sentido. Afinal, hoje, muitas pessoas não gostam de estar recebendo conteúdos frequentemente em suas ferramentas de comunicação pessoal. Assim, use essa estratégia, mas com sabedoria, respeitando o espaço do seu cliente. 

17. Use o Telegram para fazer a divulgação de seus vídeos

Assim como no caso do WhatsApp, você também pode fazer uso do Telegram, que é uma mídia de interação comunicacional muito utilizada no Brasil. 

O bom de se fazer uso do Telegram é que essa mídia social é vista como de confiança, no sentido de que oferece alguns recursos que tornam sua mensagem mais segura e difícil de ser raqueada. 

Além disso, é possível criar um grupo específico e inserir dezenas de usuários. Estratégia que pode até ser melhor caso o seu objetivo seja otimizar o envio dos vídeos e, assim, promovê-los. O WhatsApp também permite a criação de grupos, porém, limita a quantidade de pessoas a serem inseridas. 

18. Peça para que seus seguidores compartilhem seus vídeos

Você também pode apelar para que seus seguidores (nas redes sociais) compartilhem seus vídeos. É uma estratégia boa e que não custa nada. Pelo contrário, pode até mesmo melhorar o relacionamento de sua empresa com seus públicos. 

Por exemplo, na publicação de um vídeo no Instagram, você pode criar textos de comando, do tipo: Compartilhe esse vídeo com seus amigos e faça com que eles também saibam mais sobre esse assunto. Que tal? 

No entanto, é preciso que o vídeo seja bom ao ponto de fazer com que seus seguidores sintam vontade de fazer isso. Hoje, apelar para uma linguagem mais simples e interativa em seus vídeos é a melhor forma para chamar a atenção de seu público, no sentido de fazer com que ele não apenas consuma seu vídeo, mas sinta desejo de compartilhar ele com amigos e familiares. 

Afinal, de nada adianta pedir para que compartilhem seu vídeo se ele não conta com um bom e criativo roteiro. 

19. Peça para quem produziu seu vídeo utilizar ele como referência de trabalho

Embora esse tipo de estratégia não seja tão usual assim, adotá-la pode gerar um grande diferencial para sua empresa. 

Nesse sentido, como sabemos, muitas empresas que trabalham produzindo vídeos utilizam os conteúdos produzidos como referência de trabalho (portfólio). Ou melhor, como estratégia de marketing, afinal, o vídeo produzido será avaliado pelo potencial cliente antes de fechar negócio com a empresa. 

Então, diante disso, por que não pedir para quem produziu seu vídeo utilizar ele como referência de trabalho? Isso pode gerar tanto pontos positivos para a empresa produtora de vídeo como para a sua organização, que poderá alcançar mais clientes. Essa é uma forma de promover a divulgação de seu vídeo gratuitamente. Por isso, não deixe de aproveitar! 

20. Aborde um conteúdo atrativo em seu vídeo

Essa dica já foi abordada ao longo deste conteúdo de maneira breve. Então, para que seu vídeo seja promovido gratuitamente e de forma ágil, não basta apenas ter um site, blog e perfis em redes sociais, mas também contar com um produto de qualidade, tanto em termos de roteiro, como de criatividade e inovação. 

Assim sendo, é fundamental que você desenvolva um vídeo de alta qualidade, e que esteja alinhado não apenas com os objetivos de sua marca, mas também com determinados assuntos que sejam do interesse da sociedade e, especificamente, de seu público consumidor. Por exemplo, por que não produzir um vídeo para falar sobre as ações de sua empresa para combater a expansão da Covid-19? Esse é um tema atual e que pode interessar a muitos dos seus clientes. 

Agora que você conhece 20 formas de promover seus vídeos gratuitamente, duvidamos muito que agora eles não tenham o sucesso que tanto deseja. Porém, para isso, é preciso colocar em prática as dicas que damos, em? 

Você gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! A boa notícia é que você pode ter acesso a outros, mas para isso é preciso que acompanhe diariamente nosso blog. Nele, estamos sempre compartilhando artigos que podem enriquecer seus conhecimentos e facilitar seu dia a dia, tornando sua rotina mais eficiente e produtiva. Por isso, não deixe de aproveitar, combinado?

Artigos Relacionados

0 comentário em “20 Formas de Divulgar Seus Vídeos Gratuitamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *