Olive Tree Filmes

Introdução

Fundo verde: Dicas para gravar os melhores vídeos!

Fundo verde: Dicas para gravar os melhores vídeos!

O conhecido fundo verde é um recurso, também chamado de chroma key, termo técnico, o qual traz um mundo de possibilidades ao criar imagens e cenários. O papel desse fundo colorido é justamente facilitar na hora de editar os vídeos ou fotos para produzir como se fosse realidade.

Conhecemos normalmente esses efeitos em filmes, que são capazes de criar universos e batalhas gigantes por meio de cenário com esse fundo. Porém, isso não está tão longe dos produtores iniciantes, bastando ter criatividade e um pouco de estudo sobre o assunto.

Na hora de fazer o efeito do fundo verde pode ser que alguns erros sejam cometidos, por isso, selecionamos algumas dicas importantes para você saber como revolucionar seus vídeos com fundo verde. Veja!

Tenha garantia de que o fundo verde está bem instalado

Um dos grandes erros cometidos por iniciantes é não estender totalmente esticado o tecido para o fundo verde. Por isso, use ferramentas para esticar o tecido e também procure passar a vapor para ficar totalmente liso. Isso pode fazer com que a iluminação não seja uniforme e prejudicar a edição final.

Falando sobre a iluminação, não deixe que haja reflexos no tecido, seja por trás, como janelas abertas, pois isso pode conflitar com sua iluminação projetada e ficar mal iluminado. O ideal não é ter as luzes mais fortes, mas promover uma iluminação por igual em todo o plano, seja no escuro ou não.

Evite problemas com sombras e iluminação

Outro fator que pode tirar a realidade do plano inserido é a sua própria sombra. Quando há edição do cenário pode ser que a sua sombra esteja incidindo sobre ele, dando a pista de que é efeito de edição. Isso pode ser corrigido com efeitos de luz, evitando sombras, além disso, procure não ficar tão próximo do fundo.

Também pode ser que haja reflexos da cor do fundo falso no item ou pessoa que é o foco da cena. Por exemplo, se você grava a si mesmo pode ter o fundo fictício projetado, mas apresentar pequenos reflexos verdes em si mesmo. Para evitar esse problema é preciso ter cuidado mais uma vez com a iluminação, que pode inibir que as paredes ou luzes reflitam em você.

Tenha cuidado com a configuração da sua câmera e detalhes importantes

A movimentação do item de foco também pode ser um problema. Para não ter problemas com resultados de borrões durante o movimento, é preciso gravar ajustando a velocidade do obturador.

Um ponto importantíssimo também, que podemos esquecer, é evitar que a cor do fundo chroma key esteja presente no item de foco. Por exemplo, não utilize roupas verdes, evite gravar com quem tenha tatuagens verdes, enfim, tudo se aplica.

Por fim, não se esqueça de adequar a intensidade e temperatura da luz que esteja sendo inserida no cenário falso no seu ponto de foco, para ser mais realista.

Viu como são muitos detalhes? Agora você já sabe como gravar em fundo verde e produzir efeitos realistas.

Gostou? Veja essas 16 dicas profissionais sobre chroma key que preparei pra resolver de uma vez por todas os maiores erros cometidos por pessoas que estão começando.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Fundo verde: Dicas para gravar os melhores vídeos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *