Olive Tree Filmes

Introdução

Grupo Publicis e TikTok fazem parceria para ajudar as marcas a aproveitar o poder do comércio comunitário

Grupo Publicis e TikTok fazem parceria para ajudar as marcas a aproveitar o poder do comércio comunitário

O TikTok e o Grupo Publicis protagonizaram o fechamento de uma parceria com o propósito de ajudar as marcas a explorarem as tendências de compras emergentes no aplicativo de vídeos – em escala global. O acordo firmado entre as companhias foi pioneiro para o TikTok, que agora pretende levar benefícios para as marcas e profissionais de marketing, como o poder da educação e dos negócios comerciais.

De acordo com as empresas, os resultados desta parceria vão proporcionar oportunidades de aprendizado, insights sobre negociações, conselhos estratégicos, capacidades e soluções criativas de comercialização centradas na descoberta de novos produtos e na intenção de compra dos clientes na plataforma.

O que é o comércio comunitário?

Este termo engloba – em teoria – a troca de bens, serviços, produtos ou qualquer coisa de valor, entre empresas e pessoas dentro de uma comunidade, seja ela física ou virtual. No caso do TikTok, o comércio comunitário se refere às compras online que ocorrem no aplicativo, e principalmente, em função dos conteúdos veiculados na rede social.

O comércio comunitário do TikTok se destaca pela facilidade com que se tem acesso às compras. Além disso, a instantaneidade e a navegação intuitiva são peças chave para a evolução constante desta modalidade de compras.

Durante a pandemia e o isolamento social, as compras online passaram a crescer cada vez mais. O e-commerce ganhou muito destaque e as projeções indicam que as marcas que não estiverem adaptadas à modalidade de vendas online não vão conseguir sobreviver.

A colaboração entre TikTok e a Publicis Groupe quer justamente alavancar a atuação das marcas no ambiente digital, e principalmente no comércio comunitário.

Quem são os envolvidos na parceria?

Dispensando grandes apresentações, o TikTok figura atualmente como um dos principais aplicativos de redes sociais. É um app voltado para vídeos curtos e dinâmicos e se popularizou principalmente entre os mais jovens, que utilizam a rede social para seguir perfis, compartilhar conteúdos e interagir com outros usuários. As famosas trends e vídeos virais fizeram com que o aplicativo fosse o mais baixado no mundo no ano passado.

Além disso, a rede social se tornou um solo fértil para um novo tipo de cultura de compras: o do comércio comunitário. Esse termo engloba compras, entretenimento e comunidade e resulta numa descoberta de produtos única da plataforma.

Já a Publicis Groupe é uma empresa publicitária e de relações públicas de origem francesa. A sede da multinacional fica em Paris e a companhia é uma das maiores empresas do ramo de publicidade no mundo.

A Publicis Groupe é organizada em quatro centros de soluções que buscam facilitar a integração e a conectividade da empresa: Communications, Media, Sapient e Health.

É com este modelo de negócios que a empresa e todas as suas marcas compartilham um suporte operacional, que engloba o poder e a expertise de todos os pilares de soluções combinados. O resultado desta integração fornece a essência necessária para apresentar um perfil competitivo no mundo digital.

A Publicis está presente no Brasil desde 1996 e conta com dois escritórios no país. O grupo fornece – a nível mundial – serviços publicitários digitais e tradicionais, bem como serviços de mídia e de marketing e agenciamento especializado.

As duas grandes empresas formalizaram a parceria e, com ela, pretendem unir forças e oferecer às marcas acesso às pesquisas exclusivas realizadas pelas companhias e aos primeiros resultados do “Community Commerce Sprints”. Este Sprint nada mais é do que um programa de incubação sob medida que visa preparar as marcas para a criação de campanhas comerciais de grande impacto.

O primeiro resultado vai ser aplicado pelas marcas em estratégias comerciais para a temporada de compras natalinas. Os clientes escolhidos receberão acesso ao suporte multifuncional, treinamento sobre práticas de comércio comunitário e terão a assistência necessária para criar experiências envolventes com os usuários do TikTok antes do feriado de Natal.

A cooperação entre as empresas surgiu num momento em que as tendências de compra na internet – e principalmente no TikTok – passam por constante evolução, quase que diariamente. Um dos objetivos da parceria é poder compreender melhor o comportamento da comunidade da rede social, como quais são as inspirações que levam os usuários a compartilharem e comprarem produtos que chegam até eles através da rede.

A Publicis reforça este posicionamento, e declara que apesar da rápida ascensão do TikTok, é inegável o papel que a rede apresenta quando se trata das mudanças evolutivas dos padrões de compra dos consumidores e principalmente na criação de trends virais que geram compartilhamentos instantâneos.

As oportunidades na integração entre conteúdo e compras

A junção destes dois pilares tende a apresentar bons resultados. Como já mencionado anteriormente, a produção de conteúdo visando a comercialização de serviços e produtos vem sendo cada vez mais explorada na internet.

As perspectivas melhoram ainda mais quando o conteúdo para gerar compras é pensado através do senso de comunidade e da autenticidade das criações, marca registrada dos conteúdos do TikTok.

Um exemplo poderoso da maneira como os usuários passaram a descobrir novos conteúdos e fazer compras é a #TikTokMadeMeBuyIt. Essa trend gerou quase 4 bilhões de visualizações na rede social. A hashtag foi explorada pelos usuários que mostram os produtos que foram apresentados a eles pelo TikTok

Como resultado de todo esse engajamento – que podemos classificar como orgânico – centenas de marcas se beneficiaram das tendências lançadas no aplicativo. As experiências compartilhadas pelos usuários com a hashtag geraram curiosidade sobre os artigos mostrados e popularizaram o interesse acerca destes produtos tão virais

A empresa atribui a capacidade incomparável de viralizar conteúdos como uma característica presente na comunidade do TikTok, que consegue, além de tornar produtos virais, vendê-los quase que instantaneamente.

O que se espera por meio da parceria com a Publicis Groupe é a compartilhamento de ideias e conceitos para a criação de recursos que ajudem as marcas a entenderem melhor o perfil e o comportamento dos usuários da plataforma, para que tirem proveito do impulso comercial que se forma no TikTok para se conectarem com a rede.

Fique ligado nos conteúdos do nosso blog para continuar por dentro dessa e de outras novidades!

Fontes: Meio & Mensagem , Newsroom

Artigos Relacionados

0 comentário em “Grupo Publicis e TikTok fazem parceria para ajudar as marcas a aproveitar o poder do comércio comunitário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *