Olive Tree Filmes

Introdução

Guia essencial de como fazer treinamentos online

Guia essencial de como fazer treinamentos online

Introdução

Investir em treinamento corporativo em vídeo é garantia de excelentes resultados para sua empresa.

No mundo globalizado e automatizado em que vivemos, não há mais espaço para perda de tempo ou soluções arcaicas e amadoras, especialmente no mundo corporativo.

Nesse sentido, investir na educação corporativa de sua empresa através de treinamento surge como um recurso fundamental para capacitar novos funcionários, qualificar profissionais que já fazem parte da equipe e reter talentos.

No entanto, surge a dúvida: qual é a melhor maneira de realizar esse treinamento, tendo em vista um cenário em que a otimização de tempo é imprescindível?

reinamento corporativo em vídeo

A resposta é simples e objetiva: através de recursos multimídia e audiovisuais, ou seja, através de vídeos de treinamento de alta qualidade.

Mas, você deve estar se perguntando: qual é a melhor maneira de realizar esse processo com qualidade e rapidez? Não se preocupe. A Olive Tree Filmes, referência no mercado de vídeos de treinamento corporativo, está pronta para oferecer todo o suporte que você precisa na elaboração de seu vídeo. Você pode contar com a expertise de seus excelentes profissionais que, através de soluções criativas e inovadoras ajudarão você em todas as etapas do processo.

Ao final desta leitura, você será capaz de planejar e estruturar o treinamento em vídeo de sua equipe, obter conhecimentos sobre sua execução e, finalmente, aplicar a respectiva avaliação de resultados.

Metas de planejamento

Planejamento

É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cada etapa a fim de atingi-las

Antes de mais nada, qualquer processo corporativo precisa de planejamento, ou seja, é preciso traçar objetivos e escolher o melhor caminho a ser seguido para obter, por fim, os resultados desejados. A elaboração de vídeos de treinamento não foge à essa regra.

Vejamos agora alguns aspectos fundamentais para a realização de um bom planejamento:

1. Entenda seu público e defina seus objetivos

É muito importante que você identifique e compreenda o público para o qual o treinamento será direcionado, respondendo as seguintes perguntas:

• O treinamento será voltado para qual setor da empresa? Líderes? Setor operacional? Setor estratégico?

• Qual é o job description dos respectivos colaboradores?

• Quais são suas dores?

• Quais são suas potencialidades e competências?

Após responder a essas perguntas, é preciso definir o objetivo do treinamento e as metas que precisam ser alcançadas por sua equipe.

2. Comunicação eficaz

Após definir o público-alvo e os objetivos, o próximo passo é definir qual será a melhor forma de comunicar e transmitir o conteúdo.

É preciso, nesse ponto, definir a linguagem ideal para o treinamento em questão.

• Com base nas características de seu público, qual é a linguagem mais adequada para o treinamento? Uma linguagem formal, informal, séria, descontraída, neutra, técnica, motivacional?

• Qual deverá ser a abordagem utilizada durante o treinamento? Será um treinamento comportamental ou técnico?

Lembre-se: uma comunicação eficiente e eficaz é um dos pontos chave para o sucesso do treinamento.

3. Definição dos benefícios a serem obtidos pelo departamento e pela organização como um todo

Em seguida, é preciso definir quais serão os benefícios a curto, médio e longo prazo que o referido treinamento deverá trazer para o referido setor ou para a empresa como um todo.

Dentre esses benefícios valiosos estão, por exemplo:

  • Melhoria no clima organizacional
  • Aumento da produtividade
  • Aumento da confiança e engajamento da equipe
  • Aumento da qualidade dos serviços
  • Aumento da credibilidade no mercado, através de Treinamento de Compliance e muito mais.

4. Escolha da produtora responsável pela produção do material audiovisual

Esse é um tópico de extrema importância e, por isso, será abordado com maior profundidade no Capítulo 3, quando trataremos do processo de execução do vídeo.

Mas, já adiantamos que se você quer obter sucesso com seu treinamento, o ideal é contratar uma produtora experiente.

5. Duração do treinamento

Cronogramas são seus maiores aliados em qualquer processo corporativo.

Dispondo de todas as informações anteriores, organize um cronograma de treinamento. Defina qual será sua duração e quantos módulos ou aulas serão necessários para tratar do tema da melhor forma possível. Para facilitar, organize-os em tópicos.

Não esqueça de incluir em seu cronogra- ma todas as etapas do processo:

planejamento, execução, aplicação e avaliação de resultados.

Planejamento Orçamentário

6. Planejamento Orçamentário

Você também precisa, certamente, mensurar os custos de realização do treinamento.

É necessário definir quantos vídeo-treinamentos serão produzidos, com base no orçamento disponível para tal fim.

Mas é sempre bom lembrar: vídeos de treinamento não devem ser vistos como gastos supérfluos, e sim como investimentos, uma vez que eles trarão inúmeros benefícios para a empresa e seus colaboradores, ou seja, o ROI (retorno sobre investimento) de um treinamento bem planejado e executado será alto.

Local de exibição do treinamento

7. Local de exibição do treinamento

De acordo com a realidade e as necessidades da empresa, você precisa definir onde o treinamento será exibido.

Plataforma online (EAD – Ensino à Distância ou Webinars)

Evento coletivo na própria empresa ou evento externo

Uma vez realizadas todas as etapas acima e coletados todos os dados necessários, você está pronto para dar o próximo passo.

 Estrutura

 Estrutura

Chegou o momento de estruturar com mais detalhes o treinamento. Nesta etapa, são definidos aspectos operacionais e técnicos.

Os processos que apresentaremos a seguir são primordiais para que seu treinamento seja, de fato, eficiente e eficaz.

Com as dicas abaixo, você será capaz de estruturar seu treinamento de forma adequada e exitosa:

Montagem da Estrutura do Curso

É fundamental estruturar o curso a partir de ensinamentos lógicos, graduais e organizados, ou seja, você precisa dividi-los em Módulos e Aulas.

Os Módulos são como se fossem capítulos, que contêm temáticas específicas. As Aulas são fragmentos que aprofundam e detalham os Módulos, abordando características específicas de seu conteúdo.

Vejamos um exemplo, para facilitar o entendimento:

Montagem da Estrutura do Curso

Neste ponto, também é necessário que você defina a duração de cada aula. Para garantir a melhor compreensão e absorção do conteúdo, sugere-se que as aulas sejam curtas e concisas e tenham de 5 a 7 minutos cada.

Formato de Produção do Vídeo

Após montar o Programa do Curso, é preciso definir detalhes técnicos referentes ao formato da produção.

A escolha do formato depende de seu objetivo com o vídeo. Tudo depende da mensagem que você quer transmitir, dos resultados que espera obter, do orçamento disponível e do seu prazo.

Então, qual será o melhor formato de vídeo para o treinamento de sua empresa? Captação em estúdio? Animação 2D? Captação e transmissão ao vivo em um evento interno?

Para ajudar você, apresentamos a seguir as características de cada formato e suas respectivas vantagens:

1. Transmissão Ao Vivo – Streaming

É uma das maiores tendências do momento, e é por isso que as redes sociais investem cada vez mais nesse tipo de transmissão. É um meio extremamente prático de comunicação, veja mais.

VANTAGENS

Permite interação em tempo real e possui alcance global;

Gera forte engajamento e proximidade com o público;

Permite a ampliação do público e evita problemas de logística;

Reduz custos. Você não precisa se preocupar com hospedagem, alimentação, transporte etc.

Permite que eventos de capacitação sejam realizados em diversas unidades/filiais, simultaneamente

Transmissão Ao Vivo – Streaming

2. Vídeos Gravados em Estúdio

Vídeos gravados em estúdio abrem um leque de possibilidades, tanto em termos de conteúdo quanto de estilo de apresentação. É possível até mesmo fazer produções roteirizadas, que consequentemente exigem mais planejamento e maior complexidade de produção.

VANTAGENS

  • Permite a diversificação de conteúdo;
  • A gravação é feita em ambiente controlado, sem interrupções;
  • Há mais tempo hábil para planejar e executar o vídeo;
  • Os vídeos podem ser regravados e editados inúmeras vezes, a fim de corrigir quaisquer erros;
  • Não dependem de sinal de internet durante a gravação
Vídeos Gravados em Estúdio

3. Animação 3D

A animação é um formato muito intuitivo, pois consegue tornar seu conteúdo mais acolhedor, agradável e de fácil compreensão.

Cabe destacar que a produção de animações – por ser um fluxo complexo – requer tempo e investimento, pois o trabalho deve ser, obrigatoriamente, realizado por profissionais especializados, veja aqui mais sobre animações 3D.

VANTAGENS

  • Ideal para a apresentação de temas teóricos, conceituais, explicativos e complexos;
  • Os elementos visuais facilitam a absorção do conhecimento;
  • Formato criativo, atrativo e intuitivo;
  • Funciona muito bem com o conceito de storytelling;
  • Além de desenhos, é possível explorar também gráficos, diagramas e tabelas, a fim de facilitar ainda mais a compreensão da mensagem.
Animação 3D

4. Captação de Imagens

A captação de imagens é ideal para refletir a grandiosidade de sua empresa.

É bom destacar que, após a captação das imagens, uma boa edição é necessária para garantir que o produto final seja perfeito.

Além disso, para captar imagens com qualidade, é preciso ter iluminação adequada, captação de áudio excelente e câmeras/lentes apropriadas, escolhidas de acordo com a necessidade do projeto.

VANTAGENS

• Ideal para vídeos de ambientação e integração, apresentando colaboradores e a rotina de cada setor, se necessário;

• Excelente para a gravação de produtos grandes, com riqueza de detalhes;

• Atualmente, é possível captar imagens em altíssima definição com o uso de drones e câmeras 360o, garantindo excelente qualidade audiovisual;

• Permite maior liberdade de escolha. Você poderá optar pelo uso de um ator contratado, uma autoridade do segmento ou um funcionário da empresa para transmitir as informações desejadas.

• Permite que a gravação ocorra em diferentes localidades. Posteriormente, edita-se tudo em um único conteúdo.

• É importante destacar que você não precisa escolher apenas um desses formatos separadamente para seu vídeo de treinamento.

Captação de Imagens
Você pode fazer um mix de um ou mais estilos apresentados acima, conforme sua necessidade.

Por exemplo: você pode utilizar em seu vídeo captação de imagens na empresa juntamente com ilustrações animadas, caso você queira um resultado mais original ou ainda mesclar gravações em estúdio com imagens captadas na empresa, a fim de assegurar mais fidelidade ao conteúdo.

Execução

Agora que você já fez um excelente planejamento e já organizou todos os detalhes, é hora de tirar tudo do papel!

Mas qual é a melhor maneira de executar um vídeo de treinamento corporativo?

Muitas pessoas acreditam que basta ter uma boa câmera ou mesmo um bom celular para gravar e editar vídeos corporativos de sucesso.

Execução

Esse é um grande erro, e sugerimos que você não opte por esse caminho. Mesmo que sua empresa possua funcionários com conhecimentos e experiência em produção audiovisual, eles certamente não terão tempo e recursos necessários para produzir vídeos profissionais de qualidade.

A melhor forma de executar esses vídeos é, sem dúvida, através da contratação de uma produtora especializada e renomada no mercado audiovisual. Abaixo, mostraremos o porquê.

Motivos para contratar uma produtora para executar seus vídeos de treinamento

1. Qualidade

Você deseja apresentar um vídeo de treinamento com ótimo conteúdo, mas você também quer que ele possua uma aparência excelente – afinal, ele é um recurso audiovisual.

Um vídeo produzido por uma produtora qualificada leva em consideração cada detalhe do processo e cada aspecto técnico necessário para assegurar que o produto final seja brilhante.

Dessa forma, um vídeo de alto nível gravado por uma empresa de renome no mercado além de agregar valor e credibilidade à marca também facilita a absorção do conteúdo.

2. Equipamentos de última geração e profissionais experientes

Produções audiovisuais que encantam qualquer público são desenvolvidas por aparelhos, equipamentos e software de última geração.

Somente uma produtora qualificada é capaz de saber qual é o melhor tipo de microfone, de câmera, de iluminação e de edição para seu projeto.

Além de bons equipamentos, uma produtora conceituada possui à sua disposição uma excelente equipe de profissionais experientes e qualificados. Roteiristas, videomakers, especialistas em áudio, editores e produtores cuidam de todas as etapas do processo de execução, garantindo a melhor qualidade possível para seu projeto.

Equipamentos de última geração e profissionais experientes

3. Otimização de tempo

Utilizar métodos amadores na produção de conteúdo audiovisual é uma grande perda de tempo e pode até mesmo abalar a reputação de sua empresa.

O principal objetivo de um vídeo de treinamento é comunicar a mensagem da forma mais eficiente e prática possível.

Então, não se aventure em métodos do tipo ‘faça você mesmo’, pois nesse caso o barato pode sair MUITO caro e você poderá ter que refazer todo o trabalho, perdendo seu precioso tempo.

A solução

Apenas com a expertise de uma produtora você será capaz de garantir que todos os pontos expostos acima estejam presentes durante o processo de execução de seu vídeo de treinamento.

A Olive Tree Filmes é uma produtora especializada e conceituada, com profundo conhecimento do mercado – há mais de 10 anos produzindo vídeos de treinamento com excelência.

vídeos de treinamento com excelência.

Portanto, não tente produzir vídeos por conta própria, pois além de colocar em risco a imagem da empresa, isso também transmite um ar de amadorismo – e é exatamente isso que um vídeo de treinamento corporativo NÃO deve passar.

Ao contratar uma produtora reconhecida como a Olive Tree Filmes você economiza tempo, pode se concentrar apenas em elaborar as informações que serão exibidas nas videoaulas e tem a garantia de que seu vídeo será produzido dentro do cronograma previamente definido com qualidade.

Você ainda tem a opção de contratar serviços de criação de roteiro das aulas, o que assegura ainda mais eficiência e agilidade à execução de seu projeto.

Para qualidade garantida, procure ajuda profissional

Então, essa é a solução definitiva para que seu projeto seja executado com o êxito que você almeja: contrate uma produtora e não corra riscos.

Avaliação

A última etapa – a Avaliação dos Resultados – é importantíssima, pois através dela será medido o retorno que o programa de treinamento trouxe para sua empresa

Avaliação dos Resultados

Se você investiu em um treinamento completo para sua equipe, com base em suas necessidades e alinhado às estratégias da empresa, você será capaz de comprovar se seu resultado foi de fato eficaz e se cumpriu com seu objetivo.

Dentre os resultados que as empresas normalmente visam obter com seus treinamentos estão: aumento de produtividade, melhoria do clima organizacional, redução de custos, padronização da comunicação, adequação a normas e regulamentos internos, integração, reciclagem e muito mais.

Seja através de questionário, quiz, reunião de setor, seja através da análise dos números da empresa durante um determinado período após o fim do treinamento, o mais importante é garantir que essa avaliação seja realizada de modo adequado, independentemente do método escolhido.

Avaliação dos Resultados

Dessa forma, você mesmo deve ser capaz de definir o melhor método de avaliação a ser aplicado em sua empresa, pois você sabe melhor do que ninguém que aspectos devem ser analisados em sua organização.

Ao final de todo esse processo, com o resultado da avaliação em mãos, você será capaz de observar os pontos em que a equipe obteve êxito e os pontos que precisam ser aperfeiçoados e que necessitam, consequentemente, de mais treinamento.

 Conclusão

vídeo de treinamento

Um bom vídeo de treinamento é imprescindível para promover o desenvolvimento de sua organização e de todos os seus membros, a fim de capacitá-los constantemente visando atingir as metas definidas.

Esperamos que você tenha entendido que sua participação é fundamental em cada etapa do processo, mas a execução da parte técnica do projeto deve ser atribuída a uma produtora experiente e conceituada no mercado, como a Olive Tree Films.

Só assim você conseguirá passar uma imagem profissional à sua equipe e conquistar grandes resultados para sua empresa.

vídeo de treinamento

Só assim você também terá a garantia de que todo o esforço e investimento realmente valerão a pena.

Lembre-se sempre: vídeos de treinamento não devem ser vistos como gastos, mas sim como sólidos investimentos que darão retornos inestimáveis à sua organização.

Seguindo essas dicas, sua mensagem chega longe e o resultado será sempre positivo

Estamos à sua disposição para que alcance a melhor qualidade em suas produções em vídeo.

Gostou? Veja mais conteúdo como este em nosso blog.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Guia essencial de como fazer treinamentos online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *