Olive Tree Filmes

Introduction

Live streaming: 6 vantagens que você precisa conhecer

Live streaming: 6 vantagens que você precisa conhecer

No decorrer das últimas décadas, a internet revolucionou a nossa sociedade, trazendo soluções inovadoras para os mais variados problemas do cotidiano moderno. A forma como pagamos as nossas contas, realizamos compras e os nossos meios de comunicação foram transformados pela tecnologia.

Além disso, o modo como consumimos e produzimos conteúdo audiovisual também tem sido impactado por essas mudanças. Afinal, hoje em dia basta ter um smartphone e acesso à internet para realizar transmissões ao vivo para milhares de usuários, a qualquer hora e em qualquer lugar, não é verdade?

No artigo de hoje, mostraremos o que é live streaming, quais são as suas principais vantagens e como ela pode trazer inovação aos seus eventos em tempo real. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

O que é streaming?

Criada para tornar as conexões mais rápidas, streaming é uma das maiores tendências tecnológicas da atualidade, que consiste no envio de informações multimídia, via transferência de dados, por meio de redes de computadores, em específico a internet.

Alguns exemplos de serviços de streaming famosos, que podemos citar, são o Youtube e o Netflix, que são sites que utilizam essa tecnologia para transmitir os seus conteúdos de vídeo em tempo real para milhares de usuários.

Vale ressaltar, ainda, que também existem serviços de streamings de música, como o Spotify, o Deezer, entre muitos outros.

A palavra stream vem do inglês e significa riacho ou córrego, remetendo ao conceito de alto fluxo que, nesse contexto, representa o fluxo de dados e conteúdo multimídia.

O que é live streaming?

Considerando que streaming é a tecnologia que permite a transferência de dados e multimídia através da internet, podemos afirmar que live streaming é o serviço que proporciona transmissões de programas e vídeos ao vivo, correto?

Além disso, é possível transmitir eventos, videoconferências, aulas e, até mesmo, treinamentos corporativos para que pessoas que estão longe possam assistir, por meio dessa ferramenta.

Assim que o usuário se conecta a uma rede banda larga, a velocidade de transmissão dos dados é muito maior, permitindo que a sensação seja de que o áudio e o vídeo são transmitidos ao vivo.

Por isso, é muito comum que emissoras de rádio AM e FM e televisão, entre outras empresas que realizam eventos, utilizem esse tipo de tecnologia para promover interação digital com seus espectadores e clientes.

Lembrando que, para evitar complicações jurídicas, todo o conteúdo reproduzido via live streaming deve ser protegido por direitos autorais.

Quais são as ferramentas para fazer uma live streaming?

  • Ustream: plataforma que utiliza a cloud computing para veicular multimídia via apps em dispositivos móveis;
  • Livestream: ferramenta que proporciona produtos e recursos para a transmissão de eventos, ao vivo, em qualquer dispositivo conectado à internet;
  • Google Hangouts On Air: por meio da ferramenta Hangouts, o usuário pode realizar transmissões ao vivo, como eventos, debates, aulas, entre outras, direto de sua conta no Google+;
  • Youtube: basta criar uma conta na maior plataforma de streaming da atualidade para começar a fazer as suas transmissões ao vivo para milhares de usuários.

Quais são as suas vantagens?

1. Melhora a interação digital

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios do live streaming é o exponencial ganho de interação digital com os clientes e espectadores de seu negócio, já que os eventos online estão dominando as tendências de consumo de informação e entretenimento.

Isso significa que sua organização pode aumentar os números de visualizações e engajamento com o público, utilizando um sistema de transmissão de dados audiovisuais em tempo real, que permita que quem está assistindo possa interagir com você e com outros espectadores simultaneamente.

2. Demonstra transparência

Diferente dos conteúdos de vídeo pré-produzidos que chegam ao público já editados, a transmissão ao vivo não permite qualquer tipo de corte, manipulação ou edição, o que acaba demonstrando mais transparência por parte da empresa e, consequentemente, ganhando a credibilidade dos usuários, além de promover mais engajamento.

3. Aumenta o seu poder de alcance

Se existe uma vantagem que a internet trouxe para o mundo moderno é a possibilidade de unir pessoas que não estão presentes no mesmo ambiente físico, não é verdade? Nesse contexto, o live streaming permite, por exemplo, que reuniões entre sócios, diretores e colaboradores sejam realizadas mesmo que as pessoas não possam comparecer pessoalmente à empresa.

O que acaba gerando um grande aumento na produtividade do negócio, além de elevar a taxa de comparecimento em eventos, treinamentos, aulas e todo o tipo de transmissão que requer a presença dos membros da companhia.

4. Eleva a sua credibilidade com o público

Uma organização que promove os seus eventos com estrutura de live steaming demonstra uma ótima imagem de si ao mercado, já que se apresenta como uma empresa antenada às novas tecnologias e preocupada em implementar as melhores estratégias de comunicação com o público.

5. Otimiza a sua taxa de conversões

O fato de um evento via live streaming proporcionar comodidade e mobilidade aos seus espectadores, descartando a necessidade de que eles se locomovam fisicamente ao local em que ele é transmitido, pode ser um fator que refletirá de forma positiva no aumento de sua taxa de conversões.

Afinal, essa é uma maneira inovadora de apresentar o seu conteúdo para um vasto público, além de servir como um ótimo sistema de divulgação para a empresa.

6. Reduz custos

Para finalizarmos o artigo de hoje, vale ressaltar que a implementação de uma estratégia de comunicação com live streaming pode, até mesmo, reduzir custos de forma exponencial em seu negócio, uma vez que esse sistema:

  • descarta a necessidade de utilização de espaços físicos;
  • exige uma infraestrutura simples;
  • elimina gastos com energia elétrica, água, aluguel, manutenção, mão-de-obra, buffet, preparativos etc.

Afinal, quanto maior o evento, maiores são os custos do espaço físico, não é verdade? Por isso, a realização de um evento ao vivo, por meio da internet, pode ser uma verdadeira “carta na manga” da qual tanto as empresas, quanto as produtoras podem se beneficiar, de modo que seja possível driblar os custos para a realização de eventos de alto impacto.

Você acredita que as vantagens do live streaming podem beneficiar a sua empresa? Gostaria de implementar o recurso em seu negócio? Então, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

0 comments on “Live streaming: 6 vantagens que você precisa conhecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: