Olive Tree Filmes

Introdução

Mac ou Windows, qual o melhor pra fazer live?

Mac ou Windows, qual o melhor pra fazer live?

O debate em torno de qual o melhor sistema operacional, Mac ou Windows, é uma longa discussão entre fãs dos dois lados, que defendem o desempenho, usabilidade, segurança e tarefas específicas do seu favorito.

O live streaming

Lives, ou transmissões ao vivo, já existem há algum tempo, mas ganharam ainda mais força no início da pandemia de covid-19. Com o distanciamento social, essas transmissões podem aproximar pessoas — e diversas empresas viram nisso uma oportunidade de aproximar sua marca do público.

Segundo uma pesquisa da New York Magazine, 80% das pessoas preferem assistir uma live do que ler o blog de uma marca; 67% das pessoas que assistem uma live compram ingresso para um evento similar da próxima vez que ocorrer e 87% dos espectadores preferem assistir lives se elas tiverem mais conteúdo dos bastidores do que um programa de TV.

A estratégia, portanto, tem sido utilizada por influenciadores digitais, artistas e empresas de todos os segmentos. Para fazer uma live de sucesso, no entanto, há uma série de decisões técnicas que devem ser tomadas, incluindo a escolha do sistema operacional.

Mac ou Windows?

Os debates sobre qual o melhor sistema operacional vão passar por uma série de características, como a experiência de configuração, as opções de hardware, interface, integração com dispositivos móveis, entre outras características.
Mas, na hora de fazer uma live, o que importa mesmo é a questão da compatibilidade com software de terceiros, já que ambas as plataformas oferecem lojas de aplicativos e diversos desenvolvedores focam em um ou outro sistema na hora de criar seus programas.
A escolha do melhor sistema operacional vai depender, na verdade, da escolha do software a ser utilizado, já que há programas que só rodam no Mac ou que só rodam no Windows — e outros que podem funcionar perfeitamente em ambos.
Você pode encontrar facilmente tantas ferramentas de software de streaming ao vivo na Internet, mas precisa se atentar à compatibilidade. O Vmix, por exemplo, só funciona no Windows e o Ecamm só funciona no MAC. Já o Wirecast e OBS Studio, nos dois sistemas.

OBS Studio

O Open Broadcaster Studio (OBS Studio) é uma ferramenta de transmissão de código aberto que funciona no Windows, no macOS e também no Linux. Com esse software, é possível gravar lives com vídeo de alta qualidade.
O programa oferece suporte a um número ilimitado de vídeos, áudios e fontes de arquivos. Ele suporta os formatos MP4, FLV, MP3 e AAC. Além de tudo isso, usuários podem acessar transcrições interativas que tornam os vídeos mais interessantes.

Wirecast

Esse é um favorito dos gamers, pois possui uma plataforma intuitiva que ajuda a configurar rapidamente streamings de alta qualidade. O software tem uma ferramenta interessante de sincronização de áudio e vídeo, integração com o Twitter e diversas outras funcionalidades. Tudo isso com compatibilidade tanto para Windows quanto para MAC.

Vmix

Compatível apenas com o Windows, o vMix é uma solução de streaming ao vivo projetada para o usuário profissional, oferecendo todos os recursos necessários, como cenários virtuais, sobreposições animadas, hospedagem de convidados, efeitos de vídeo ao vivo, entre outras funcionalidades.
Também possibilita uma grande variedade de entradas, como webcams, DVDs, placas de som, listas de reprodução, câmeras NDI e PTZ (com controle remoto).

Ecamm Live

Compatível apenas com MAC, o Ecamm é uma solução de transmissão ao vivo que permite agendar, compartilhar e gravar transmissões em vários canais, como Facebook Live, YouTube, Periscope e Twitch, entre outras funcionalidades.
O programa permite a adição de texto ou imagens e a criação de contagens regressivas e sobreposições de vídeo para exibições.

Conclusão

A escolha do sistema operacional vai depender da ferramenta que você escolher utilizar para a sua live. O melhor é fazer uma análise das suas necessidades e escolher o programa com atenção à compatibilidade com o sistema que utiliza.

Quer fazer uma live profissional? A Olive Tree Filmes está aqui para ajudá-lo. Acesse nosso site e entre em contato para saber o que podemos fazer pela sua transmissão.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Mac ou Windows, qual o melhor pra fazer live?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *