15 Maneiras de como Esconder o Microfone de Lapela

Esconder o microfone de lapela é um dos grandes desafios que cinegrafistas enfrentam em seu cotidiano. A peça não pode aparecer durante as filmagens, afinal, o grande objetivo é causar uma maior imersão por parte do seu público.

No entanto, nem sempre é possível fazer isso de maneira simples, afinal, a vestimenta dos atores influencia muito nesse ponto. Contudo, ainda assim, existem algumas saídas que podem te ajudar a sair dessa sem maiores dificuldades.

No artigo a seguir, vamos te apresentar algumas formas de esconder esse tipo de microfone sem maiores dificuldades. No mais, não deixe de analisar o cenário e a sua cena como um todo para descobrir qual dos métodos é o mais indicado para o seu caso.

Confira 15 formas de esconder o microfone de maneira simples abaixo:

Colado no peito do ator

A primeira maneira de esconder o microfone de lapela é usando colando ele no peito do ator, um pouco abaixo da gola da camisa. Para isso, é necessário apenas contar com um adesivo, e envolver o corpo do equipamento nele antes de colar em quem vai atuar.

Esse tipo de técnica, inclusive, é usada em vários outros tipos de microfones, sendo uma das mais utilizadas em todo o meio. Pela sua praticidade e resultado excelente, é uma das mais válidas quando estamos falando em esconder esse aparelho.

Entre os botões

Outra forma de esconder o seu microfone é usando ele escondido entre os botões da sua camisa, caso o ator esteja usando. Para isso, você vai precisar apenas de uma fita de bolso ou qualquer outro equipamento que te ajude a prender o equipamento no lugar desejado.

Esse tipo de técnica não funciona com qualquer tipo de microfone, mas é excelente para esconder os lapelas. Em todo caso, isso vai depender muito do que a sua equipe de filmagem vai definir para as vestimentas de cada personagem.

Nó da gravata

Outra maneira simples de esconder o microfone é adicionando ele no nó da gravata do ator, o que torna o seu uso muito simples. Para isso, basta prendê-lo um pouco acima de onde o nó é dado, não sendo necessário fazer uso de qualquer equipamento para isso.

No mais, é interessante destacar que essa técnica faz com que o microfone esteja próximo da boca do ator, logo, facilita a captação de áudio. É uma excelente forma de gravar, no entanto, mais uma vez, atente-se às roupas que estão sendo utilizadas.

Próximo à gola

Outra forma simples, e que não exige muito esforço da equipe de filmagem, é adicionar o lapela na parte interna da gola. Aqui, basta prendê-lo na parte de dentro da camisa, com os fios podendo ou não estar na parte externa da peça.

Porém, para que esse método passe despercebido, é necessário que o ator esteja com algum casaco cobrindo a área. Além disso, é importante que o microfone não fique muito colado ao corpo de quem está atuando, para garantir espaço de respiração.

Esconder na bandana

Caso o seu personagem faça uso de uma bandana, ou qualquer acessório na testa, você pode colocar o lapela escondido na parte debaixo. Para isso, pode ser necessário o uso de algum tipo de fita adesiva, além de cuidado para que ele não escape ou fique visível.

Parte frontal do cabelo

Também é possível esconder o microfone lapela na parte frontal do cabelo, desde que o seu ator tenha uma franja ou volume para esconder. Para isso, basta usar uma fita fina, que garanta que o seu equipamento não irá cair durante as filmagens.

Fim do vestido

Para personagens que estão usando vestidos, é possível adicionar o lapela como se fosse uma tornozeleira, no fim da peça. Por meio de um processo de mixagem profissional, a equipe consegue extrair um bom áudio mesmo que o equipamento esteja distante da boca.

Peça no decote

Outra forma de esconder o microfone lapela é na parte interna do decote de um personagem que use roupas que permita isso. O equipamento pode estar preso na parte interna da roupa, ou ainda adicionado em uma cinta ou faixa que está na barriga do ator.

Costura de microfone

Outra possibilidade para esconder o equipamento é costurar o microfone diretamente na peça de roupa, em sua parte interna. Isso pode dar trabalho, porém, garante uma boa captação de som para todos os personagens que aparecem na trama.

Trajes especiais

Em trajes especiais, como acontece no caso dos super-heróis, é interessante que o microfone já faça parte do traje. No caso do Batman, seria interessante deixar um lapela interno, na região do nariz, por exemplo, apenas para garantir um bom serviço.

Evite trajes de couro

Aqui separamos mais uma dica do que uma forma de esconder o microfone em si. Em todo caso, os trajes de couro podem atrapalhar muito na captação de áudio, e por esse motivo, devem ser evitados sempre que possível durante um set de filmagens.

Capacetes são aliados

Todo tipo de capacete deve ser incentivado durante as filmagens, afinal, facilitam bastante na colocação do microfone lapela. Para isso, basta adicionar o equipamento na parte interna do objeto, dificultando a sua visualização por outras pessoas.

Gola da roupa

Outra maneira de esconder o microfone é colocando ele abaixo da gola de uma roupa que seja no estilo polo. Dessa maneira, ele estaria próximo à boca, mas, ainda assim, seria praticamente invisível aos olhos da sua audiência.

Microfone para armaduras

No caso do uso de armaduras, você deve colocar o microfone entre a malha de metal e a roupa do seu ator. Para isso, recomendamos que proteja o lapela por meio de borrachas, para evitar que as vestimentas atrapalhem a captação do áudio.

Use as capas

Nossa última maneira de como esconder o microfone lapela é em relação aos personagens que usam capas. Aqui, o seu dever é simples, já que o dispositivo pode ser adicionado nas dobras da peça, tudo isso de forma que não seja perceptível para a audiência.

No mais, esse é o nosso artigo, e se você gostou de nos acompanhar, não deixe de ler outros textos que produzimos em nosso blog!

Artigos Relacionados

0 comentário em “15 Maneiras de como Esconder o Microfone de Lapela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.