As 10 melhores estratégias de marketing em vídeos já produzidas

Mais do que nunca, utilizar conteúdo em vídeo tem sido uma estratégia lucrativa para os mais diferentes tipos de negócios. Afinal, o vídeo vem fazendo cada vez mais parte da vida dos brasileiros: encontramos conteúdos nesse formato em redes sociais, plataformas de streaming e lives, acessando a partir de diferentes dispositivos.

Segundo o estudo Inside Video, 99% dos internautas do Brasil assistem a vídeos, inclusive se destacando em relação à média global. 80% dos brasileiros assistem a vídeos gratuitos, contra 65% dos estrangeiros. Em redes sociais, a média também chama atenção: 72% frente aos 57% ao redor do mundo.

Os números mostram, portanto, uma enorme demanda por vídeos online no mundo, o que abre caminho para o imenso potencial do marketing de vídeo.

Fazer conteúdo improvisado e pedir sugestões aleatórias tem grandes chances de não trazer resultados. Então, se você utilizou marketing em vídeos dessa maneira e não deu certo, não desista: veja as 10 estratégias incríveis que vêm fazendo maravilhas para empresas de diferentes segmentos e podem alavancar o seu negócio também.

1. Conheça o seu público

Parece óbvio, mas muitas pessoas erram nesse ponto. Antes de criar um vídeo, é preciso ter uma ideia muito clara sobre quem é seu público, o que ele deseja e quais são suas dores. Seus vídeos precisam tocar essas questões para atraí-los.

Por isso, tente saber detalhes essenciais sobre o seu público para criar um conteúdo que se adeque à faixa etária dele, interesses, gênero e assim por diante. Essas informações ajudam a determinar o tipo de vídeo, o tom, o estilo de design e até mesmo em qual plataforma publicar.

2. Decida a duração apropriada para o seu vídeo

Não é interessante fazer vídeos curtos demais nem “dar palestras” que podem desinteressar seus consumidores. Uma das questões importantes em estratégias de marketing é saber qual a duração ideal para o seu vídeo.

Dependendo da plataforma onde o vídeo será publicado, da faixa etária do seu público e de uma série de outros fatores, pode ser mais interessante um vídeo inferior a 2 minutos ou superior a 5.

Alguns tipos de vídeo – como no caso de vídeos explicando o funcionamento de produtos – podem exigir um pouco mais de tempo. Outros, de lançamento de marca, por exemplo, podem ser mais curtos e inspiradores.

O importante é ter em mente que o vídeo precisa ser envolvente e ter o tempo certo para atrair o olhar do público sem entediá-lo.

3. Esteja nas mídias sociais

Você quer estar onde estão seus clientes e, por isso, tenha certeza: estar nas mídias sociais é extremamente importante para captar clientes e criar um relacionamento com eles.

Afinal, qual seria o sentido de criar vídeos incríveis se só você e seus colegas e familiares assistirem? A melhor forma de atingir muitas pessoas é através das mídias sociais.

É importante saber que cada uma dessas mídias exige estratégias diferentes, pois possui usuários diferentes. Conhecer as particularidades de cada uma ajuda a saber como gerar engajamento.

4. Utilize influenciadores digitais

Um detalhe sobre influenciadores digitais que muitas pessoas costumam negligenciar é: nem sempre um influenciador digital é uma pessoa famosa. Portanto, nem sempre fazer parcerias com influenciadores é caro.

Porém, de toda forma, publicar vídeos usando a base de influenciadores digitais pode maximizar seu alcance entre as pessoas que realmente importam, sem a necessidade de gastar muito dinheiro com isso.

5. Pesquise e escute seu público

Não basta só conhecer o público, mas também ouvir o que ele tem a dizer. Nem sempre suas pesquisas vão dar todas as informações que farão diferença para o seu negócio.

Peça sugestões a seus clientes, pergunte sobre o que eles gostam ou não. Essas perguntas ajudam não apenas a criar vídeos melhores, como aumentam o engajamento nas suas publicações.

6. Foque nas plataformas que fazem sentido para você

Muitas vezes, de tanto ler sobre a importância de estar nas mídias sociais, as marcas investem bastante em plataformas que não fazem sentido para elas. Isso significa gastar dinheiro sem necessariamente ter um bom retorno, além de gastar um tempo precioso, que poderia ser aplicado onde realmente importa.

Quando sua marca está onipresente nas redes sociais, ela conquista autoridade e transmite uma boa reputação online. No entanto, de acordo com a natureza do seu negócio e o acompanhamento de resultados, é inteligente concentrar os esforços onde realmente há retorno.

Por exemplo: o Instagram pode ser uma plataforma fantástica para quem trabalha com B2C, mas empresas B2B muitas vezes obtém melhores resultados no LinkedIn.

7. Utilize vídeos em seu e-mail marketing e em seu site

Vídeos são realmente uma estratégia poderosa. O apelo visual pode fazer com que pessoas se interessem mais por seus e-mails e passem mais tempo em seu site.

Por isso, integrar vídeos em seu e-mail e em landing pages pode aumentar sua taxa de cliques substancialmente.

8. Faça lives

As lives vêm aumentando cada vez mais em popularidade, sendo uma forma incrível de gerar engajamento e atrair mais seguidores. Esses vídeos ao vivo podem ajudar a conectar sua marca com o público, trazendo interações em tempo real.

Uma grande vantagem desse formato é que é possível responder a dúvidas e contornar objeções, convencendo clientes a fazer negócios com você.

9. Utilize stories

Os famosos stories do Instagram são uma forma fantástica de entrar na vida das pessoas. Quem nunca passou os stories e acabou visitando uma landing page depois de assistir a um vídeo curto e atraente?

O Instagram é uma das plataformas com crescimento mais rápido, tendo mais de 1 bilhão de usuários ativos. É também uma das mídias sociais mais populares entre os mais jovens, o que pode ser muito interessante para quem trabalha com esse público.

Faz tempo que o Instagram deixou de ser uma rede exclusivamente de fotos e incorporou vídeos. Postagens padrão podem trazer bastante engajamento, mas não criam urgência como os vídeos criam.

10. Utilize música e som personalizados

A identidade de uma marca não é só sobre imagem. Uma das coisas que pode destacar seu negócio é utilizar som personalizado, para que as pessoas possam identificá-lo na primeira nota.

Pronto para se destacar?

Agora que já conhece essas estratégias incríveis, talvez esteja se perguntando “como vou fazer tudo isso?”. A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho.

Quer buscar soluções criativas e inovadoras em formato audiovisual? Conte com a equipe da Olive Tree Filmes! Acesse nosso site e entre em contato para saber o que podemos fazer pelos seus vídeos e acompanhe nosso blog para mais conteúdo.

Artigos Relacionados

0 comentário em “As 10 melhores estratégias de marketing em vídeos já produzidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.