Olive Tree Filmes

Introdução

O impacto do Corona Vírus na transformação digital do ensino

O impacto do Corona Vírus na transformação digital do ensino

A pandemia da Covid-19 deixou todos em casa. Impedidos de manter contato com o exterior, muitos setores precisaram apostar nas plataformas digitais para manter suas rotinas de trabalho. Nesse grupo, encontram-se as instituições de ensino.

A modalidade EAD já vinha ganhando notoriedade por suas facilidades, além do aumento cada vez mais progressivo do número de usuários, inclusive no meio corporativo, como descrevemos neste post. Por conta do isolamento social como fator preventivo para diminuir o impacto do vírus, o número cresceu ainda mais.

Ensino em tempos de Coronavírus

A resposta para as escolas e instituições manterem cronogramas diante do atual cenário mundial, foi recorrer às plataformas de Ensino à Distância. Segundo a Meio e Mensagem, diversas universidades que suspenderam as aulas presenciais, voltaram suas atividades no ambiente digital.

Além de amenizar o impacto da Covid-19 e prezar pela saúde dos estudantes e equipes de trabalho, isso também significa maior investimento em equipamentos, sistemas e qualificações para a modalidade EAD.

O impacto da crise no sistema EAD

É possível que após o período da crise, novos hábitos sejam incorporados em nossas rotinas? A resposta é sim. O meio digital já era muito presente em nossas vidas e, dadas as circunstâncias, tornou-se efetivamente a principal ferramenta de trabalho, estudo, e até socialização.

Isso implicou mais investimento para atender as demandas. Em entrevista para a revista Exame, o professor da Universidade de Stanford, Mitchell Stevens, afirmou acreditar que a educação digital vai avançar rapidamente após o período da pandemia, pois as universidades não vão desperdiçar todos os investimentos feitos no sistema.

Ele diz ainda que todas as universidades americanas estão sendo obrigadas a refazer e inovar suas estratégias de aprendizado online. Da mesma forma, muitas instituições brasileiras precisaram acelerar a implementação do sistema EAD.

A mesma matéria aponta um crescimento de 47 minutos para, em média, 4 horas diárias de uso das plataformas digitais de ensino. Podemos imaginar que, após o Coronavírus, alunos e professores terão uma nova abordagem quanto à tecnologia para o estudo.

Momento para aprendizagem

Já existem inúmeras plataformas virtuais de ensino. Você pode ver uma lista de algumas delas neste artigo falando sobre o melhor ambiente virtual de aprendizagem para treinamentos, o que, por conta de praticidade, já tinha sua popularidade.

Além disso, outras ações agregaram para disseminar ainda mais o sistema EAD nesse período. Algumas instituições de ensino, como forma de incentivar a campanha “Fique em casa”, liberaram cursos online gratuitamente de diversas áreas, grande oportunidade para quem quer aproveitar e se aperfeiçoar.

Isso é uma ótima notícia também para as empresas que, antes, já estavam cada vez mais adotando treinamentos online de capacitação dos seus colaboradores, como nós contamos neste post, e agora tem mais opções de ferramentas que podem agregar conhecimento para a equipe.

Em tempos de Coronavírus, apesar de tudo, podemos constatar que também temos solidariedade, união e novas estratégias, adaptações e ferramentas tecnológicas para transformar a crise em oportunidade de crescimento.

Confira mais conteúdos como esse em nosso blog.

Artigos Relacionados

0 comentário em “O impacto do Corona Vírus na transformação digital do ensino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *