Olive Tree Filmes

Introdução

O que é Closed Caption e como usar este tipo de legenda nos seus vídeos?

O que é Closed Caption e como usar este tipo de legenda nos seus vídeos?

Todo mundo que adora filmes estrangeiro e não é fluente no áudio original da obra cinematográfica que deseja ver está familiarizado com legendas. No entanto, será que este tipo de legenda encontrado em filmes e canais de streaming e as closed caption são a mesma coisa?

A resposta é não. Existem algumas diferenças básicas e muito importantes para as chamadas legendas ocultas, e essa ferramenta pode ser essencial para tornar um conteúdo mais acessível para determinados grupos, como as pessoas com deficiência auditiva, por incluírem descrições de sons e outros elementos que não estariam presentes em uma legenda comum, por exemplo.

Saiba mais a seguir.

Quais são as principais diferenças entre a legenda comum e a legenda closed caption?

As principais diferenças entre os dois tipos de legenda dependem do objetivo para o qual são empregadas. No caso das legendas comuns, a finalidade básica é tornar possível para os espectadores compreenderem o idioma que está sendo falado. Afinal, quem nunca se arriscou a assistir aquela série alemã no idioma original com o auxílio das legendas em português?

Já as legendas closed caption apresentam outras finalidades adicionais. Além da transcrição dos diálogos, este tipo de legenda também inclui a transcrição de quaisquer outros áudios relevantes, entre eles, podemos citar: efeitos sonoros, narrativas de acontecimentos que dependem do som para serem interpretados pelo espectador e muitos outros elementos não verbais.

Por estes motivos, as legendas closed caption também são uma ferramenta de inclusão, que permitem às pessoas com deficiência auditiva maior compreensão do conteúdo que está sendo transmitido.

Como utilizar as legendas closed caption em seus vídeos?

Como vimos, a inclusão das legendas closed caption pode tornar o seu conteúdo mais adequado e inclusivo para diversas pessoas. Por isso, vale a pena investir no uso deste tipo de legenda.

A ativação do uso das closed caption depende do dispositivo, streaming ou plataforma de live que você está usando. No entanto, com algumas instruções gerais é possível encontrar e ativar este recurso no dispositivo desejado.

Na plataforma do YouTube, por exemplo, é possível ativá-las abrindo o vídeo desejado, clicando em legendas e selecionando o idioma/estilo de legenda, incluindo o CC.

Na Netflix, clique sobre o conteúdo que deseja assistir no catálogo, clique sobre a tela e puxe para baixo a aba de áudio e legenda. Explore as opções de idioma que dispõem da sigla “CC”.

Se você deseja utilizar o recurso CC em reuniões do Teams, por exemplo, também é possível. Entre em reunião com, pelo menos, mais três pessoas, clique nos três pontos da barra de ferramentas com as funções de ativar e desativar câmera e microfone e selecione a opção “turn on live captions”.

Processo similar ocorre no Zoom para a ativação das legendas closed caption. Acesse a reunião, e clique na opção “Configurações”. Em seguida, aperte o botão de ativação para a CC e ajuste o tamanho do texto para um formato desejado.

A inclusão de closed caption é uma medida de inclusão e pode, realmente, fazer a diferença para criar diálogos, conexões e estabelecer comunicação com pessoas de diversos grupos.

Quer saber mais sobre o poder da comunicação visual para impactar pessoas? Leia o artigo indicado a seguir: Filmes que marcaram época: série que todo estudante de cinema deve assistir.

Artigos Relacionados

0 comentário em “O que é Closed Caption e como usar este tipo de legenda nos seus vídeos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *