Olive Tree Filmes

Introdução

O que é Color Correction e Color Grading?

O que é Color Correction e Color Grading?

Assistir a vídeos coloridos se tornou uma atividade tão corriqueira atualmente que a maioria das pessoas não se dá conta dos processos que estão por trás deste tipo de produção. Mais do que isso, é comum não nos darmos conta da importância das cores nas peças audiovisuais. 

No começo da história do cinema, as películas eram coloridas à mão e, por isso, eram chamadas de colorizadas em vez de coloridas. Entretanto, as produções apresentavam cores completamente artificiais, um dos motivos pelos quais este processo de coloração não era muito empregado pelos cineastas. 

Foi só a partir da década de 1930 que a cor passou a fazer parte da produção de filmes, isto é, começou a ser captada já no processo fotográfico, em vez de adicionada manualmente em cada quadro. 

No começo, porém, muitos produtores tinham receio de usar as cores em suas obras, com a justificativa de que poderiam atrapalhar a atenção dos espectadores e roubar a concentração no que era considerado realmente importante, ou seja, o enredo e as atuações. 

De fato, é sabido que a cor é um dos itens fundamentais para uma película, tendo um papel extremamente relevante na concretização da mensagem que se deseja passar ao público. Tanto é que uma das profissões que mais tem crescido nos últimos anos é a de colorista, um verdadeiro especialista em coloração de vídeos. 

E é na pós-produção da obra que este profissional entra em ação, ficando responsável pelo ajuste das cores de acordo com os objetivos do filme. Duas técnicas estão envolvidas neste processo: Color Correction e Color Grading. 

Para entender o significado e a função de cada um deles, continue lendo e descubra a importância da correção de cor na produção de vídeos. 

Color Correction

Traduzido para o português, Color Correction significa, literalmente, Correção de Cor. A função deste importante processo é bastante simples: igualar quaisquer diferenças de cor, luz e contraste existentes nas cenas do vídeo produzido. 

Tais diferenças estão relacionadas, principalmente, à fonte de iluminação da filmagem. Para exemplificar como isso ocorre na prática, basta pensarmos que, durante a gravação de uma película, as passagens são feitas em locais e climas diferentes, o que pode alterar a luz recebida em cada uma delas. 

Em outras palavras, enquanto algumas cenas recebem uma boa quantidade de luz, outras, por sua vez, recebem menos luminosidade. Como resultado, o vídeo como um todo fica desigual e com uma aparência nada uniforme. 

Para corrigir este problema, o colorista usa a técnica do Color Correction. Assim, as imagens ganham um padrão de cor adequado e uma homogeneidade imprescindível para o sucesso do filme. 

Além disso, a Correção de Cor pode ter outras finalidades, como:

– Controlar a nitidez e o desfoque; 

– Realizar ajustes de exposição; 

– Melhorar a reprodução da coloração. 

Color Grading

Embora o conceito de Color Grading muitas vezes seja usado como sinônimo de Color Correction, o fato é que se trata de técnicas com diferentes objetivos. Como vimos, a Correção de Cor nada mais é do que um modo de reparar eventuais problemas técnicos das imagens. 

Já em relação ao Color Grading que, em tradução livre, quer dizer Gradação de Cores, podemos dizer que é um processo mais artístico e criativo do que técnico. Isso, porque o propósito deste conceito é estabelecer um “look” para o filme, a fim de dar a emoção, a estética e o clima previamente planejados pela equipe de produção. 

Desse modo, não há certo ou errado na aplicação do Color Grading. 

Além do mais, é neste momento que o colorista pode adequar a imagem a diferentes mídias. Entre os atributos com os quais este profissional trabalha durante o uso da técnica estão: 

– Contraste; 

– Saturação; 

– Temperatura de cor; 

– Nitidez; 

– Desenho de luz; 

– Nível de preto e branco. 

Em suma, quando o colorista aplica o Color Grading, após finalizar o Color Correction, o que está fazendo é criar uma verdadeira identidade para a película. 

Dessa forma, a união do conhecimento técnico com a capacidade artística resulta em uma narrativa de cores única e totalmente personalizada. 

A importância da correção de cor

Como já foi dito, a cor é um item de extraordinária relevância em qualquer peça audiovisual, sendo que sua finalidade vai muito além da estética. Embora a maioria das pessoas não se dê conta de sua importância, a verdade é que as cores ajudam a contar a história e influenciam toda a narrativa de um filme. 

Hoje, aliás, corrigir a cor de um vídeo se tornou uma atividade muito mais fácil e acessível, graças ao surgimento de inúmeros softwares de edição. Esta é uma das principais razões pelas quais a profissão de colorista tem conquistado cada vez mais espaço, aliado, é claro, ao também crescente aperfeiçoamento da indústria cinematográfica. 

Mas, afinal de contas, você sabe qual é a real importância da correção de cor e por que este conceito pode fazer a diferença em uma obra audiovisual? 

Se observarmos um filme antes e depois da realização da correção de cor, saberemos de imediato a resposta para esta questão. O que veremos nas imagens que precedem a edição é uma coloração que não lembra em nada o resultado obtido na pós-produção, a qual inclui técnicas como o Color Correction e o Color Grading. 

O fato é que, sutis ou acentuados, estes processos complementares entre si são fundamentais para dar o tom que se deseja ao vídeo e, o que talvez seja mais importante, a cada cena. Também é por meio das técnicas citadas que o filme ganha uma narrativa bastante característica. 

Para ilustrar esta última situação, imagine que, dependendo da correção da paleta de cores aplicada a determinada passagem, esta pode se apresentar ao público de diferentes maneiras: 

– Alegre; 

– Sombria; 

– Misteriosa; 

– Dramática; 

– Histórica; 

– Romântica; 

– E mais uma infinidade de sensações. 

Assim sendo, só nos resta dizer que ambos os processos, tanto o Color Correction quanto o Color Grading, são etapas essenciais à produção de um vídeo, bem como à sua adequada finalização. Escolher as cores certas pode mudar tudo.

Descubra como os vídeos corporativos animados podem ajudar a sua empresa e não fique de fora desta novidade.

Artigos Relacionados

0 comentário em “O que é Color Correction e Color Grading?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *