Olive Tree Filmes

Introdução

O que é ESG e como os vídeos podem ajudar nessa estratégia

O que é ESG e como os vídeos podem ajudar nessa estratégia

Toda empresa precisa lutar para garantir seu lugar ao sol. Felizmente, essa batalha não precisa ser antiética. Pelo contrário, existem cada vez mais práticas e políticas que visam assegurar a responsabilidade ética e ambiental. Entre elas está a ESG. 

Leia este artigo e descubra o que essa sigla significa e como os vídeos podem fortalecer essa estratégia. 

O que é ESG?

O termo ESG é uma sigla para “Environmental, Social and Governance” que, por sua vez, pode ser traduzida, literalmente, como “Ambiental, Social e Governança”.

Na prática, trata-se de um conjunto de regras, políticas e ações empresariais ou de investimento que visam gerar valores positivos, reduzindo impactos ambientais e fortalecendo a responsabilidade social.

A sua origem se deu em um relatório gerado pela ONU, Organização das Nações Unidas, como resultado de uma reunião entre instituições financeiras de diversos países, entre eles o Brasil, que visava a criação de critérios que ajudassem a promover um mundo mais justo.

O relatório chegou à conclusão que esses critérios geram práticas sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e não se contrapunham a lucro. Assim, aliando-se diversas necessidades como a de crescimento econômico e a de preservação ambiental. 

Environmental/Ambiental

O aspecto ambiental do ESG se refere às ações tomadas por parte das empresas ou critérios levados em consideração para investimentos que refletem as preocupações com o meio ambiente e envolvem temas como:

– Emissão de gases do efeito estufa;

– Aquecimento global;

– Desmatamento;

– Gerência de recursos naturais.

Social

Já entre os temas encontrados sob o espectro das preocupações sociais estão:

– A segurança e a proteção de dados pessoais;

– A diversidade étnica e de grupos sociais no quadro de funcionários;

– Envolvimento com a comunidade;

– Respeito aos direitos humanos e compromisso ético.

Governance/Governança

No tocante à governança, estão os temas que se referem ao compromisso, ao engajamento e à gestão. Entre os principais podemos destacar a transparência que visa garantir a confiança do público para com as informações prestadas pela empresa. Outros aspectos são:

– Relacionamento entre a empresa e os governos;

– Conduta e políticas internas;

– Meios e canais para que deem voz ao público.

ESG e Marketing

Um dos pontos mais importantes sobre como os vídeos podem valorizar as estratégias de ESG para uma empresa, está na forma como essa estratégia se relaciona com o marketing.

Em um mundo cada vez mais conectado e engajado com causas sociais e ambientais, o ESG se coloca como uma forte ferramenta de construção de identidade de uma marca e também de diferenciação.

Ao conquistar o reconhecimento dessa estratégia, uma empresa pode se distinguir das outras e sair na frente da concorrência, principalmente, em relação ao público mais jovem que mostra maior preocupação com os problemas sociais e ambientais.

Assim, como uma forma de conquistar reconhecimento e atrair clientes entregando um diferencial, os setores de marketing das empresas que atuam com ESG não podem prescindir de utilizar essa estratégia, comunicando as ações desse escopo ao público.

Dessa forma, a produção de vídeos se torna essencial para a divulgação das ações e resultados alcançados por meio da estratégia de ESG. Por exemplo, digamos que uma marca de móveis consegue através de ações de reflorestamento, ganhar o selo verde dado por alguma instituição que valida essas ações.

O setor de marketing, naturalmente, irá utilizar essa ação e seu reconhecimento, demonstrando ao público o comprometimento da empresa com o meio ambiente, promovendo, assim, o reflorestamento. 

Nesse tipo de cenário, os vídeos, como se sabe, podem enriquecer a experiência do espectador que além de compreender a ação feita e seus impactos positivos ao meio ambiente poderá também receber estímulos em dimensões mais subjetivas.

Dessa forma, além de uma vivência mais rica com as ações de marketing, o espectador também terá mais facilmente uma visão positiva da empresa.

O ESG e os Vídeos Institucionais

Um dos grandes desafios enfrentados por empresas que pretendem ou se esforçam para implementar o ESG em suas práticas é a remodelação da cultura organizacional. Esse cenário é especialmente difícil para empresas que precisam fazer transformações abruptas para melhorar seus impactos sociais e ambientais.

Isso acontece, pois pode ser difícil levar funcionários e colaboradores a fazerem seus trabalhos de forma diferente da que fazem há anos, às vezes, até mesmo há décadas.

Nesse sentido, vídeos de treinamento e conscientização podem ser um verdadeiro trunfo na transformação da cultura organizacional.

Por outro lado, mesmo em instituições que já possuem uma cultura organizacional voltada para a estratégia de ESG podem utilizar os vídeos como recurso para o aprimoramento e conscientização das ações para a redução de impactos no meio ambiente, políticas de governança ou mesmo àquelas destinadas à melhoria das práticas sociais.

Vídeos para a promoção de ações de ESG

Outra maneira na qual os vídeos podem se tornar um recurso muito poderoso para auxiliar na eficiência da estratégia de ESG é quando eles são voltados às campanhas e ações.

Nesse tipo de circunstância, os vídeos podem funcionar como veículos de comunicação, levando ao público as ações implementadas pela empresa. Porém, eles também podem ser utilizados como meio de alcançar a conscientização e o engajamento do público para com as causas, ações e pautas que fazem parte dos compromissos da empresa.

Um bom exemplo disso, e que também ganhou bastante destaque nos últimos tempos, se refere às ações do banco Bradesco contra a cultura do assédio moral e sexual, que infelizmente ainda permeia a sociedade brasileira.

A instituição, guiada por princípios da estratégia ESG, levantou alguma polémica em relação às respostas que a assistente virtual do banco recebia. Muitas delas demonstravam um forte apelo sexual e desrespeito ao gênero feminino.

Assim, o banco tomou um conjunto de ações que visavam o combate a esse tipo de comportamento. De um lado, a própria assistente virtual foi reestruturada para dar respostas firmes e negativas ao assédio.

Já, de outro lado, o banco fez uma forte campanha publicitária, baseada principalmente em vídeos que buscavam levar a discussão à sociedade e a conscientizar sobre a importância de se combater a tal cultura.

Com isso, é possível observar que a estratégia de ESG tem muito a contribuir com o mundo, mas também com as empresas e que aliada à produção de vídeos pode constituir uma força diferencial para a marca comprometida com as transformações sociais e ambientais rumo a um mundo melhor. 

Para ler mais artigos como esse , acesse nosso blog.

Artigos Relacionados

0 comentário em “O que é ESG e como os vídeos podem ajudar nessa estratégia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *