Olive Tree Filmes

Introdução

Saiba o que é YouTube Analytics e como usá-lo para crescer seu canal

Saiba o que é YouTube Analytics e como usá-lo para crescer seu canal

Você sabia que o YouTube é o segundo maior buscador do mundo? Ele fica atrás apenas do seu irmão de empresa, o famoso Google. 

Além disso, os números mostraram que só em 2020, mais de 500 horas de vídeos foram lançadas no YouTube. Isso mostra o poder da plataforma.

Para ajudar as pessoas que fazem a postagem dos vídeos, foi desenvolvido o YouTube Analytics. Uma forma ideal de oferecer todo o suporte que os criadores precisam.

Mas o que realmente é o YouTube Analytics? E quais são as suas métricas principais? É isso que nós te falaremos agora!

O que é?

É uma ferramenta do YouTube que tem como objetivo ajudar os criadores de conteúdo a monitorar o seu canal e como ele está se desenvolvendo.

Isso é feito através das métricas que a ferramenta apresenta. São gerados relatórios completos como quantidade de likes, tempo de visualização, número de inscritos, origem de tráfego e etc.

É através dessa ferramenta que os criadores de conteúdo, ou simplesmente youtubers, conseguem definir metas a serem alcançadas.

Também é por conta dela que eles podem mudar o seu estilo ou forma de entregar vídeos com base em dados concretos. Permite assim uma decisão mais certeira.

Sem o YouTube Analytics, fica quase impossível desenvolver o canal de forma eficiente.

É preciso conhecer muito bem sua audiência para entender o que ela está buscando.

Algumas métricas:

  • Inscritos: Esta métrica é a quantidade de pessoas que se inscreveram no seu canal, ou seja, o número de pessoas que optou por acompanhar constantemente o seu canal.A ferramenta proporciona uma visão geral, e também fornece uma relação de crescimento entre um determinado período, com a média de crescimento do seu canal. Dessa forma é possível comparar e entender se o que está sendo feito atualmente está gerando mais inscritos.
  • Visualizações em tempo real: Aqui a ferramenta revela a quantidade de pessoas que visualizaram os seus vídeos nas últimas 48 horas. É ótimo para analisar a performance de lives e vídeos recentes.
  • Visualizações únicas: Aqui é registrado o número de pessoas que visualizaram o seu conteúdo. Não são computados mais de uma view por pessoa.
  • Quando as pessoas estão on-line: Neste recurso são mostrados os dias e a hora em que os seus inscritos estão mais ativos na rede social. Assim você pode definir horários de postagem para gerar mais engajamento.
  • CTR: O click-through rate, ou simplesmente taxa de clique, é dado pela quantidade de pessoas que viram a thumbnail do seu vídeo, dividido pelo número de usuários que clicaram de fato.Com ele é possível identificar se as artes e palavras-chave do canal estão sendo realmente efetivas ou não.
  • Dicas: O algoritmo faz uma análise dos melhores e piores vídeos e com base nessa análise, fornece algumas dicas do que pode estar funcionando, e daquilo que deve ser mudado.
  • Origem de tráfego: Mostra como as pessoas conseguiram chegar até seu vídeo. Se foi pela pesquisa no próprio YouTube, ou se foi por meio de uma fonte externa como blog ou rede social.Ainda há várias outras métricas como tempo assistido, retenção de audiência e etc.

A base do crescimento, são decisões tomadas com base em evidências. Tentar ir por qualquer caminho que seja, sem saber suas consequências, e sem conhecer de fato o trajeto é uma péssima decisão.

Conhecer quem o prestigia é o primeiro passo para possuir um canal de sucesso, e é isso que o YouTube Analytics proporciona.

Se você quer entender mais sobre esse mundo, confira o nosso canal no YouTube . Lá a gente compartilha várias informações úteis e que vão ajudá-lo a entender melhor sobre todo esse mundo.

Artigos Relacionados

0 comentário em “Saiba o que é YouTube Analytics e como usá-lo para crescer seu canal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *