Olive Tree Filmes

Introdução

O que faz um produtor de vídeo? Conheça esse profissional

O que faz um produtor de vídeo? Conheça esse profissional

Quando você assiste a um vídeo bem produzido, bonito e que chama sua atenção, costuma se perguntar como ele foi feito e quantas pessoas foram necessárias para que aquela obra se tornasse uma realidade?

A verdade é que qualquer vídeo, seja curto ou longo, produzido para a TV, empresas ou para a internet, exige uma enorme equipe de profissionais, cuidando de diversos detalhes, como iluminação, figurino, câmeras e muito mais. Mas um desses profissionais se destaca pela sua importância no processo: o produtor de vídeo. Quer saber mais sobre essa profissão? Então nos acompanhe!

O mestre por trás dos vídeos

produtor de vídeo é um verdadeiro mestre por trás da realização de uma peça. Ele é responsável por uma gama de ações que garantirão que a produção ocorrerá sem problemas ou atrasos. É um profissional que trabalha nos bastidores, cuidando de todos os detalhes antes, durante e depois das gravações.

Antes das câmeras estarem rodando, ele pode se responsabilizar pela contratação de profissionais, escolha de figurino, aquisição de cenários, preparação de equipe e por criar os roteiros que guiarão todo o processo.

Durante as filmagens, o produtor de vídeo fica responsável por montar os cronogramas de gravação e por coordenar e supervisionar os trabalhos, dando suporte aos demais profissionais.

Depois que as gravações são finalizadas, ele também tem certa responsabilidade pela edição. Mesmo que o produtor de vídeo não seja um editor em si, é ele quem vai montar um roteiro de edição, com marcações de corte, para que a equipe de editores possa fazer seu trabalho corretamente. 

Onde um produtor de vídeo pode atuar?

Um produtor de vídeo é um profissional cheio de habilidades e qualificações, por isso o mercado de trabalho para ele é amplo. Ele pode, por exemplo, atuar em:

  • Produtoras de vídeo: onde está o grosso do trabalho desse profissional. É um ótimo lugar para ganhar experiência, já que vai poder trabalhar com todo tipo de especialista da área. Ele poderá atuar em diferentes funções dentro de uma produtora, tendo acesso a todas as novidades do mercado de vídeos.
  • Agências de marketing e publicidade: onde poderá atuar de forma integrada, já que geralmente, nesse tipo de empresa, a equipe de vídeo é menor – isso quando não é composta por somente uma pessoa. Assim, terá uma experiência bem ampla da profissão e com visão voltada às estratégias de marketing e vídeo publicitário.
  • Produtoras de cinema: enquanto as produtoras de vídeo geralmente atendem empresas, as produtoras de cinema têm um foco maior nas questões artísticas. Uma grande oportunidade de experimentação e de criar uma bagagem cultural interessante.
  • Canais de TV: a televisão ainda é campeã de audiência e um importante veículo de comunicação, que lida o tempo todo com vídeos. Trabalhar com TV é uma experiência mais dinâmica e cheia de desafios.
  • Trabalhar por conta própria: como produtor de vídeo, você pode ser dono do próprio negócio, dando apoio a produções específicas, empresas e até canais de internet sem vínculo empregatício. É uma possibilidade lucrativa e que vai proporcionar diferentes conhecimentos.

Como se tornar um produtor de vídeo?

A maioria dos trabalhos para produtores de vídeo iniciantes não exige formação superior. Mas é interessante que o profissional procure por um curso técnico na área, para que adquira os conhecimentos básicos da profissão e desenvolva algumas habilidades importantes.

Conforme for adquirindo experiência e vivências na área, é comum que o produtor de vídeo suba na carreira e passe a ser responsável por trabalhos cada vez maiores e mais importantes. Em algum momento, pode ser exigido dele uma formação superior.

Por ser uma área ampla, o profissional pode optar por diferentes cursos, como jornalismo, publicidade, comunicação ou até cinema, desde que se especialize em produção de vídeos. Já existem faculdades que oferecem formação específica na área, geralmente sob o nome de Produção Audiovisual.

Além da formação técnica e superior, o produtor de vídeo deve desenvolver habilidades e características que são exigidas pela profissão. Alguns exemplos são a criatividade, o pensamento crítico, a responsabilidade, a capacidade de trabalhar em equipe, a atenção aos detalhes e o espírito de liderança.

Organização e pontualidade também são importantes. Ser capaz de administrar o processo de produção de um vídeo e entender as questões teóricas da profissão também ajudam o profissional a ganhar pontos no mercado.

Como é a faculdade de Produção Audiovisual?

Se você decidir cursar uma faculdade de Produção Audiovisual, estará habilitado para produzir não apenas vídeos, mas qualquer tipo de peça audiovisual e multimídia. São cursos que capacitam o profissional na criação de roteiros, produção, direção, captação, edição e pós produção de imagens, áudios e vídeos.

O curso superior dura, geralmente, 4 anos. Além das matérias técnicas, o aluno aprende também sobre história da arte, literatura e comunicação. Algumas faculdades incluem disciplinas de política e economia na grade curricular.

O mercado de trabalho para o produtor de vídeo é bom?

As novas demandas da internet fazem com que a profissão de produtor de vídeo tenha alta demanda. Se antes, para vender um produto, era necessário ter um espaço físico onde esse item fosse exposto, hoje as vendas acontecem pela internet. E a melhor forma de apresentar um produto, serviço ou ideia é através de vídeos.

Não é à toa que o YouTube, a principal plataforma de vídeos no mundo, é a segunda rede social mais acessada pelos brasileiros, perdendo apenas para o Facebook. As pessoas querem consumir conteúdo em vídeo, sejam notícias, entretenimento, conhecimento ou até como forma de escolher ou adquirir produtos e serviços.
E aí entra a ação de um produtor de vídeo. Seja produzindo peças para canais de internet, vídeos para treinamentos em empresas ou para conteúdos publicitários, esse profissional sempre encontrará trabalho, como empregado ou como autônomo.

Agora que você já conhece a profissão de produtor de vídeo, pensa em experimentar essa área? Conte pra gente aqui nos comentários. E, se precisar de uma produtora especializada em produção audiovisual criativa e eficaz para sua empresa, procure a Olive Tree Filmes. Temos os produtos certos para suas necessidades.

Artigos Relacionados

0 comentário em “O que faz um produtor de vídeo? Conheça esse profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *