Olive Tree Filmes

Introdução

O que são codecs e como eles funcionam

O que são codecs e como eles funcionam

Você sabe o que são codecs? Você já deve ter visto este nome, caso tenha tido problemas para reproduzir algum um vídeo em seu computador. 

Apesar de discretos, os codecs estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas, tanto em seus computadores pessoais, quanto nos smartphones.

Por isso, pode ser bastante útil entender o que são e o seu funcionamento, caso precise resolver algum pepino na reprodução de arquivos de mídia.

Neste texto, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre os codecs e como eles funcionam em arquivos de áudio e vídeo!

O que são os codecs? 

Codecs são programas que temos instalados em nossos computadores e celulares que codificam e decodificam arquivos de mídia. Ou seja, eles são codificadores e decodificadores de arquivos. É daí que vem o nome. 

Os codecs nos permitem ler e reproduzir certos tipos de arquivos, como os MP3, MP4 e AVI.

Assim como existem diversos tipos diferentes de arquivos de mídia (áudio e vídeo), existem inúmeros tipos de codecs, cada um comprime ou descomprime os elementos dos arquivos de maneira diferente. Mas não se preocupe, nossos computadores e celulares já vêm com vários deles instalados de fábrica. 

Para que precisamos dos codecs?

Sem os codecs, os arquivos de áudio e vídeo teriam tamanhos gigantes, o que tornaria inviável movimentá-los em rede, fazer downloads e uploads. 

Um bom exemplo da importância dos codecs é a compactação dos arquivos de áudio.

Durante os anos 1990, os arquivos no formato WAV (Waveform Audio File Format) foram os principais arquivos para áudio. Ele é capaz de armazenar e reproduzir com fidelidade o áudio que foi gravado. Porém, um arquivo MP3 de 4 MB, por exemplo, chega a ter mais de 200 MB no formato WAV.

Isso acontece porque os arquivos WAV armazenam todo o som, inclusive frequências de áudio que nós nem somos capazes de ouvir. Por conter tantos dados, ele é extremamente pesado.

Com os codecs é possível comprimir os arquivos de maneira que o áudio ou o vídeo ocupem o mínimo de espaço ao serem armazenados

Mas como acontece com os vídeos?

Com os vídeos a situação é um pouquinho diferente. Cada extensão de arquivo, como RMVB, AVI e MKV, por exemplo, contém diferentes tipos de codificação para o vídeo, para o áudio e demais elementos que compõem o vídeo.

O que são codecs e como eles funcionam

Há, por exemplo, a codificação de áudio, codificação de vídeo, legenda, canais de áudio, taxa de frames por segundo etc. Esses codecs que compõem os arquivos de vídeo são unidos em um único arquivo por um container. Ou seja, container apenas junta os diferentes codecs

Assim, a extensão do vídeo não vai determinar a qualidade dele. A qualidade irá depender da codificação de cada um dos componentes. 

Apesar de muitas pessoas não os conhecer, sem os codecs, os arquivos de mídia seriam enormes e sua movimentação em rede seria impraticável. O impacto disso é enorme. Se pararmos para pensar, até o streaming de arquivos de mídia, tão comum no nosso cotidiano, não seria possível sem os Codecs.

Gostou deste conteúdo? Quer aprender mais sobre evolução da tecnologia e seus impactos no nosso dia a dia? Leia nosso post sobre como criar vídeos profissionais com seu celular.

Artigos Relacionados

1 comentário em “O que são codecs e como eles funcionam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *