Olive Tree Filmes

Introduction

Por que minha empresa precisa de um canal institucional no youtube?

Por que minha empresa precisa de um canal institucional no youtube?

Ter um canal institucional no YouTube é uma tendência cada vez maior entre empresas. A importância de estar em diferentes redes sociais se faz indispensável, uma vez que os consumidores usam essas plataformas para se relacionarem com as marcas.

No YouTube, é possível criar canais com vídeos dinâmicos e que chamem atenção, oferecendo algo de relevante ao público-alvo da empresa. Que tal sabermos melhor sobre essa importância?

O post a seguir falará um pouco mais sobre como é interessante para as empresas ter um canal institucional no YouTube. Continue a leitura e confira!

Entenda a importância do canal institucional no YouTube

A importância de ter um canal ativo no YouTube é poder atingir o público por meio de mais uma plataforma, expandindo a visibilidade da empresa, especialmente em um lugar onde o fluxo de usuários é grande.

O YouTube recebe cerca de 1,5 bilhão de acessos por mês e isso se divide em variados canais, incluindo os institucionais. Estar na plataforma é garantir comunicação específica e estratégica com o público.

Essa ótima aceitação dos usuários da internet em relação aos vídeos pode ser usada para trazer mais fluxo aos websites das empresas, com links e maneiras inteligentes de redirecionamento a partir desses conteúdos.

Divulgação pontual

A divulgação desse canal também precisa ser feita da maneira correta. Se sua empresa é iniciante no Youtube, é importante falar sobre tal canal nas principais redes sociais da empresa, e nesse mesmo ambiente, divulgá-lo.

Fazer essa integração entre as páginas é essencial para sempre manter todas com bons acessos, mantendo a mesma linha de relacionamento o cliente e criando conteúdos que sejam relevantes.

Tipos de conteúdo

É importante ter em mente que esses canais podem ser usados para hospedar vídeos diversificados. A principal preocupação é que eles sejam realmente interessantes ao público.

Pode ser uma missão difícil prender a atenção em tempos de cada vez maior dinamismo na internet. Por isso, a preocupação sobre o conteúdo deve ser grande.

As temáticas do canal podem ser variadas, passando por campanhas comerciais, vídeos de storytelling, entrevistas e qualquer outro conteúdo que tenha relação com a marca.

Conheça os principais canais de grandes empresas atualmente

Algumas empresas são referências quando falamos de canais institucionais de sucesso no Youtube. Em seus vídeos é possível ver alguns fatores essenciais para o sucesso, mas o principal deles é a relevância de conteúdo.

É possível fazer uma mescla interessante entre vídeos de divulgação, tão necessários e pontuais para os canais, e conteúdo de utilidade, que vise apenas agradar os seguidores.

Que tal ver ótimas inspirações para aplicar em seu negócio? Esses canais sabem como disponibilizar vídeos interessantes!

GoPro

Quem conhece a empresa sabe quais conteúdos ela pode oferecer! A fabricante de câmeras para uso na prática de esportes investe pesado em seu canal, que é alimentado com vídeos de tirar o fôlego!

Em uma forma de divulgação precisa de seu produto, o canal da GoPro hospeda documentários, vídeos feitos por atletas e conteúdos de teste de seus produtos, sempre com imagens de altíssima qualidade, mostrando a prática de esportes radicais.

Seja um dos mais de 5 milhões de inscritos e confira o conteúdo do canal!

PlayStation

O mercado de games é milionário e possui adeptos por todo o mundo! O PlayStation é um dos principais consoles há anos, e seu canal mostra o tamanho da marca e como ela possui usuários.

Os quase 6 milhões de inscritos do canal no YouTube podem ver vídeos sobre os principais jogos da plataforma que serão lançados, além de reviews e mais uma série de conteúdos relacionados a ela.

A plataforma também disponibiliza vídeos informativos, sobre o que está disponível em sua loja virtual, além de cobertura de eventos e entrevistas com produtores de games.

Conheça o canal do PlayStation no YouTube!

Warner Bros

Uma das principais produtoras de filmes no mundo, a Warner sabe o poder do YouTube, especialmente para o seu segmento. Assim ela conquistou mais de 4,5 milhões de inscritos na plataforma.

Isso foi possível especialmente com trailers de seus principais filmes, sempre com qualidade impressionante e despertando a curiosidade dos usuários acerca do que estará em breve nos cinemas.

Veja aqui o que o canal da Warner oferece!

Saiba sobre os desafios para ter um canal relevante

Manter um canal relevante para o público é um dos principais desafios para as empresas, e isso é uma extensão de uma questão que se aplica a todas as outras plataformas. Vencer isso é encaminhar-se para o sucesso no YouTube.

Alimentar esse espaço com vídeos interessantes e de qualidade é certamente a principal coisa a se fazer, mas isso deve estar aliado a outros detalhes que envolvem o usuário e proporcione o engajamento. Vamos ver como conseguir isso?

O canal deve ser personalizado

Todo canal tem áreas em que a empresa pode dar sua “cara” ao espaço, especialmente em dois locais: o banner superior e o avatar. O ideal a se fazer é inserir peças com a identidade visual da empresa, de modo que crie a identificação da marca com o usuário.

As legendas são importantes

Esse recurso tem grande importância para um canal, por basicamente dois motivos: acessibilidade e globalização da marca. O primeiro trata de oferecer a possibilidade às pessoas que não conseguem escutar o vídeo por conta de alguma deficiência, conseguindo atingir esse público.

As legendas também são interessantes para que pessoas de outro país possam entender o conteúdo dos vídeos, de modo que isso possibilite uma visibilidade internacional à empresa.

A organização ajuda o usuário

É possível fazer a divisão dos vídeos por sessões dentro do canal. Isso ajuda a manter os conteúdos bem divididos e segmentados, de modo que os usuários consigam encontrar o que querem sem dificuldades.

Isso pode ser feito por categorias, utilizando as playlists para criar uma sequência interessante para que os usuários vejam todos os vídeos daquele determinado assunto.

As tags devem ser usadas com moderação

O tagueamento serve como um recurso interessante de marcação dos seus vídeos, atraindo fluxo correto, ou seja, de pessoas que possuem real interesse. O problema é que alguns canais fazem o uso errado desse recurso, o que não é interessante.

Para evitar essa questão, é importante adicionar apenas as tags que tenham relação ao seu canal e, principalmente, ao conteúdo do vídeo em questão.

As métricas ajudam a mensurar resultados

Assim como outras plataformas, o YouTube oferece os insights dos vídeos, ou seja, os resultados relacionados às visualizações e outros dados detalhados.

Fazer o uso dessas métricas é importante para cada vez mais produzir conteúdo relevante e também para saber o que não está bom. É importante ter olhar analítico para esses números.

O canal deve estar ativo

Para manter um canal interessante, é necessário alimentá-lo constantemente com novos conteúdos. O abandono pode causar a irrelevância, o que acabará com todo esforço já feito.

Mesmo que os números não sejam bons no início, é fundamental estudar cada vez mais maneiras de atingir o público e nunca desistir de fazer o canal relevante ao público.

Deu para perceber a importância de um canal institucional no Youtube, não é mesmo? Profissionais na área de vídeos podem ajudar com uma produção impecável! A Olive Tree Filmes é referência no segmento! Entre em contato conosco para saber um pouco mais dos nossos serviços!

0 comments on “Por que minha empresa precisa de um canal institucional no youtube?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: